É possível fazer canal em um dia?

Perguntado por: Raquel Teixeira  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

O tratamento de canal antigamente era realizado em algumas etapas e exigia que o paciente se deslocasse até a Clínica em dias diferentes. Mas a boa notícia é que atualmente, na maioria dos casos é possível realizar o tratamento de canal em uma única sessão.

É possível fazer um canal no mesmo dia?

Pode sim! Dependendo do material e de profissional, até no mesmo dia pode ser realizado! Quanto antes você "fechar" o dente, melhor.

Quantas horas demora pra fazer o canal?

A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.

Quantas sessões são necessárias para fazer um canal?

O número de sessões para o tratamento de canal depende do estado do dente. Se o dente não estiver infectado, uma sessão de tratamento é suficiente. Em casos de infecções maiores, duas ou mais sessões podem ser necessárias para promover uma boa limpeza e descontaminação da câmara pulpar.

O que é feito na primeira sessão do canal?

O primeiro passo do tratamento de canal inclui a anestesia do local e a abertura do dente. A abertura é realizada através da coroa e segue até a câmara da polpa dentária. O canal é feito com anestesia local, por meio de pequenas injeções na gengiva, próximas à base dos dentes.

Tratamento de canal em sessão única, é possível? Adornare Odontologia em Santos

34 questões relacionadas encontradas

O que dói mais extrair um dente ou fazer canal?

Nenhum dos procedimentos é doloroso pois ambos são realizados com o uso de anestésicos.

Quantos dias de atestado para quem faz canal no dente?

Alguns dentistas recomendam no máximo 15 dias de afastamento para evitar complicações para os pacientes.

O que é colocado no canal do dente?

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.

É preciso fazer repouso depois de um tratamento de canal?

Não precisa repouso. Mas, pelo que vejo na clínica, muitos casos voltam a doer ou ter alguma reação local quando ingerido alimentos alérgicos como camarão, caranguejo, alguns peixes etc. Evite tais alimentos ou substâncias que você saiba que é alérgico e retorne ao seu endodontista para finalização do tratamento.

Qual a desvantagem de fazer canal no dente?

Em alguns casos o tratamento de canal pode sofrer contaminação sem ter alterações clínicas visíveis. Essa contaminação pode atingir o ápice da raiz, a alteração pode ser confirmada com uma radiografia. Sempre manter uma revisão com o tempo estipulado pelo seu dentista de acordo com a sua necessidade.

O que acontece com o dente depois de um canal?

O dente fica frágil

De fato, o dente fica fragilizado com o tratamento de canal dentário. Por isso, é importante que o paciente siga todas as orientações do dentista no pós-operatório. Isso vai fazer toda a diferença no resultado do tratamento.

Quanto tempo o dente dói depois do canal?

Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.

É normal o rosto inchar depois de um canal?

É normal o rosto inchar depois de um canal? Se o rosto está inchado pode ser sinal de alguma infecção proveniente do canal. Se for isso seria o caso de tomar antibiótico também. Se houver dor procure o endodontista (especialista em canal) para fazer a melhor conduta.

Pode trabalhar depois de fazer canal no dente?

Depois do tratamento de canal, você pode exercer as atividades normais do seu dia a dia: trabalho, estudos… com exceção à mastigação de alimentos duros. Nesse caso, é importante esperar mais tempinho para que a restauração fique mais assentada no dente.

Como é feito canal no dente inflamado?

Como é feito este tratamento? O dentista irá, com uma broca, ganhar acesso à câmara pulpar do dente. Feito isso, ele irá instrumentar o canal radicular para retirar a polpa comprometida e dar forma às paredes do canal para receber a obturação.

O que não fazer depois de um canal no dente?

Não mastigar alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento, deixando o dente tratado em repouso, é muito importante para evitar fraturas ou mesmo para não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.

Como é a dor de um canal?

Como a polpa do dente está em uma parte mais profunda, pode causar extremo desconforto. Uma dor constante e latejante no dente pode ser um desses sinais. Há também o incômodo com a ingestão de comidas quentes e geladas. Algumas pessoas podem sentir mais dor até com baixas temperaturas do ar-condicionado.

Precisa de anestesia para fazer canal?

A resposta é não. Existem muitos preconceitos sobre ir ao dentista e a dor durante o tratamento do canal mas na realidade, todos os procedimentos odontológicos são feitos com a utilização de anestesia local. A anestesia local é muito eficaz e atua impedindo a sensação de dor.

Quando faz canal no dente tem que tomar antibiótico?

O endodontista normalmente recomenda o uso de analgésico e/ou anti-inflamatório nos primeiros dias. Se o paciente tiver alguma condição específica, como uma doença ou problema cardíaco, o dentista pode recomendar o uso de antibiótico. Essa indicação também pode ser feita em casos de infecção aguda da polpa do dente.

Porque o tratamento de canal dói?

Isso porque se trata de uma técnica que atua diretamente na parte mais sensível da dentição — os nervos — e impacta em uma inflamação momentânea da região, que pode ser mais intensa para algumas pessoas.

Qual é o valor de um canal?

Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.

Como saber se a dor de dente e canal?

Dor de dente irradiante

Se a dor de dente espalhar para outras áreas da face, pode indicar a necessidade de um tratamento de canal do dente. Um exemplo é se o incômodo se estende para a cabeça ou maxilar. Por vezes, um molar comprometido pode causar dores de ouvido.

É normal o dente latejar depois do canal?

Caso a pessoa fique com dente latejando após canal, é de extrema necessidade ir ao dentista para que ele avalie a situação, recomende os remédios e cuidados ideais e analise se há alguma restauração mal feita.

Quando faz canal tem que tomar Amoxicilina?

“É preciso realizar um protocolo de profilaxia antibiótica, sendo o medicamento de eleição a amoxicilina de 500 mg, um comprimido antes do procedimento”, completa.

O que tomar antes de fazer tratamento de canal?

A primeira opção é tomar uma analgésico e um anti-inflamatório. Caso a dor esteja muito forte, que chamamos de pulpite, recomendamos procurar o profissional para dar início no tratamento de canal o quanto antes.

Artigo anterior
O que fazer para criança expectorar catarro?
Artigo seguinte
O que é hemoglobina glicada e qual o motivo de quantificar essa hemoglobina em paciente com diabetes?