É um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil previsto no art 3o da Constituição Federal?

Perguntado por: Kyara Leonor Batista de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (26 avaliações)

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Quais são os objetivos fundamentais do artigo 3 da Constituição Federal do Brasil?

3º São objetivos fundamentais do Estado: I - garantir a independência e o desenvolvimento nacionais; II - erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais e regionais; III - promover a superação dos preconceitos de raça, sexo, cor, idade e de outras formas de discriminação.

Qual o objetivo da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988?

O documento constitucional assegurou garantias aos direitos fundamentais, qualificou como inafiançável crimes como tortura e ações armadas contra o estado democrático e a ordem constitucional, criando mecanismos legais para impedir golpes de qualquer natureza.

São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil exceto?

Constituem objetivos fundamentais da República do Brasil, EXCETO: a) A construção de uma sociedade livre, justa e solidária. b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais.

É um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil?

É objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar (ou seja, eliminar) a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais (art. 3º, III, CF).

Objetivos Fundamentais da República - Art. 3º da CF/88

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil?

Resumo sobre os princípios fundamentais

Estado Democrático de Direito, Soberania Popular, Soberania, Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Valorização do Trabalho, Livre iniciativa e Pluralismo Político. Eis os pilares que sustentam todos os demais direitos constitucionais.

Qual os fundamentos da República Federativa do Brasil?

Elaborada para constituir o Estado brasileiro, a Constituição de 1988 é regida por cinco fundamentos: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político.

São fundamentos do Estado Democrático de Direito exceto?

Direito Constitucional

1º versa que a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos, EXCETO: a) O pluralismo político e econômico.

É fundamento da República Federativa do Brasil a constituição de uma sociedade livre justa e solidária?

A construção de uma sociedade livre, justa e solidária é um objetivo, ao passo que a dignidade da pessoa humana é um fundamento da República Federativa do Brasil.

Quanto aos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 assinale a alternativa correta?

Quanto aos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta. A soberania e a cidadania não constituem fundamentos da República Federativa do Brasil. O Legislativo, o Executivo e o Judiciário são Poderes da União e o Poder Legislativo é subordinado ao Poder Executivo.

Quais as principais características da Constituição de 1988?

A Constituição de 1988 estabeleceu a inviolabilidade de direitos e liberdades básicas. De caráter progressista, ela garante a igualdade de gêneros e direitos sociais, como educação, saúde e trabalhos a todos os cidadãos. Além disso, a carta criminaliza o racismo e proíbe totalmente a tortura.

Qual é a importância da Constituição Federal?

São formalmente fundamentais porque estão consagrados na norma fundante do nosso país. Por isso a Constituição, através do art. 5º, § 1º, definiu que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais possuem aplicabilidade imediata, ou seja, deixam de ser meros programas e vinculam os poderes públicos.

Quais são os direitos garantidos pela Constituição de 1988?

  • Introdução. ...
  • Direito à educação. ...
  • Direito à saúde. ...
  • Direito à alimentação. ...
  • Direito ao trabalho. ...
  • Direito à moradia. ...
  • Direito ao transporte. ...
  • Direito ao lazer.

Quais são os direitos fundamentais?

Quais são os direitos fundamentais

5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).”

Quais são os direitos fundamentais da Constituição?

Esses direitos são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.

Quais são os direitos e garantias fundamentais?

Os direitos e garantias fundamentais estão divididos na Constituição Federal por temas específicos. São eles: direitos individuais e coletivos (artigo 5º da CF), direitos sociais (do artigo 6º ao artigo 11 da CF), direitos de nacionalidade (artigos 12 e 13 da CF) e direitos políticos (artigos 14 ao 17 da CF).

São princípios?

O que são Princípios:

Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição. A conceituação dos princípios está relacionada ao começo ou início de algo.

Como seria uma sociedade livre justa e solidária?

Uma sociedade livre, justa e solidária reúne assim qualidades para viver feliz no seu território e exigir que o seu governo seja dirigido por pessoas com essas mesmas qualidades. Todas as pessoas que sejam dirigentes do Governo devem ser livres, justas e solidárias a fim de evitar qualquer dano ao povo.

É correto afirmar que o federalismo *?

Quanto ao federalismo é correto afirmar: a) Consiste na divisão de poder entre governo central e governos regionais na qual cada ente federativo, definido geograficamente, mantém sua soberania.

Quais são os fundamentos do Estado Democrático de Direito?

1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - ...

Quais os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito?

Princípios a tarefa do Estado Democrático de Direito: são os seguintes: princípio da constitucionalidade, democrático, do sistema de direitos fundamentais, da justiça social, da igualdade, da divisão de poderes, da legalidade e da segurança jurídica; sua tarefa fundamental consiste em superar as desigualdades sociais e ...

Quais são os princípios fundamentais da democracia?

“A doutrina afirma que a democracia repousa sobre três princípios fundamentais: o princípio da maioria, o principio da igualdade e o principio da liberdade.” “Democracia é conceito histórico.

Porque são chamados princípios fundamentais?

Princípios Fundamentais são os valores que orientaram o Poder Constituinte Originário na elaboração da Constituição, ou seja, são suas escolhas políticas fundamentais.

Quais os direitos que adquiriram aplicabilidade imediata a partir da Constituição de 1988?

Por essa razão, o próprio texto constitucional prevê remédios jurídicos protetores da efetivação dos direitos fundamentais, entre os quais se pode exemplificar, a Ação Direta de Inconstitucionalidade por omissão, o Mandado de Injunção, o Mandado de Segurança, o Habeas Corpus e o Habeas Data.

Qual a importância da Constituição para o Brasil Brainly?

A Constituição Cidadã representou um grande avanço rumo à consecução dos objetivos sociais do Estado. É preciso, agora, pôr em prática as normas programáticas incorporadas, norteando as ações políticas, a fim de que, afinal, sejam atendidas as necessidades e (por que não?) os sonhos do povo brasileiro. É hora da ação!

Artigo anterior
O que significa igualdade e desigualdade?
Artigo seguinte
O que significa agroecológico?