Qual o melhor vinho para comer com risoto?

Perguntado por: Luciana Bruna Ramos de Vieira  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

Saiba como harmonizar vinhos e risotos
  • > Chardonnay: risoto de queijos ou de legumes.
  • > Sauvignon Blanc: risoto de limão, de salmão, de queijos azuis ou de frutos do mar.
  • > Pinot Noir: risoto de carne, linguiça, charque, cordeiro ou cogumelos.
  • > Merlot: risoto de bacalhau.
  • > Rosé: combina com a maioria dos risotos.

Qual vinho tomar com risoto de frango?

Muito versátil, o Risoto de Frango acompanha tanto vinhos rosés, quanto vinhos brancos. Se optar por um branco, aposte na uva Riesling, que dá origem a rótulos muito aromáticos. Agora, entre os vinhos rosés, os favoritos são os rótulos oriundos da região de Provence, no sul da França.

Qual vinho combina com risoto 4 queijos?

Os brancos da uva Chardonnay combinam perfeitamente com esse tipo de prato. Mas não se limite a essa opção, um Pinot Noir também é muito bem vindo com risoto de queijo.

Qual vinho harmoniza com risoto de Bacon?

Irresistível, o risoto de bacon tem um pouco mais de gordura e, portanto, vai bem com vinhos tintos mais encorpados ou até mesmo um espumante brut, para equilibrar o paladar.

Qual a função do vinho branco no risoto?

Os risotos sempre levam vinho branco na base, porque o arroz é uma bomba de amido e ainda têm o peso da manteiga e do parmesão. O vinho é que dá a graça e a leveza”, conclui.

PATAGÔNIA ARGENTINA | Roteiro Completo em USHUAIA (com preços)

16 questões relacionadas encontradas

Para que serve o vinho branco?

Tradicionalmente, o vinho branco é excelente para acompanhar pratos baseados em peixes e frutos do mar, mas também saladas e sobremesas, por ser um vinho mais leve.

O que colocar no lugar do vinho branco no risoto?

Substitutos para Vinho Branco:

Para dar acidez (como no caso do risoto ou paella): Substitutos Alcoolicos: Vinho Tinto, Cachaça, Martini, Vermute, Fernet, Espumante, Rum, Conhaque, etc.. Substitua o vinho branco por suco citrico, de laranja, de limão, abacaxi, pessego, tamarindo, etc.

Qual vinho harmoniza com bacon?

Uma das maiores paixões brasileiras, o bacon aparece aqui numa combinação perfeita com os rótulos Malbec. Com caráter gorduroso, carnudo e intenso, a pizza de bacon harmoniza muito bem com esse vinho concentrado e de sabores profundos e frutados.

Que vinho combina com bacon?

Vinho perfeito

A acidez do bacon exige uma bebida menos intensa, com taninos menos aflorados, como é o caso da uva Chardonnay. A nossa recomendação é o espumante Mumm Cuvée Rosé Brut. Esse vinho argentino, da região de Mendoza, destaca-se pela rica acidez e pelo aroma de morango e framboesa.

O que harmoniza com bacon?

Bacon: sim, bacon harmoniza muito bem com vinho! Um produto suíno mais gorduroso, cheio de sabor, combina com vinhos com forte complexidade que persistem no paladar.

Qual vinho combina com risoto de Parma?

RISOTO DE ASPARGOS OU PARMA COM QUEIJO BRIE: Particularmente gosto muito dos vinhos rosés com pratos que contém queijo Brie. Pode ser um “Pinot Noir básico”, um Merlot rosé ou Negroamaro. Se sua preferência for pelos vinhos brancos, pode optar por um Pinot Gris ou Sauvignon Blanc.

Qual vinho harmoniza com risoto de parmesão?

Os brancos da uva Chardonnay também combinam perfeitamente com um risoto de queijo. Mas não se limite a essa opção. Um Cabernet Sauvignon como o Forbes Lackey Cabernet Sauvignon Valle Central pode te surpreender, bem como um Bordeaux do tipo Haut Medoc de Haut Bages Liberal, que cai bem com um risoto de parmesão.

Qual vinho harmoniza com risoto de tomate?

Os vinhos ideais para harmonização são os brancos de Sauvignons Blanc, particularmente os do Velho Mundo.

Qual vinho combina com risoto de filé mignon?

Acompanhado de risotos leves

Para combinar com guarnições delicadas, o ideal são vinhos da mesma forma: leves, como os vinhos Pinot Noir ou Beaujolais. Os risotos mais utilizados como acompanhamento de filés são de alho poró ou de ervas finas.

Qual o melhor vinho para acompanhar risoto de funghi?

Funghi Porcini

Sendo assim, a melhor pedida é um vinho tinto. Aposte em um Syrah ou Sangiovese. Um pouco do vinho com água também é também uma boa opção para hidrata-los antes de cozinhar.

Qual vinho combina com massa e molho branco?

Molho branco

Os molhos brancos são reconhecidos pela textura cremosa e com teor de gordura considerável, pedindo uma bebida que seja capaz de equilibrá-lo. Por isso, são pratos que combinam perfeitamente com vinhos brancos, especialmente os da uva Chardonnay, ainda mais os que evoluem em barricas de carvalho.

Qual melhor vinho para acompanhar Carbonara?

Segundo ele, massas com molhos à base de ovos e queijos, como o macarrão à carbonara, devem ser acompanhas por vinhos brancos. "Escolha um chardonnay da região do Macôn, na França, pois o corpo e a acidez precisa desse vinho podem educar o prato de forma consistente", aconselha o sommelier.

Qual melhor vinho para acompanhar comida?

Tinto: harmoniza com carnes e vários tipos de pratos, pois os vinhos tintos são muito versáteis. Tinto encorpado: harmoniza com queijos duros como provolone e risoto de cordeiro. Tinto leve: harmoniza com massas com molhos leves, pizza, vitelas, fígado, carpaccio fondue de chocolate.

Qual melhor combinação com vinho?

Entenda bem que petisco combina com vinho
  1. Peixes e frutos do mar. Os peixes e frutos do mar sempre são lembrados quando se pensa em apreciar um bom vinho, pois permitem fazer uma série de receitas saborosas. ...
  2. Queijos. ...
  3. Embutidos. ...
  4. Carnes. ...
  5. Bruschettas. ...
  6. Porções tradicionais. ...
  7. Doces. ...
  8. Pães.

Como harmonizar pinot noir?

Harmonizar a uva Pinot Noir não é tão complicado.

Ela combina muito bem com pratos da comida francesa, como presunto cozido, coelho com mostarda e Boeuf (carne cozida lentamente com legumes no vinho). Porém, também acompanha pratos simples, como vegetais cozidos, risotos, carne assada, atum ou salmão.

Precisa usar vinho no risoto?

Sim, você pode fazer risoto sem o vinho branco. Mas a bebida traz um pouco de acidez para a receita, o que faz com que ela fique ainda mais gostosa. Além disso, o vinho faz com que o arroz cozinhe mais rápido.

Para que serve o vinagre de vinho branco?

Vinagre de vinho branco

Este vinagre, geralmente, tem sabor adocicado, frutado e refinado. Não altera a cor dos alimentos, tornando-o a melhor opção para assados, molhos e sopas. É muito utilizado em molhos vinagrete, molhos amanteigados e saladas.

O que pode substituir o vinho do Porto?

Para substituir o vinho do Porto tawny, você pode usar qualquer vinho branco doce. Assim como com o vinho tinto, substitua o vinho branco em proporções iguais. Vinhos brancos doces que podem ser usados incluem Zinfandel branco, Riesling (principalmente os de colheita tardia) e Chardonnay.

Quando devo tomar vinho branco?

Por ser mais leve e ausente de taninos, o vinho branco é mais fácil de harmonizar e valoriza pratos diversos, como os que são a base de frituras, peixes e frutos do mar, queijos e molhos pesados.

Quando tomar um vinho branco?

Sendo assim, o vinho branco tem uma quantidade muito menor de taninos (que são abundantes na casca) e, por isso, apresenta uma característica mais leve e refrescante, com acidez acentuada. Recomenda-se harmonizar o vinho branco com frango ou peixe, porque a sua leveza combina com a suavidade das carnes brancas.

Artigo anterior
Qual é o fio que dá pra fazer uma extensão?
Artigo seguinte
O que o NAT faz?