É possível fazer acordo no cumprimento de sentença?

Perguntado por: Margarida Teixeira de Barbosa  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (73 avaliações)

HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO APÓS SENTENÇA. POSSIBILIDADE. ... 840 do Código Civil autoriza a celebração de acordo entre as partes mesmo após o trânsito em julgado da sentença, cabendo ao Juiz a análise e homologação do referido ajuste, sem que isso implique em afronta ao disposto no art. 494 do novel Código de Processo Civil.

Pode fazer acordo no cumprimento de sentença?

Turma decide que acordo entre as partes é viável mesmo após a prolação da sentença. "À luz da sistemática processual vigente, a sentença, ainda que transitada em julgado, não impede a homologação de acordo submetido pelas partes à chancela judicial, pois havendo composição das partes para o encerramento do processo.

Pode fazer acordo em qualquer fase do processo?

Relevante ao processo é a celeridade processual, princípio constitucionalmente estabelecido, que não pode ser preterido em face de eventual, e não certa, tratativas de acordo entre as partes, o que, aliás, pode se dar a qualquer tempo no processo, mesmo após a prolação da sentença.

É possível a realização de acordo no meio da instrução processual?

Assim, antes de julgador, o magistrado funciona como conciliador. Com isso, acordos em seara trabalhista são estimulados e podem ser realizados em qualquer fase processual, seja no início do processo, em audiência, após a audiência, em recurso, em execução, etc. Em todas as fases processuais existe essa possibilidade.

É possível fazer acordo em fase de execução civil?

Partes podem chegar a acordo mesmo após o anúncio de sentença judicial. Não há termo final para a tentativa de conciliação pelo juiz. ... E o próprio Código de Processo Civil, em vigor desde março, concede ampla autonomia às partes para a composição dos seus próprios interesses.

É isso que você deve fazer com acordo homologado que não foi cumprido

26 questões relacionadas encontradas

Como parcelar a execução?

Para que o parcelamento ocorra, o artigo prevê que o executado deve requerer no prazo de protocolo dos embargos à execução, além de demonstrar o reconhecimento da dívida e depositar 30% do valor da execução, já incluindo as custas processuais e os honorários advocatícios.

Quando é permitido ao devedor o parcelamento do débito na ação de execução?

De acordo com o art. 916, § 7º do NCPC, o parcelamento da dívida, com depósito de 30% e paramento do saldo em até 6 parcelas é possível somente na execução de título extrajudicial, descabendo sua aplicação ao cumprimento de sentença.

É possível fazer acordo em fase de execução?

Acordo celebrado em fase de execução – Possibilidade – Título executivo – Substituição. “Na Justiça Trabalhista o acordo entre as partes pode ocorrer em qualquer momento processual, inclusive após o trânsito em julgado da decisão (art. 764, § 3º, da CLT).

O que é encerrada a instrução processual?

Encerrar a instrução processual significa que as partes não pretendem produzir nenhuma outra prova nos autos ou, se pretendiam, já não há mais a oportunidade para tanto.

O que significa instrução processual?

Instrução processual: Fase do Processo Administrativo Disciplinar em que a comissão criada para esse fim promoverá a tomada de depoimentos, acareações, investigações e diligências cabíveis, objetivando a coleta de prova e recorrendo, quando necessário, a técnicos e peritos de modo a permitir a completa elucidação dos ...

Qual o momento em que as partes podem celebrar o acordo?

A conciliação trabalhista pode ser realizada a qualquer momento antes da proclamação da sentença (CLT, artigo 764), mas a proposta de conciliação é obrigatória em dois momentos: após a abertura da audiência de instrução e julgamento (artigo 846) e depois de apresentadas as razões finais pelas partes (artigo 850).

Como devo proceder para fazer acordo judicial?

Geralmente, o momento mais favorável para fazer um acordo é no início da ação judicial, durante a audiência de conciliação ou de mediação fixada pelo juiz. Sendo necessário, serão marcadas várias sessões de conciliação ou de mediação, com o objetivo de fazer as partes se conciliarem e por fim ao processo.

Pode fazer acordo antes da audiência?

Na Justiça do Trabalho uma das melhores coisas que podem acontecer é um acordo. ... Aliás, na Justiça do Trabalho o acordo pode ser feito a qualquer momento: antes da primeira audiência, em qualquer audiência, antes da sentença, depois da sentença, em recurso, em execução, enfim, basta existir a vontade das parte!

Tem como parcelar dívida judicial?

O Projeto de Lei 1325/21 prevê a possibilidade de parcelamento em até seis vezes de dívida na fase de cumprimento da sentença, quando a execução está fundada em título judicial. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Processo Civil, que hoje não autoriza essa prática.

Quando o juiz pode deixar de homologar acordo?

89 DA LEI 9.099 /95, É VEDADO AO JUIZ RECUSAR-SE A HOMOLOGAR O ACORDO SOB O PRETEXTO DE QUE, NEGADA POR ELE A PRÁTICA DA INFRAÇÃO NO INTERROGATÓRIO, NÃO PODE TEMER RESULTADO DESFAVORÁVEL NO JULGAMENTO DO MÉRITO DA AÇÃO PENAL.

O que é a impugnação ao cumprimento de sentença?

A defesa do devedor executado no cumprimento de sentença é a chamada impugnação. A impugnação ao cumprimento de sentença constitui um incidente processual, e não uma ação autônoma. ... Ademais, é certo que os embargos do devedor constituem a defesa do executado no curso de uma ação autônoma de execução.

Quando se encerra a fase de instrução processual?

Quando terminar a audiência, a fase instrutória encerra-se. Nesse momento, as partes poderão apresentar suas razões finais (não excedendo o tempo de 10 minutos para cada) e o juiz (ou presidente) irá propor uma nova conciliação. Se mesmo assim as partes não chegarem a um acordo, será proferida a decisão.

O que vem depois da audiência de instrução?

Após, o Juiz dará uma sentença absolvendo ou condenando o acusado. Caso o autor do fato não compareça a audiência, quando citado, será decretada a sua revelia. Na hipótese de não ser localizado, o processo será remetido à vara criminal.

Quando começa a fase instrutória?

A fase instrutória começa a partir da estabilização do saneamento processual (após a decisão de saneamento e organização e as eventuais manifestações das partes) e pode terminar com uma audiência de instrução e julgamento, a apresentação de memoriais pelas partes ou a manifestação de autor e réu sobre a última prova ...

É possível acordo na fase de execução independentemente de homologação judicial?

O acordo extrajudicial, de qualquer natureza ou valor, poderá ser homologado, no juízo competente, independentemente de termo, valendo a sentença como título executivo judicial”. ... Tal assertiva é facilmente constatada quando observamos a referencia à “Juízo competente”.

O que é conciliação em execução?

CONCILIAÇÃO A FASE DE EXECUÇÃO. ... O objetivo da conciliação, ato em que se fazem concessões recíprocas, é dar fim ao litígio, o que é possível tanto na fase de conhecimento como na de execução (art. 764 , § 3º , da CLT e 794 do CPC ).

O que quer dizer audiência de conciliação fase de execução?

Durante o período, unidades judiciárias de todo o Estado realizarão audiências de processos em fase de execução, na tentativa de fechar acordo entre as partes. A execução é a etapa processual que visa a garantir, forçadamente, o pagamento de uma dívida trabalhista que não foi paga espontaneamente pelo condenado.

É possível requerer o parcelamento previsto no artigo 916 do CPC nos casos de execução de título judicial explique?

916 do CPC/2015 de o executado se valer do parcelamento nele referido na fase de cumprimento de sentença, tal possibilidade deve ser admitida se o exequente concordar com isso. Assim, o juiz deve ouvir o exequente antes de simplesmente indeferir o pedido de um executado de parcelamento fundado no art.

Quando se aplica o artigo 916 do CPC?

Pedido de parcelamento da dívida, nos moldes do CPC/2015, art. ... 916, § 7º, não se aplica o parcelamento da dívida quando se trata de cumprimento de sentença, máxime sem anuência do credor. Inaplicabilidade do princípio da menor onerosidade do devedor contra norma expressa da lei.

É legalmente possível ao réu requerer o parcelamento da dívida?

916, ao réu da ação monitória (art. 701, §5º). Optando o réu pelo parcelamento da dívida, deverá ele cumprir todos os requisitos previstos no caput do art. ... 701, § 1º, do CPC, seja pelo julgamento improcedente dos embargos à execução, o devedor não mais poderá requerer o parcelamento judicial do débito.

Artigo anterior
O que são os pássaros fazem?
Artigo seguinte
Como é construída a rede de esgoto?