É possível engravidar fazendo tratamento de quimioterapia?
Perguntado por: Martim Diego Antunes de Garcia | Última atualização: 13. April 2022Pontuação: 5/5 (51 avaliações)
A maioria das mulheres pode sim engravidar depois do tratamento oncológico sem maiores problemas, porém, é necessário o acompanhamento médico, que é o único diagnóstico confiável. Além da fertilidade, a pele da mulher também pode ser afetada durante o tratamento quimioterápico ou radioterápico.
É possível engravidar durante o tratamento de quimioterapia?
Portanto, é possível engravidar depois do tratamento oncológico e ter uma gestação saudável. Em caso de quimioterapia, é possível engravidar após o tratamento normalmente. Entretanto é necessário consultar o médico para verificar as condições e chances de fertilidade.
Qual a probabilidade de engravidar fazendo quimioterapia?
Quimioterapia e gravidez
Mulheres tratadas antes dos 35 anos têm maior chance de engravidar após o tratamento. As mulheres jovens que tiveram interrupção da menstruação durante o tratamento, muitas vezes, voltam a menstruar após o término da quimioterapia. Após a quimioterapia, a fertilidade pode ser temporária.
Estou fazendo quimioterapia e engravidei?
A quimioterapia parece ser segura para o bebê se realizada quanto mais avançada a gravidez, mas não é tão segura no início. Outros tratamentos como hormonioterapia, terapia alvo e radioterapia são mais propensos a prejudicar o bebê e geralmente não são realizados durante a gravidez.
O que acontece com a mulher que tem câncer e engravida?
“Um paciente de câncer ainda pode ter filhos, especialmente os portadores de cânceres hematológicos, que não atingem órgãos”, afirma Dr. Wilson Carrara, médico ginecologista. Isso porque, segundo ele, o maior vilão contra a gravidez no caso do câncer não é a doença em si.
Dr Felipe Ades- Tratamento com quimioterapia pode interferir na fertilidade?
Quem tem câncer no útero engravida?
O câncer geralmente é tratado por cirurgia com a retirada do útero. A gravidez não é possível após a retirada do útero, exceto no caso da "barriga de aluguel" ou útero de substituição. Já as lesões provocadas pelo HPV no colo uterino e que não são câncer não impossibilitam a gravidez e não reduzem a sua fertilidade.
Estou com câncer e engravidei?
Para o ginecologista e obstetra Giuliano Bedoschi, integrante do Comitê Nacional de Oncofertilidade da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, engravidar durante um tratamento de câncer nunca deve ser uma opção. “Pelo contrário, nessa situação, a gestação deve ser evitada.
Quem faz quimioterapia pode sair?
Se o paciente se recuperar bem, pode retornar ao trabalho logo. Existem exceções e casos específicos nos quais pode ser solicitado que o paciente permaneça em repouso, embora isso seja menos comum.
Quem faz quimioterapia fica sem menstruar?
No caso das pacientes em tratamento oncológico, é possível que elas apresentem menstruação irregular enquanto o tratamento durar. “A quimioterapia afeta o funcionamento do ovário e faz com que, muitas vezes, as células germinativas sejam destruídas.
Quem tem câncer não menstrua?
De acordo com o Dr. Gebrim, quanto mais nova a paciente for, maiores as chances de voltar a menstruar normalmente e continuar fértil. Entretanto, em geral, se ela tiver entre 40 e 45 anos, possivelmente voltará a menstruar, mas não será fértil.
Como é a menstruação de quem tem câncer?
Menstruação e o tratamento para câncer
A quimioterapia pode afetar o funcionamento do ovário e fazer com que as células germinativas presentes nele sejam destruídas, fazendo com que a menstruação seja interrompida. Por outro lado, no caso de mulheres que realizam a hormonioterapia, é possível que aconteça o contrário.
O que acontece quando não Menstruamos?
Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.
O que não pode fazer quando está fazendo quimioterapia?
Evite o consumo dos embutidos (ex: salsicha, presunto, peito de peru, salame, mortadela, linguiça). Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia, principalmente nos intervalos das refeições. Outros líquidos, como sucos naturais, água de coco e chás (conforme orientação do nutricionista), podem ajudar na hidratação.
O que não pode fazer quando faz quimioterapia?
Evite banhos demorados e muito quentes; Use hidratantes ou óleo de amêndoas; Evite se expor ao sol, pois o sol pode provocar manchas na pele nos pacientes em quimioterapia; Use sempre protetor solar antes de sair de casa (no mínimo, fator de proteção solar de 30).
O que não se pode fazer durante a quimioterapia?
dor em qualquer parte do corpo inexistente antes do tratamento; sangramentos que demoram a estancar; falta de ar ou dificuldade de respirar; diarreia por mais de dois dias.
Quais os sintomas do câncer do colo do útero?
- Sangramento vaginal anormal.
- Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual.
- Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
- Sangramento após a menopausa.
- Sangramento após a relação sexual.
- Dor durante a relação sexual.
- Dor na região pélvica.
Tem como descobrir câncer na gravidez?
O exame que ajuda a detectar o câncer de colo do útero durante a gravidez é o mesmo que auxilia no diagnóstico de não gestantes: o Papanicolau. Ele não traz nenhum risco para o bebê e deve fazer parte do seu cuidado pré-natal. Se necessário, o médico pode pedir exames adicionais.
Quem teve câncer no colo do útero pode engravidar?
A retirada do colo uterino não impede uma gravidez. No entanto, você pode desenvolver incompetência istmo-cervical e ter dificuldades de segurar a gravidez. Após os 35 anos, existe uma redução da fertilidade e risco de malformações.
O que gera câncer no útero?
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença.
Quem tem câncer de útero pode ter relação?
Você pode se sentir nervosa e ansiosa por ter sexo após o diagnóstico do câncer de colo do útero, ou quando está realizando o tratamento. Mas, você pode retomar sua vida sexual normal após diagnóstico desde que não tenha sangramento ou dor, o que só acontece em casos avançados.
Como cuidar de uma pessoa que está fazendo quimioterapia?
...
O que evitar?
- Evite comparar a situação dela com a de outras pessoas.
- Evite falar nas generalidades sobre as chances de recuperação e sobrevivência, ou minimizar a situação.
- Tente não mostrar falso otimismo ou esperança.
Quem faz quimioterapia tem que fazer repouso?
- Manter boa higiene corporal e bucal. - Inspecionar regularmente a pele, a boca, o ouvido e o nariz à pro- cura de alguma lesão e/ou manchas. - Proteger a pele de ferimentos ao se depilar, barbear, cortar as unhas e não espremer cravos e espinhas. - Procurar ter um bom sono e fazer repouso.
O que fazer para aumentar a imunidade depois da quimioterapia?
Coma muitas frutas, verduras e legumes, de preferência crus ou pouco cozidos. Abuse de sucos frescos misturando frutas e folhas, tais como salsa, couve e aipo, assim você estará ingerindo importantes vitaminas, minerais e outros fitonutrientes, todos com ação imunoestimulante.
Qual o risco de não menstruar?
Resumindo: ficar sem menstruar por opção não traz riscos para a saúde da mulher e nem dificuldades para engravidar no futuro, desde que ela esteja liberada pelo médico para usar um método que faça este efeito!
É normal não menstruar?
Durante a gravidez e depois da menopausa, a amenorreia é considerada normal, fisiológica, assim como o fato de parte das mulheres também não menstruar, enquanto amamenta.
Quanto pesa uma girafa?
Como chamar um método na classe Main?