É possível enxergar com a retina descolada?

Perguntado por: Paulo Igor Moreira Fernandes Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (10 avaliações)

Possível é sim. Mas dependerá de uma diversidade de fatores, como tempo em que a retina permaneceu descolada até o tratamento cirúrgico definitivo, o motivo/ causa do descolamento, doenças retinianas prévias, doenças oculares concomitantes... etc.

Quem tem descolamento de retina consegue enxergar?

Os resultados visuais são melhores se o descolamento da retina for reparado antes de ocorrer o descolamento da mácula. É, por isso, que é importante entrar em contacto com urgência com um médico oftalmologista, se visualizar “moscas volantes” e / ou flashes de luz ou uma cortina escura no campo visual.

Quem não tem retina pode voltar a enxergar?

O descolamento de retina é uma urgência oftalmológica e, na maioria das vezes, é necessária a intervenção cirúrgica para colocar a retina no lugar. Quanto mais rápido o paciente operar, mais chance ele tem de voltar a enxergar. Há alguns casos também que o descolamento pode ser corrigido com laser e gás.

É possível recuperar a visão após descolamento de retina?

A retina é uma estrutura muito frágil e sensível. Após a cirurgia vitreorretiniana para descolamento espera-se que a visão tenha sua recuperação somente após seis meses da cirurgia, podendo a partir de então melhrar com o passar do tempo. Porém, após descolamentos dificilmente a visão se recupera totalmente.

Como saber se descolou a retina?

Raramente a retina descolada causa de dor, geralmente os sintomas do descolamento de retina são de visão turva ou embaçada, flashes de luz, a sensação de que há insetos voando diante dos olhos e até mesmo a perda súbita da visão.

A emoção de voltar a enxergar após o descolamento de retina

21 questões relacionadas encontradas

O que fazer para evitar o descolamento da retina?

Isso porque um dos fatores responsáveis pelo descolamento é a alteração do vítreo, o qual vem a se tornar mais liquefeito com o passar do tempo. Contudo, a prevenção do descolamento de retina começa com a realização regular de exames oftalmológicos de rotina a cada um ou dois anos.

Como recuperar a retina do olho?

O tratamento indicado para este caso é a fotocoagulação a laser, aplicado diretamente sobre a região afetada, promovendo um reforço na estrutura do tecido retiniano, prevenindo um possível descolamento. É comum que esse procedimento possa ser repetido ao longo dos anos.

Quanto tempo volta a enxergar depois da cirurgia de retina?

A recuperação ocorre entre 7 e 15 dias, dependendo do caso. Após a cirurgia, é necessário repouso, uso correto dos medicamentos prescritos e retorno periódico ao consultório.

Quanto tempo para voltar a enxergar depois da cirurgia de retina?

O repouso deve ser absoluto durante 1 a 2 semanas e retornar as suas atividades após 45-60 dias. Porém, esta estimativa pode variar dependendo do caso. A visão geralmente melhora após algumas semanas do procedimento, mas pode levar meses até o resultado final.

Como voltar a enxergar de longe?

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios. Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.

Quanto custa uma cirurgia para voltar a enxergar?

A cirurgia custa cerca de US$ 170 mil e existe a intenção de que seja trazida para o Brasil. De acordo com Rezende, a empresa detentora da tecnologia pretende apresentar a proposta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obter o aval e trazer o olho biônico para o país.

Qual o pior problema de visão?

Catarata, a perda gradual da visão

A catarata também está entre os problemas de visão mais comuns. Na realidade ela é a principal causa da cegueira reversível em todo o mundo. O que acontece é o aumento da opacidade do cristalino, que impede que a luz penetre nos olhos.

Qual o valor da cirurgia de vitrectomia?

Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico. Vale dizer que somente um oftalmologista poderá dizer qual é o procedimento ideal para o paciente.

Porque a visão fica embaçada de repente?

A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas e os mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A sensação de “turvamento” ou “enevoamento” também pode ocorrer como um sintoma secundário de outras moléstias, entre as quais a enxaqueca, a diabetes e a pressão alta.

Quem faz cirurgia de retina pode assistir televisão?

No entanto, não há contra-indicação formal, ou seja, não há nada comprovado que usar a visão no pós-operatório te faça algum mal ou deixe sequelas. Portanto, cautela, vá devagar, conforme for se sentindo confortável, mas pode!

Como fica o olho depois da cirurgia de vitrectomia?

Pós operatório de vitrectomia

O olho pode ficar vermelho, ligeiramente mais sensível e a oclusão ocular tem, habitualmente, uma duração que varia entre 12 e 24 horas. No pós-operatório da cirurgia de vitrectomia são administrados colírios (gotas) de antibióticos e anti-inflamatórios com uma duração de 2 semanas.

Quais os cuidados após cirurgia de descolamento de retina?

Saiba tudo sobre o pós-operatório de cirurgia de descolamento de...
  1. Não dirigir;
  2. Tomar os medicamentos prescritos pelo médico;
  3. Evitar a prática de exercícios físicos e carregamento de peso;
  4. Caso o gás tenha sido utilizado, não viajar em aviões, pois pode ocorrer uma pressão ocular;

Quanto tempo leva para sair gás do deslocamento de retina?

Quanto tempo pode levar? O gas tem a função de tamponamento da lesão retiniana que semana intenciona tratar. A permanência do gas depende da quantidade e do tipo de gás utilizado e pode variar de 15 a 60 dias. A ação temponante efetiva, de 7 a 30 dias.

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de descolamento de retina?

O procedimento dura aproximadamente 1 hora. O pós-operatório pode variar entre sete e 15 dias. Orientações ao paciente: Para uma recuperação mais eficaz, o paciente deve repousar, utilizar corretamente os medicamentos indicados e marcar consultas periódicas.

O que é bom para fortalecer a retina?

Ricos em vitamina A e betacaroteno. Esses nutrientes são importantes em uma alimentação saudável, pois funcionam como antioxidantes que ajudam a proteger a retina.
...
Exemplos de alimentos alaranjados:
  • Cenoura;
  • Abobora;
  • Mamão;
  • Tangerina;
  • Laranja;

Que remédio é bom para retina?

A triamcinolona também pode ser usada no tratamento de retinopatia diabética e oclusões vasculares da retina, através do bloqueio do VEGF (vascular endothelial growth factor – fator de crescimento do endotélio vascular), principal molécula envolvida nas causas da perda visual por acúmulo de líquido retiniano nestas ...

Como tratar lesão na retina?

Tratamento. A maioria dos descolamentos de retina pode ser solucionada cirurgicamente. O cirurgião sela os rasgos na retina com cirurgia a laser ou terapia de congelamento (crioterapia).

O que provoca descolamento de retina?

O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.

Porquê da descolamento de retina?

Causas. Os descolamentos de retina podem ser provocados por uma ruptura por onde penetra o vítreo que se deposita entre o globo ocular e a própria retina (melhor dizendo, entre a camada da retina onde estão os fotorreceptores e a camada onde se localizam os vasos sanguíneos que lhe fornecem nutrientes).

Onde fazer vitrectomia pelo SUS?

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitarem de cirurgias oftalmológicas de vitrectomia podem ser atendidos pelo Centro Brasileiro da Visão (CBV).

Artigo anterior
Qual prazo para renovar CNH vencida em 2020?
Artigo seguinte
Como deve ser feito um trabalho de pesquisa?