Quanto à origem como são classificados os resíduos sólidos?
Perguntado por: Núria Mendes Esteves | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (55 avaliações)
Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.
Como são classificados os resíduos sólidos?
Classificação dos Resíduos:
a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.
Qual é a origem dos resíduos sólidos?
Domiciliar: Originado nas atividades diárias das residências, constituído por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, embalagens, papel higiênico, fraldas descartáveis e diversos outros itens.
Quais os 4 tipos de resíduos sólidos?
- Os diferentes tipos de resíduos.
- Resíduos urbanos.
- Resíduos industriais.
- Resíduos de construção civil.
- Resíduos de serviços de saúde.
- Resíduos agrícolas.
O que são resíduos e quais os tipos?
Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o ...
Resíduos Sólidos: Classificação quanto à Origem. EP4
Quais são os tipos de resíduos e como são classificados?
A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.
Quais as origens dos resíduos sólidos e sua classificação?
Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.
O que são resíduos sólidos?
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) os define como “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”. O descarte desse resíduo não significa que ele não tem mais valor, mas sim que não é mais necessário para quem o descartou.
São geradores de resíduos sólidos?
3° Inciso IX – Geradores de Resíduos Sólidos.: pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que geram resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo; De acordo com essa definição, todas as pessoas e empresas que geram resíduos são consideradas como Geradoras de Resíduos Sólidos.
Como a NBR 10004 2004 classifica os resíduos sólidos?
Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
O que são resíduos classe 1 e 2?
Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso. Logo, faz parte dos resíduos de classe I. Os resíduos de classe II, por sua vez, não apresentam periculosidade.
Qual a classificação de resíduos de acordo com a RDC 222 18 da Anvisa?
resíduos de serviços de saúde do Grupo D: resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares, elencados no Anexo I desta Resolução; LVIII.
Quais as atividades geradoras de resíduos sólidos?
Quanto à origem podem ser urbanos, comerciais e prestadores de serviços, resíduos dos serviços públicos de saneamento básico e industriais. Além disso temos resíduos de serviços de saúde, da construção civil, agrossilvopastoris, resíduos de serviços de transportes e de mineração.
Quem é responsável pelos resíduos?
O titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos é responsável pela organização e prestação direta ou indireta desses serviços, observados o respectivo plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, bem como as diretrizes da política nacional de resíduos sólidos.
Quem é responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos?
Quem é Responsável pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos? A gestão de resíduos sólidos é compartilhada entre o Poder Público, as empresas e a população. Cada gerador deve se responsabilizar pelo que produz, seja em casa ou no empreendimento.
Qual a diferença entre lixo e resíduos sólidos?
O que é resíduo? Diferentemente do lixo, podemos considerar que o resíduo é tudo aquilo que ainda pode ser reciclado e reutilizado. Assim, esse tipo de material deve ser separado do lixo, fazendo com que seja direcionado para um lugar onde possa ser tratado para os seus devidos fins.
O que é resíduos e rejeitos?
Resíduo é o termo correto para designar algo que foi descartado, que não tem mais utilidade. Porém, passa a ter utilidade em outro processo produtivo, como matéria-prima na indústria, por meio da reciclagem. Já o termo rejeito foi criado para designar algo que não pode ser reutilizado, reciclado ou compostado.
Quais são os dois tipos de resíduos?
Resíduos Industriais
Os resíduos classe I são caracterizados como perigosos, quando implicam em risco á saúde pública e ao meio ambiente, já o classe II são os que não apresentam as características do classe I como o papel, papelão, copos descartáveis e o vidro.
Quais são os tipos de resíduos comuns?
RESÍDUO COMUM GRUPO D - Os resíduos comuns são aqueles resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radioativo, normalmente são similares aos resíduos domiciliares. Estes resíduos são divididos em 2 grupos: não recicláveis e recicláveis.
Quais os resíduos são classificados como perigosos?
- restos de tinta (são inflamáveis, podem ser tóxicas);
- material hospitalar (são patogênicos);
- produtos químicos (podem ser tóxicos, reativos ou corrosivos);
- produtos radioativos;
- lâmpadas fluorescentes;
Quais são as fontes geradoras do lixo urbano?
Domiciliar: alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão, produtos deteriorados, etc. Industrial: cinzas, lodos, metais, cerâmicas, madeira, borracha, resíduos alcalinos, etc. Hospitalar: embalagens, seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas.
O que é fonte geradora?
Isso quer dizer que é a energia que faz as máquinas e o organismo humano trabalharem.
Quais são as características físicas dos resíduos sólidos?
Teor de umidade
Está relacionado também com a geração do chorume, líquido de cor escura e odor forte, resultante dos processos físicos, químicos e biológicos da decomposição dos resíduos orgânicos. A quantidade de água presente nos resíduos sólidos oscila em função das estações do ano e da ocorrência de chuvas.
Quais são os resíduos do Grupo A?
Grupo A – Resíduos potencialmente infectantes
São resíduos que possuam presença de agentes biológicos e que apresentem risco de infecção. Ex.: bolsas de sangue contaminado.
O que é RDC nº 222 e quais ações ela descreve?
RESOLUÇÃO RDC Nº. 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências.
Pode usar piercing na escola militar?
Pode usar hidroquinona todos os dias?