É possível ter alergia a brinco de prata?

Perguntado por: Tiago Cristiano de Pinho  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

Bijuterias como brincos, anéis, pulseiras, colares e relógios são as peças que mais costumam causar alergia na pele. Contudo, até mesmo algumas joias de ouro e prata podem desencadear essa reação se houver uma pequena quantidade de níquel em sua liga metálica.

Como saber se eu tenho alergia a prata?

Alguns sintomas mais comuns são a vermelhidão da região, coceira incessante, bolinhas avermelhadas, irritação, eczemas (pequenas lesões), inchaços, descamação da pele e, em casos mais graves, pode evoluir para infecções e sangramentos.

Que tipo de brinco não dá alergia?

A melhor opção de brincos que não causam alergia são os brincos feitos a partir de metais nobres. Esses brincos são feitos de ouro, prata ou platina por exemplo. Todas as joias verdadeiras são consideradas brincos antialérgicos.

Como acabar com a alergia a prata?

Caso você apresente qualquer tipo de alergia ao utilizar sua aliança, antes de mais nada, recomendamos que você vá a um dermatologista. Muito provavelmente seu médico irá recomendar que você suspenda o uso da aliança por alguns dias e que utilize uma pomada específica para tratar a irritação.

Qual prata não dá alergia?

Acessórios em Prata 925

Os brincos e demais acessórios feitos com prata 925 também são boas opções para quem sofre com alergias a bijuterias.

Alergia a brinco: tem cura?

34 questões relacionadas encontradas

Qual a melhor joia para quem tem alergia?

A solução para quem tem alergia, ou até mesmo para quem quer evitar usar esse tipo de material, é investir em Joias, peças que são feitas com metais nobres, como o ouro 18k.

Qual o melhor tipo de prata?

Prata 950. Já a Prata 950 é de maior qualidade, já que tem 95% de prata pura e somente 5% de outros elementos.

Como é alergia a prata?

Sintomas da alergia na pele causada por bijuterias

Nesse caso, o principal sintoma é o aparecimento de lesões avermelhadas nas regiões que entraram em contato com a peça, associadas com uma coceira intensa. Também pode surgir inchaço e pequenas vesículas no local.

Como acabar com alergia a metal?

O que deve ser feito é evitar o contato com o alérgeno responsável. Durante a crise alérgica, mesmo retirando o material desencadeador do contato com a pele, as lesões continuam inflamadas por 14 a 28 dias, pela sensibilização prévia das células relacionadas à alergia.

Como acabar com alergia de metal?

Pacientes com alergia e suspeita de dermatite de contato por metais devem procurar um dermatologista para o diagnóstico e tratamento correto. A base do tratamento dessa alergia é evitar o contato do metal com a pele, pois a cada novo contato as lesões da pele reaparecem.

O que é bom para quem tem alergia a brinco?

Se você fizer questão de usar bijuteria mesmo tendo alergia, o recomendado é aplicar no acessório produtos específicos para alérgicos disponíveis no mercado. Eles são aplicados no brinco, anel ou pulseira e formam uma barreira entre a pele e o metal.

Qual o melhor material para brincos?

Brincos de aço cirúrgico inoxidável são as melhores opções para a primeira vez, já que o material não causa reações alérgicas. Muitas pessoas têm alergia a níquel e cobalto; portanto, evite-os no início. Quando for furar as orelhas, peça ajuda ao profissional para escolher bem.

Como saber se o brinco e antialergico?

Por extensão, produto antialérgico é aquele que combate a alergia. Por outro lado, objetos hipoalergênicos são usados para prevenir alergias, como a dermatite de contato. Sendo assim, um brinco níquel free será mais precisamente descrito como sendo hipoalergênico.

Como saber se uma peça é de prata?

Carimbo (Selo) do metal

As joias de prata que são feitas sob o padrão internacional devem possuir o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça a marcação “950”, “925”, “900” ou “800”. No Brasil o tipo de prata comercializada é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal.

Como saber se tenho alergia a metal?

A alergia a metais manifesta-se com erupção cutânea, coceira, vesículas, vermelhidão e descamação. Cronicamente a pele pode tornar-se ressecada ou endurecida e com rachaduras. A dermatite ocorre na área da pele que esteve em contato com o metal, porém pode aparecer em outros locais do corpo.

Porque a prata e Hipoalergenica?

Porque a prata não contém o metal chamado níquel. ... A alergia , chamada de dermatite de contato é causada pela presença de níquel na peça, o níquel é o grande vilão das causas alérgicas ... Onde os sintomas variam entre coceiras , inchaço , vermelhidão, ardência e formigamento.

Como saber se tenho alergia a aço?

O principal sintoma é a coceira, mas o local de contato com a causa da alergia também pode ficar avermelhado, mais quente, com secreções de cor clara ou amarelada, e até apresentar dor.

Como tratar alergia na orelha?

Como tratar da orelha inflamada

“Boa higiene local com água e sabonete no banho, cessar o uso de brincos e produtos químicos na região e procurar atendimento médico para avaliar se há necessidade de introduzir algum medicamento”, orienta o dermatologista.

Quem tem alergia a ferro?

Reações adversas e efeitos colaterais do Ferro

A manifestação de reações de hipersensibilidade (urticária, erupções cutâneas, pruridos, sensação de calor, rubor, taquicardia) também é muito rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro.

Porque a prata fica escura?

A jóia escurece porque se forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura. Ele aparece devido à reação da prata com compostos de enxofre existentes no ambiente, geralmente gases. Um desses compostos é o gás sulfídrico que aparece quando há algo em putrefação.

O que tem na prata 925?

Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.

Quais são os tipos de prata?

Quais são os tipos de prata?
  • Prata 1000, prata pura ou prata fina. É a prata no estado puro. ...
  • Prata 925, prata sterling ou prata de lei. É constituída de 925 partes de prata pura e 75 partes de outras ligas. ...
  • Prata 950. É constituída de 950 partes de prata pura e 50 partes de outras ligas.
  • Prata 800. ...
  • Prata 90.

Qual prata brilha mais 950 ou 925?

Prata 950: Já peças confeccionadas com prata 950 possuem 95% de prata e 5% de outros metais em sua composição. Por chegar mais perto da pureza da prata, escurecem mais rápido que a prata 925 devido à oxidação natural desse elemento.

Qual prata não fica preta?

Joias de prata 925

Isso deixa a peça com um aspecto brilhante e previne que a prata escureça, quando usada corretamente.

O que é prata 990?

Quando dizemos “prata 990” significa que ela é 100% feita de prata mesmo (sem a composição de outras ligas ou metais, como o cobre).

Artigo anterior
Como secar prato?
Artigo seguinte
O que determina a Lei n º 25 de 1937?