Como funciona o processo de adsorção?

Perguntado por: Catarina Amaral Rocha  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

A adsorção é o processo físico-químico em que as moléculas, átomos ou íons ficam retidos na superfície de uma substância, em geral, substâncias sólidas. Esse sistema não ocorre no corpo todo do material, somente na superfície e, por isso, é chamado de fenômeno de superfície ou de interface.

Quais os métodos de adsorção?

O processo de adsorção pode ser classificado como um processo físico ou químico, dependendo do tipo de força envolvido. A adsorção física, também denominada adsorção de van der Waals, é causada por forças de interação entre as moléculas.

O que é adsorção exemplo?

Como exemplo de adsorção, podemos citar o uso do carvão para eliminar o odor das geladeiras, gerado pela produção de substâncias gasosas voláteis provenientes da decomposição dos alimentos. ... Essas substâncias adsorvem nos poros da superfície do carvão, eliminando o odor.

O que é o fenômeno de adsorção?

A adsorção é um fenômeno bastante empregado em processos de purificação e de separação. Esse fenômeno é observado quando uma substância concentra-se na interface entre duas fases (sólido-sólido, líquido- líquido, líquido-sólido, líquido-gás ou sólido-gás).

Qual o objetivo da adsorção?

Processos de adsorção são largamente utilizados para remoção de cor, odores ou gosto no tratamento e purificação de águas, óleos, produtos farmacêuticos e efluentes de processos. Os principais adsorventes comerciais são: o carvão ativo, aluminas, argilas, resinas orgânicas e adsorventes silicosos.

Adsorção

26 questões relacionadas encontradas

O que é adsorção de nutrientes?

A adsorção dos micronutrientes é um processo de união deles com as superfícies coloidais do solo suficientemente forte para ser considerado importante no controle da sua quantidade e movimentação na solução do solo e, conseqüentemente, na sua disponibilidade para as plantas.

Quais os fatores que podem influenciar na adsorção?

Diversos fatores podem afetar o processo de adsorção, como área superficial, as propriedades do adsorvente e do adsorvato, a temperatura do sistema, natureza do solvente e o pH do meio (DO NASCIMENTO et al., 2014) O pH afeta a adsorção na medida em que determina o grau de distribuição das espécies químicas.

Qual é a diferença entre absorção e adsorção?

A grande diferença entre os dois processos é que na absorção a substância absorvida é embebida pela substância absorvente, o maior exemplo disso é uma esponja, que absorve a água. Já na adsorção, a substância fica apenas retida na superfície adsorvente, sem ser incorporada ao volume da outra.

O que é adsorção de gases?

A adsorção física, também chamada fisissorção, é empregada em máscaras contra gases e na purificação e descoloração de líquidos. Nela as moléculas do adsorvente e do adsorvato interagem por interações de van der Waals, que apesar de serem interações de longo alcance, são fracas e não formam ligações químicas.

O que é fenômeno de superfície?

Por definição, os fenômenos de superfície são fenômenos físicos e químicos que acontecem na interface de duas fases, pode ser sólido-líquido, sólido-gás, sólido-vácuo, líquido-gás. ... São basicamente quatro fenômenos que podem acontecer nessa interface de duas fases: tensão superficial, adesão, coesão e adsorção.

Quais são os tipos de adsorção que podem ocorrer no solo?

Conforme a natureza das forças envolvidas no processo, a adsorção pode ser de dois tipos: fisissorção e quimissorção. Em alguns casos, podem ocorrer os dois tipos de adsorção no mesmo processo.

Por que normalmente um adsorvente é utilizado como PO?

Eles têm um efeito de resfriamento, proporcionando um espaço extra para a perda de calor, pele seca por adsorção de água e absorver substâncias tóxicas. Os pós mais utilizados são os indicados a seguir: ... Se for deixado na pele, vai se decompor depois de ter absorvido água e convertido em massa.

Quais os tipos de isotermas de adsorção?

Conceito
  • Isoterma Tipo I.
  • Isoterma Tipo II. Isotermas do tipo II são as mais comuns de serem encontradas em medidas de adsorção e ocorrem em sistemas não porosos. ...
  • Isoterma Tipo III. ...
  • Isoterma Tipo IV. ...
  • Isoterma Tipo V. ...
  • Novas definições IUPAC.

Quais são as isotermas de adsorção?

Isotermas de adsorção são equações matemáticas usadas para descrever, em termos quantitativos, a adsorção de solutos por sólidos, a temperaturas constantes. Uma isoterma de adsorção mostra a quantidade de um determinado soluto adsorvida por uma superfície adsorvente, em função da concentração de equilíbrio do soluto.

O que é cinética de adsorção?

3.2.

g-1) é a relação entre a quantidade que é adsorvida de uma determinada espécie química, por unidade de massa do adsorvente. No estudo de equilíbrio estuda-se, à temperatura constante, o efeito da concentração da espécie química na capacidade de adsorção mantendo-se constante a massa do adsorvente.

O que é adsorção do solo?

A adsorção dos micronutrientes é um processo de união deles com as superfícies coloidais do solo suficientemente forte para ser considerado importante no controle da sua quantidade e movimentação na solução do solo e, conseqüentemente, na sua disponibilidade para as plantas.

Qual efeito da pressão e temperatura na adsorção?

A constante de velocidade de adsorção diminui com o aumento da concentração inicial e a adsorção exige tempos maiores para atingir o equilíbrio. O aumento da temperatura causou uma diminuição na quantidade máxima adsorvida, porém aumentou a velocidade de adsorção, diminuindo o tempo para atingir o equilíbrio.

O que é adsorção superficial?

A adsorção é um processo de superfície, enquanto a absorção envolve todo o volume do material. O termo sorção engloba ambos os processos, enquanto a dessorção é o inverso. A adsorção é um fenômeno superficial. Semelhante à tensão superficial, a adsorção é uma conseqüência da energia superficial.

Qual a diferença entre Quimissorção e Fisissorção?

Fisissorção: Envolve interações fracas de polarização do adsorbato e da superfície sem transferência de carga ou modificações da superfície. Quimissorção: Envolve a formação de ligações químicas entre o substrato e o adsorbato (ou partes deles se for uma interação dissociativa).

O que é água de absorção?

Água e íons são absorvidos pelas raízes, e esse processo é facilitado por pelos radiculares. A maior parte da água vinda do solo, que entra no corpo da planta, penetra por pontos mais jovens da raiz, diretamente pela epiderme. Os pelos radiculares atuam nesse processo para aumentar a superfície de contato.

Por que a esponja absorve água?

A esponja vai absorver o excesso de água e os "buraquinhos" que ela tem vão permitir que o solo permaneça aerado, prevenindo que as raízes da sua planta apodreçam. Além disso, as esponjas vão liberar aos poucos aquela água acumulada, mantendo o solo constantemente úmido, mas não encharcado.

Que fatores influenciam na absorção de um metal?

Mais uma vez os fatores que influenciaram no processo de adsorção do metal pesado foram a razão de massa/volume de solução do íon, a concentração do íon e a combinação desses dois fatores; sendo o tempo de contato e os restantes das combinações não interferiram nesse processo.

Como as propriedades do Adsorvato podem influenciar na adsorção?

Como o adsorvato concentra-se na superfície do adsorvente, quanto maior for esta superfície, maior será a eficiência da adsorção. Por isso geralmente os adsorventes são sólidos com partículas porosas (BORBA, 2006).

Como ocorre a adsorção da espécie metálica no meio ambiente?

A biossorção consiste na adsorção de metais pesados por meio da utilização de resíduos agroindustriais como um adsorvente, ou seja, utilização de um bioadsorvente, ou também pelo emprego de micro-organismos vivos ou mortos, como bactérias, fungos ou leveduras (LESMANA et al, 2009).

Quais os tipos de mecanismos de adsorção pelos quais os nutrientes e ou elementos tóxicos podem se ligar ao solo?

Os mecanismos principais que controlam os níveis dos micronutrientes na solução do solo são a adsorção e a precipitação. A adsorção pode ser reversível, parcialmente reversível ou irreversível, e ocorre na superfície coloidal segundo diversos mecanismos envolvendo ou não troca iônica.

Artigo anterior
Quem era o irmão de Madara?
Artigo seguinte
Qual Portier tem formol?