É possível fazer a juntada de prova documental no procedimento do Júri a qualquer momento?

Perguntado por: Sérgio Campos Campos  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

Essa regra, no procedimento do Júri, sofre exceção, conforme se depreende do art. 479, que permite a produção de prova documental ou leitura de documentos somente quando dada à parte contrária, com antecedência de pelos menos três dias, a possibilidade de ter acesso a essa prova.

Quantos dias antes do júri pode juntar documentos?

Nos termos do artigo 479 do Código de Processo Penal, durante o julgamento no tribunal do júri, só será permitida a leitura de documento ou a exibição de objeto que tenha sido juntado aos autos com a antecedência mínima de 3 dias úteis, prazo no qual deve ocorrer a ciência da parte contrária (...)" (AgRg no HC 602.291/ ...

É possível a juntada de documentos em qualquer fase do processo?

A regra do artigo 396 do Código de Processo Civil não é absoluta, pois tem-se admitido a juntada de documentos novos em qualquer fase do processo, até mesmo na via recursal, desde que ouvida a parte contrária e inexistentes o espírito de ocultação premeditada e o propósito de surpreender o juízo.

É permitida a juntada de documentos pela defesa antes do julgamento desde que observado o prazo de 03 dias corridos?

2. O art. 479 do Código de Processo Penal determina que, durante o julgamento, só será permitida a leitura de documento ou a exibição de objeto que tenham sido juntados aos autos com a antecedência mínima de 3 dias úteis e com a ciência da outra parte.

Qual o momento oportuno para juntar as provas no Processo Penal?

422 do CPP, contudo, o momento processual adequado deverá ser a juntada de tais provas com antecedência mínima de 03 (três) dias úteis antes do julgamento, para que as partes não sejam pegas de surpresa, sob pena de não ser permitida sua utilização em plenário.

A juntada de documentos para uso no júri.- Questões do Júri #04

16 questões relacionadas encontradas

Quando apresentar as provas no processo?

O sistema pátrio veda a utilização de prova surpresa, portanto nos termos do 435 do CPC é permitida a apresentação de novas provas em qualquer momento processual, desde que não versem sobre conteúdo já conhecido, ou seja, é preciso haver um fato novo após o ajuizamento da ação ou que foi conhecido pela parte somente em ...

Qual o momento para a produção da prova no processo?

A produção de provas pelas partes deve ocorrer no momento da apresentação da petição inicial ou da defesa, conforme consta de expressa disposição no artigo 434 do CPC .

Até quando pode juntar documentos no Processo Penal?

Segundo o disposto no art. 231 do CPP, os documentos poderão ser juntados em qualquer fase do processo, salvo se houver previsão legal em sentido contrário. Entrementes, a jurisprudência entende que essa regra não é absoluta.

Qual o prazo para juntada de documentos e objetos aos autos previamente a sessão de julgamento perante o tribunal do júri?

Resumo: O prazo de 3 dias úteis a que se refere o art. 479 do Código de Processo PenalArt. 479. Durante o julgamento não será permitida a leitura de documento ou a exibição de objeto que não tiver sido juntado aos autos com a antecedência mínima de 3 (três) dias úteis, dando-se ciência à outra parte.

Qual é e como se conta o prazo de juntada de documentos objetos no rito do tribunal do júri?

Portanto, resta claro que os senhores jurados só poderão ter acesso a documentos (escritos, fotos, fitas, som, desenhos, gravuras, CDs, DVDs) ou objetos que tenham sido juntado três dias antes do júri. Além disso, deve ser três dias úteis que antecedem a data de julgamento.

O que significa juntada de documentos em um processo?

Significa que um documento, como um mandado, uma carta ou um telegrama, foi inserido no processo.

É possível juntar documentos em fase recursal?

É possível a juntada de documentos na fase recursal? SIM. Para o STJ, a apresentação de prova documental é admissível inclusive na fase recursal, desde que não caracterizada a má-fé e observado o contraditório (REsp 888.467/SP, Rel.

Pode juntar documentos na apelação novo CPC?

435 do CPC (art. 397 do CPC/73) autoriza a juntada de documento novo em grau de apelação e antes do julgamento do recurso.

Quando um júri pode ser anulado?

Para ser anulada, a decisão do Tribunal do Júri deve ser manifestamente contrária às provas do processo, ou seja, deve dissociar-se integralmente de todos os segmentos probatórios aceitáveis dentro do processo. Assim, deve ser flagrante a divergência para autorizar a adoção desta medida extrema.

Qual a diferença entre desclassificação própria e imprópria?

“A desclassificação imprópria ocorre quando os jurados reconhecem a sua incompetência para julgar o crime, indicando qual teria sido o crime praticado. Por outro lado, a desclassificação própria ocorre quando os jurados consideram que o crime não é da competência do tribunal do júri, sem especificar qual é o crime.”

O que é prova antecipada?

Provas não repetíveis são aquelas que, uma vez realizadas, não podem ser refeitas. Já a prova antecipada é aquela produzida antes do momento adequado.

Qual prazo para debates no Júri?

Na decisão, o juiz estabeleceu o prazo de seis horas para a acusação e de seis horas para as defesas dos réus e aumentou também o tempo para eventuais réplica e tréplica. Entretanto, no caso de vários réus, o CPP prevê o tempo de duas horas e meia para a defesa e o mesmo tempo para a acusação.

O que é função de jurado art 440?

Direito de preferência: O exercício efetivo da função de jurado confere preferência em licitações e concurso público, bem como para promoção funcional ou remoção voluntária. A lei não especifica prazo de duração para o direito de preferência, por consequência, não há qualquer prazo.

Qual o tempo que tem cada parte individualmente acusação e defesa para promover os debates em plenário?

'Art. 477. O tempo destinado à acusação e à defesa será de uma hora e meia para cada, e de uma hora para a réplica e outro tanto para a tréplica.

Até quando o juiz pode admitir documentos nos autos?

435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.

Pode juntar documentos nas alegações finais CPP?

É possível a juntada de documentos com as alegações finais, desde que a parte contrária seja intimada para se manifestar, em atenção aos princípios da instrumentalidade processual, do contraditório e da ampla defesa.

O que vale mais prova documental ou testemunhal?

Testemunha. Esse e um caso clássico no qual a prova testemunhal possui muito mais valor do que a prova documental.

Qual o momento para o autor requerer e produzir a prova?

O momento do requerimento das provas é feito pelo autor na petição inicial, comumente de forma genérica. Isso ocorre porque o autor no momento da petição inicial não sabe quais provas serão necessárias para comprovar os fatos que está alegando, sendo individualizados na fase saneadora conforme diz o art.

Em que momento o autor e o réu podem produzir prova documental?

396 CPC). O momento oportuno para a produção da prova documental inegavelmente é na fase inicial da demanda, sendo apresentados documentos pelo autor junto com a petição inicial e pelo réu junto com a contestação.

Como produzir provas no processo?

(1) Conforme o art. 370, Novo CPC, as provas podem ser produzidas de ofício ou a requerimento das partes. Portanto, o juiz poderá requerer a produção de prova judicial, caso entenda necessário ao julgamento, independentemente de pedido das partes.

Artigo anterior
Quem bate atrás deve pagar?
Artigo seguinte
O que é dobutamina enfermagem?