O que significa litíase renal?

Perguntado por: Denis Rocha de Ribeiro  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.9/5 (2 avaliações)

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico.

Quais são os sinais e sintomas da litíase?

O sintoma mais comum da litíase urinária é a dor nas costas, de forte intensidade. Normalmente não tem uma posição que leve a melhora e não é desencadeada por esforço físico ou movimentação. Essa dor pode irradiar para o abdome, virilha ou testículo.

É recomendado como parte do tratamento da litíase renal?

Dissolver Cálculos de Ácido Úrico e Cistina

Em doentes com cálculos de ácido úrico puro (uma minoria) e hiperuricemia, é recomendada a terapêutica com alopurinol (300 mg por dia), já que reduz a excreção de ácido úrico.

Qual o motivo de litíase renal causar dor por que a dor se apresenta em cólica?

Dessa forma, a principal manifestação clínica da litíase renal é a cólica de rim, que ocorre quando um cálculo se desprende do órgão e se desloca pelo ureter, a caminho da bexiga. A crise, determinada pela migração do cálculo, é caracterizada por dor nas costas, que se irradia para a barriga (baixo ventre).

O que quer dizer nefrolitíase à esquerda?

Nefrolitíase é uma das doenças mais comuns do trato urinário, apresentando altas taxas de incidência, prevalência e recorrência. Pode ser definida como concreções de cristais que se formam no trato urinário e causam sintomas apenas quando o tamanho atinge o suficiente para serem vistas nos exames de imagem.

Nefrolitíase (litíase renal) - Aula SanarFlix

42 questões relacionadas encontradas

Qual o tamanho da pedra no rim para fazer cirurgia?

A cirurgia para pedra nos rins é utilizada apenas quando os cálculos renais têm mais de 6 mm ou quando a ingestão de medicamentos não é suficiente para os eliminar na urina.

Quando operar nefrolitíase?

Cálculos ≥ 7 mm: Apresentam remota chance de eliminação espontânea (<10%), estando indicada a intervenção urológica; Cálculo entre 5-7 mm: Nestes casos a conduta deve ser individualizada, visto que ainda há chance considerável de eliminação (60%);

O que pode causar cólica renal?

A cólica renal é um episódio de dor intensa e aguda na região inferior e lateral das costas, podendo também atingir a bexiga, causada principalmente pela presença de pedras nos rins, que provocam inflamação e obstrução do fluxo de urina nas vias urinárias.

Porque cálculo renal dói tanto?

A dor forte aparece por causa da obstrução na via urinária que ela provoca quando cai na pelve renal e vai para o ureter, uma vez que bloqueia a passagem da urina e o rim dilata.

Como identificar uma cólica renal?

Sintomas da cólica renal
  1. Ardência ao urinar;
  2. Sangue na urina;
  3. Sensação de bexiga cheia;
  4. Diarreia;
  5. Infecções urinárias;
  6. Suspensão ou diminuição do fluxo de urina.

Qual a relação entre infecções urinárias e litíase renal?

O pH urinário apresenta um significativo papel na fisiopatologia da litíase renal, especialmente na litíase do ácido úrico, na formação de cálculos coraliformes associados à infecção urinária e na precipitação de cristais de fosfato de cálcio em pacientes com litíase calcária em que o pH seja maior do que 7.

Qual o tratamento para litíase?

O tratamento da litíase ureteral pode ser conservador ou interventivo. Bloqueadores alfa-adrenérgicos são as drogas mais utilizadas para o tratamento clínico expulsivo.

Quais os principais cristais responsáveis pela litíase renal?

Aproximadamente 75-80% dos pacientes com urolitíase apresentam cálculos de cálcio, sendo que a maioria destes são compostos primariamente de oxalato de cálcio e, com menor frequência, fosfato de cálcio. Os outros tipos principais incluem cálculos de ácido úrico, estruvita (fosfato de amônio magnesiano) e cistina.

Quais são os primeiros sintomas de problema nos rins?

Sinais e sintomas de insuficiência renal aguda podem incluir:
  • Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal.
  • Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés.
  • Sonolência.
  • Falta de fome.
  • Falta de ar.
  • Fadiga.
  • Confusão.
  • Náusea e vômitos.

Quais os sintomas da Litíase renal localizada na pelve renal?

Os principais sintomas clínicos da urolitíase são: cólica renal, hematúria e sintomas urinários irritativos. A dor decorrente de cálculo urinário é típica e geralmente decorre da migração do cálculo com obstrução parcial ou completa do ureter.

O que que é litíase?

Lítíase ou cálculo são termos utilizados para designar formações pétreas de composições diversas (cálcio, colesterol, urato, etc.) no organismo humano em especial nas vias urinárias e biliares e também nos animais, podendo levar a doenças .

Quantos dias dura uma crise renal?

Quanto tempo dura uma crise de pedras nos rins? A dor ocasionada pelos cálculos renais começa subitamente e geralmente atinge o seu pico em duas horas. A crise, mesmo tratada, pode ter entre uma e quatro horas de duração, no total. Sem tratamento, alguns casos podem durar mais de 12 horas.

Quando o cálculo renal é considerado grande?

Cálculos maiores que 0,9 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los. Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose.

Onde dói quando está com dor nos rins?

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

O que é bom para aliviar Colica de rins?

As pedras nos rins causam inflamação e obstrução do fluxo de urina, levando o paciente a sentir muitas dores em caso de crise. Dentre as medidas recomendadas para conseguir aliviar a dor mais rapidamente, estão a utilização emergencial de remédios anti-inflamatórios, analgésicos e antiespasmódicos, por exemplo.

O que fazer para aliviar a dor nos rins?

Os remédios para dor nos rins que geralmente são indicados pelo nefrologista são analgésicos, anti-inflamatórios ou antiespasmódicos, como paracetamol, ibuprofeno ou escopolamina, pois permitem reduzir a inflamação e/ou a contração das vias urinárias.

Quais são os sintomas de cólica intestinal?

Sintomas: Inchaço na barriga, fezes aquosas, endurecidas, eliminação excessiva de gases, dificuldades em eliminar gases e sensação de evacuação incompleta.

O que é nefrolitíase no pulmão?

A nefrolitíase constitui uma das doenças urológicas mais comuns. Em países industrializados, até 12% dos homens e 7% das mulheres apresentarão litíase do trato urinário ao longo da vida, com taxas de recorrência de até 50%.

Como ocorre a nefrolitíase?

A nefrolitíase, ou doença da pedra nos rins, é uma condição na qual os indivíduos formam cálculos (pedras) na pelve renal e nos lúmens tubulares. As pedras se formam a partir de cristais que precipitam (separam) da urina. As próprias pedras também são chamadas de cálculos renais.

Qual o valor de uma cirurgia de rins?

O procedimento clínico mais comum, a litotripsia, custa em média R$ 1.200. Para a cirurgia de retirada dos cálculos por via endoscópica (sem cortes), seriam desembolsados cerca de R$ 5.000.

Artigo anterior
A pauta musical é composta por?
Artigo seguinte
O que e sexting?