É possível cancelar passagem de ônibus?
Perguntado por: Laura Érica Neves de Batista | Última atualização: 7. April 2022Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)
Por lei, quem viaja de ônibus intermunicipal, interestadual ou internacional pode cancelar a viagem, mudar a data e o horário. Mas para remarcar a viagem o passageiro tem que comunicar essa desistência pelo menos três horas antes do embarque. Respeitando essa antecedência é possível até ter o dinheiro de volta.
Qual o prazo para cancelar uma passagem de ônibus?
Devolução, reembolso ou cancelamento
Após três horas antes do embarque as viações podem não aceitar a solicitação. Em caso de reembolso, esse deve ser feito em até 30 dias e com o valor corrigido, considerando a data do reembolso e não a da compra.
Tem como cancelar a passagem e pegar o dinheiro de volta?
De acordo com a resolução 400/2016 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os passageiros têm até 24 horas para desistir da compra e ter o reembolso integral do valor da passagem, sem nenhum custo adicional. A regra é válida tanto para compras feitas pela internet, como para as feitas em lojas físicas.
Tem como cancelar uma passagem de ônibus?
Como Cancelar a Passagem de Ônibus ou Remarcar a Viagem
Para remarcar a viagem ou cancelar a passagem, o passageiro deve se dirigir ao guichê de atendimento da companhia, respeitando o horário de atendimento divulgado e afixado em local visível.
Como funciona o cancelamento de passagem de ônibus?
Se o passageiro desistir da viagem e comunicar a empresa de ônibus em até três horas antes da partida, ele tem direito a devolver o bilhete e a empresa deve reembolsá-lo. No entanto, a companhia de ônibus pode reter até 5% do valor da passagem como comissão de venda e multa compensatória.
PERDEU o ÔNIBUS? Quer CANCELAR ou TROCAR a PASSAGEM? Conheça esse DIREITO do CONSUMIDOR!
Tem como cancelar passagem de ônibus comprada pela internet?
Passagens compradas pela internet também podem ser canceladas. Se você ainda não fez a troca do voucher pela passagem, basta enviar um e-mail para empresa de transporte no qual realizou a compra, solicitando o cancelamento da mesma.
Como cancelar passagem transpen?
Informamos que recebemos seu pedido de cancelamento enviado pelo e-mail contato@transpen.com.br e a mensagem pelo WhatsApp (15) 9 8125-9000.
Como funciona o reembolso de viagem?
"Se, por exemplo, o passageiro adquiriu bilhete para voar em fevereiro de 2022 e fez compra em dezembro de 2021, em caso de cancelamento da viagem, a remarcação ou reembolso precisa ser processada de acordo com resolução nº 400 de 2016 da ANAC", diz o advogado. Ou seja, o reembolso terá que acontecer em até sete dias.
Quanto custa para cancelar uma passagem aérea?
Trata-se do direito de arrependimento, que assegura ao consumidor que comprou suas passagens aéreas via internet ou telefone um prazo de até 7 dias a partir da data da compra para desistir da viagem. Dentro desse prazo, o reembolso das passagens é integral e não há nenhum custo para o cliente.
O que fazer em caso de cancelamento de viagem?
O especialista em Direito do Consumidor afirma que o primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea imediatamente para entender o motivo do cancelamento, bem como para receber informações sobre o próximo voo.
Qual a taxa de cancelamento da Latam?
Nesse sentido, foi proferida decisão da Justiça Federal, publicado no D.O de 25/08/2011, limitando o valor da cobrança para cancelamento ou remarcação de no máximo 5% do valor da tarifa, caso a solicitação seja feita com mais de 15 dias de antecedência e 10% para outros casos.
O que diz a lei do consumidor sobre reembolso?
No art. 49 do CDC, a lei diz o seguinte: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial”.
Quanto tempo a Forma turismo demora para devolver o dinheiro?
Esclarecemos que o reembolso dos valores pagos é realizado em até 30 (trinta) dias corridos a contar da data do cancelamento, podendo ocorrer antes.
Como cancelar passagem no guichê virtual?
Para isso, basta entrar em contato com nosso time de atendimento, pelo menos, 3 horas antes do horário de embarque. Já a remarcação da passagem é um procedimento feito diretamente com a empresa de ônibus, no balcão de atendimento da rodoviária.
Como cancelar passagem Roderotas?
O cliente que desejar cancelar sua viagem e ser ressarcido deverá procurar um dos guichês da empresa com pelo menos 3 (três) horas de antecedência da viagem; após esse período, não será mais possível realizar o reembolso.
Como pedir reembolso da Forma Turismo?
Para isso basta entrar em contato através do e-mail sac@formaturismo.com.br.
Quem é o dono da Forma Turismo?
Hoje, porém, depois de embarcar mais de 600 mil passageiros em cerca de mil voos fretados, inaugurar 16 lojas e contratar mais de 120 representantes, a empresa fundada por Renato Costa e Mauricio Calasans, em 1997, que completa seu vigésimo aniversário nesta sexta-feira (25), é referência quando o assunto são as ...
Quando o cliente tem direito a estorno?
Legislação do consumidor
Prevê que o comprador tem até 7 dias, a contar do ato de compra ou do recebimento do produto, para desistir da transação. Caso o comprador deseje desistir de uma compra no prazo de sete dias, o estabelecimento deve conceder a devolução do dinheiro ou do valor pago pelo cartão via estorno.
Qual o artigo que fala sobre devolução de dinheiro?
No artigo 49 do CDC, a devolução indica uma situação especial. Chamada de direito de arrependimento, a exceção é válida para os casos de compras online, conforme já destacamos. Além das aquisições feitas pela internet, essa regra vale para qualquer outra compra realizada fora do estabelecimento comercial.
Quando a empresa não devolve o dinheiro?
Por isso, quando a empresa se recusa a restituir valores, há uma violação dos Direitos do Consumidor. Assim sendo, se não for possível resolver o problema diretamente com o fornecedor do produto ou serviço adquirido, o consumidor pode recorrer à Justiça para solicitar a reparação.
Pode cancelar passagem aérea Latam?
Você pode solicitar o reembolso de sua passagem através da nossa Central de Vendas e Serviços, em nosso site ou nas lojas LATAM do aeroporto. ... Se você comprou sua passagem com a LATAM Travel, você deve solicitar o reembolso diretamente com a Central de Ajuda LATAM Travel.
É possível cancelar voo Latam?
A companhia aérea Latam permite o cancelamento, alteração ou até mesmo o antecipação de um voo, dando mais flexibilidade ao passageiro. Conheça abaixo como fazer e as alternativas que a mesma oferece ao comprar uma passagem aérea Latam.
Quanto tempo posso cancelar uma viagem?
São 7 dias, contados do pedido do passageiro. Mas atenção, essa regra somente é aplicável para compras realizadas com antecedência mínima de 7 dias, contados da data de embarque. Além disso, o passageiro precisa desistir da passagem aérea em até 24 horas, contadas a partir do recebimento do seu comprovante de compra.
Como processar uma empresa de viagem?
Aquele que se sentir prejudicado e não conseguir acordo através dos canais de comunicação das empresas - seja agência ou companhia aérea - pode registrar sua reclamação por meio do site www.consumidor.gov.br.
Como é que beija bem?
Quantos litros de água tem uma piscina 5x3?