O que a espectroscopia?

Perguntado por: Alexandre Telmo Andrade Magalhães  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

A espectroscopia é o estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. Os fenômenos físico-químicos que são objeto de estudo se caracterizam como interações ou alterações nos níveis de energia de moléculas ou átomos.

Como podemos definir espectroscopia?

A espectroscopia refere uma pletora de técnicas diferentes que empregam a radiação a fim obter dados na estrutura e nas propriedades da matéria, que é usada resolvendo uma grande variedade de problemas analíticos.

Qual a função da espectroscopia?

A espectroscopia representa uma técnica de medida científica para o estudo da matéria com sua interacção com os componentes diferentes do espectro eletromagnético. ... O resultado de tal interacção permite que os pesquisadores pressupor a informação analítica na estrutura atômica ou molecular da matéria.

Em que se baseia a espectroscopia?

A espectroscopia é uma técnica experimental que se baseia na utilização da luz para estudar a composição, a estrutura e as propriedades da matéria. ... O resultado obtido é um registo que compara a composição da luz incidente na amostra com a luz transmitida, emitida ou difundida, e é designado por “espectro” da amostra.

Qual a definição de espectroscopia de luz visível?

A espectroscopia é o estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. ... De fato, historicamente, espectroscopia referia-se a ao uso de luz visível dispersa de acordo com seu comprimento de onda, e.g.

Introdução à Espectroscopia

41 questões relacionadas encontradas

Como funciona a espectroscopia Raman?

A Espectroscopia Raman é uma técnica que permite a identificação da estrutura química do material analisado. As informações obtidas são extraídas a partir do espalhamento sofrido pela radiação eletromagnética após a interação da mesma com o material, que pode ser inorgânico ou orgânico.

Qual é o conceito de luz?

Significado de Luz. substantivo feminino Claridade que emana de si mesmo (Sol) ou é refletida (Lua). [Astronomia] Claridade que o Sol espalha sobre a Terra. Objeto que serve para iluminar; lâmpada, lanterna: traga a luz.

Em que se baseia a técnica de espectroscopia no infravermelho?

A espectroscopia no infravermelho se baseia no fato de que as ligações químicas das substâncias possuem frequências de vibração específicas, as quais correspondem a níveis de energia da molécula (chamados nesse caso de níveis vibracionais).

Qual foi a principal utilidade da espectroscopia?

Ao passar um feixe de luz do Sol por uma espectroscopia – processo que usa um espectroscópio para a análise dos espectros – foi possível determinar quais elementos compunham o astro, bem como os que estavam entre ele e a Terra, que afetavam o feixe de luz.

Quais são os exemplos de espectroscopia?

Tipos da espectroscopia
  • Espectroscopia de raio X. ...
  • Espectroscopia da chama. ...
  • Espectroscopia da AE. ...
  • Espectroscopia do AA. ...
  • Espectroscopia da faísca ou do arco (emissão) ...
  • Espectroscopia visível e UV. ...
  • Espectroscopia do IR e do NIR. ...
  • NMR.

Para que serve um espectrômetro?

Espectrômetro é um instrumento óptico usado para medir as propriedades da luz numa determinada faixa do espectro eletromagnético. ... Esta atividade experimental consta na produção de um espectrômetro de baixo custo.

Qual a diferença de espectroscopia e espectrometria?

⇒ Espectroscopia: é um termo geral para a ciência que estuda a interação dos diferentes tipos de radiação com a matéria. ⇒ Espectrometria e os métodos espectrométricos: referem-se às medidas das intensidades das radiações usando transdutores fotoelétricos ou outros tipos de dispositivos eletrônicos.

Qual a importância da espectroscopia na astronomia?

O objeto de estudo é o espectro de radiação eletromagnética, incluindo luz visível, que irradia de estrelas e outros corpos celestes. Espectroscopia pode ser usada para determinar muitas propriedades de estrelas distantes e galáxias, como suas composições químicas.

Qual o princípio fundamental da espectroscopia?

O princípio fundamental da espectrometria de absorção atômica envolve a medida da absorção da intensidade da radiação eletromagnética, proveniente de uma fonte de radiação primária, por átomos gasosos no estado fundamental.

O que se refere o termo espectroscopia e onde é utilizado?

O termo espectroscopia é utilizado nas disciplinas de física e química para se referir à técnica de aferimento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra.

Onde surgiu a espectroscopia?

A história da espectroscopia teve seu início com experimentos de óptica de Isaac Newton (1666-1672). ... Durante o início dos anos 1800, Joseph von Fraunhofer fez avanços experimentais com espectrômetros dispersivos, para que a espectroscopia pudesse tornar-se uma técnica científica mais precisa e quantitativa.

Qual o princípio da espectroscopia de infravermelho?

Em espectroscopia infravermelho, uma amostra é irradiada com luz infravermelho, e a luz refletida ou transmitida é medida, com isso é possível que se realizem análises estruturais e quantificações. ... Neste caso, a exposição a luz resulta em transições eletrônicas.

Como ocorre o processo de absorção na região do infravermelho?

Assim como ocorre em outros tipos de absorção de energia, as moléculas, quando absorvem radiação no infravermelho, são excitadas para atingir um estado de maior energia. ... Para transferir energia, uma ligação deve apresentar um dipolo elétrico que mude na mesma frequência da radiação que está sendo introduzida.

Como funciona a espectroscopia no infravermelho?

O espectro no infravermelho é baseado nas vibrações moleculares, mede diferentes tipos de vibrações entre átomos de acordo com suas ligações interatômicas, observando-se a absorção ou espalhamento dessa radiação. O objetivo da espectroscopia de absorção no IV é a determinação dos grupos funcionais de um material dado.

Qual o conceito de físico de luz?

Do latim lux, a luz é o agente físico que permite que os objetos sejam visíveis. Sendo, então, uma radiação eletromagnética, a luz consegue se propagar através de diferentes meios e pode também ter sua velocidade alterada em decorrência de mudar de um meio para outro. ...

O que é a luz na arte?

A luz e a sombra são elementos fundamentais da linguagem visual. Com elas podemos criar no desenho, na pintura e escultura belíssimos efeitos como o de dilatação do espaço, o de profundidade e o de valorização da parte mais iluminada. ... Todo objeto não transparente exposto à luz determina uma sombra.

Qual é a função da luz?

Função da Luz. De fato, parece óbvio dizer que a função da luz é fazermos enxergar, mas vai muito mais além do que isso. Inevitavelmente, a luz é responsável por regular o nosso ritmo biológico. As atividades diárias são ditadas através do que definimos com dia e noite.

Como analisar espectro Raman?

A análise por Espectroscopia Raman é feita sem necessidade de preparações ou manipulações de qualquer natureza, como pulverização por exemplo. Quando a amostra é muito grande, ela pode ser examinada através de um sistema especial de lentes ou através de fibras ópticas.

Onde podemos aplicar a espectroscopia de Raman?

Principais Aplicações da Espectroscopia Raman

A espectroscopia Raman é utilizada na indústria para uma variedade de aplicações, incluindo: Processos deCristalização. Identificação de Polimorfos. Reações de Polimerização.

Como interpretar un espectro Raman?

A interpretação dos espectros Raman obtidos é feita num primeiro momento pelo perfil do espectro e presença de bandas características principais de grupos funcionais como por exemplo, C=O (1800 a 1650 cm-1), OH (3500 a 3200 cm-1), C–O (1300-1000 cm-1), N-H (3400- 3200 cm-1) C–H alifáticos saturados (3000-2800 cm-1), =C ...

Artigo anterior
Qual a zoan mais forte?
Artigo seguinte
O que folha faz?