É possível cancelar passagem de ônibus?

Perguntado por: Laura Érica Neves de Batista  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)

Por lei, quem viaja de ônibus intermunicipal, interestadual ou internacional pode cancelar a viagem, mudar a data e o horário. Mas para remarcar a viagem o passageiro tem que comunicar essa desistência pelo menos três horas antes do embarque. Respeitando essa antecedência é possível até ter o dinheiro de volta.

Qual o prazo para cancelar uma passagem de ônibus?

Devolução, reembolso ou cancelamento

Após três horas antes do embarque as viações podem não aceitar a solicitação. Em caso de reembolso, esse deve ser feito em até 30 dias e com o valor corrigido, considerando a data do reembolso e não a da compra.

Tem como cancelar a passagem e pegar o dinheiro de volta?

De acordo com a resolução 400/2016 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os passageiros têm até 24 horas para desistir da compra e ter o reembolso integral do valor da passagem, sem nenhum custo adicional. A regra é válida tanto para compras feitas pela internet, como para as feitas em lojas físicas.

Tem como cancelar uma passagem de ônibus?

Como Cancelar a Passagem de Ônibus ou Remarcar a Viagem

Para remarcar a viagem ou cancelar a passagem, o passageiro deve se dirigir ao guichê de atendimento da companhia, respeitando o horário de atendimento divulgado e afixado em local visível.

Como funciona o cancelamento de passagem de ônibus?

Se o passageiro desistir da viagem e comunicar a empresa de ônibus em até três horas antes da partida, ele tem direito a devolver o bilhete e a empresa deve reembolsá-lo. No entanto, a companhia de ônibus pode reter até 5% do valor da passagem como comissão de venda e multa compensatória.

PERDEU o ÔNIBUS? Quer CANCELAR ou TROCAR a PASSAGEM? Conheça esse DIREITO do CONSUMIDOR!

23 questões relacionadas encontradas

Tem como cancelar passagem de ônibus comprada pela internet?

Passagens compradas pela internet também podem ser canceladas. Se você ainda não fez a troca do voucher pela passagem, basta enviar um e-mail para empresa de transporte no qual realizou a compra, solicitando o cancelamento da mesma.

Como cancelar passagem transpen?

Informamos que recebemos seu pedido de cancelamento enviado pelo e-mail contato@transpen.com.br e a mensagem pelo WhatsApp (15) 9 8125-9000.

Como funciona o reembolso de viagem?

"Se, por exemplo, o passageiro adquiriu bilhete para voar em fevereiro de 2022 e fez compra em dezembro de 2021, em caso de cancelamento da viagem, a remarcação ou reembolso precisa ser processada de acordo com resolução nº 400 de 2016 da ANAC", diz o advogado. Ou seja, o reembolso terá que acontecer em até sete dias.

Quanto custa para cancelar uma passagem aérea?

Trata-se do direito de arrependimento, que assegura ao consumidor que comprou suas passagens aéreas via internet ou telefone um prazo de até 7 dias a partir da data da compra para desistir da viagem. Dentro desse prazo, o reembolso das passagens é integral e não há nenhum custo para o cliente.

O que fazer em caso de cancelamento de viagem?

O especialista em Direito do Consumidor afirma que o primeiro passo é entrar em contato com a companhia aérea imediatamente para entender o motivo do cancelamento, bem como para receber informações sobre o próximo voo.

Qual a taxa de cancelamento da Latam?

Nesse sentido, foi proferida decisão da Justiça Federal, publicado no D.O de 25/08/2011, limitando o valor da cobrança para cancelamento ou remarcação de no máximo 5% do valor da tarifa, caso a solicitação seja feita com mais de 15 dias de antecedência e 10% para outros casos.

O que diz a lei do consumidor sobre reembolso?

No art. 49 do CDC, a lei diz o seguinte: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial”.

Quanto tempo a Forma turismo demora para devolver o dinheiro?

Esclarecemos que o reembolso dos valores pagos é realizado em até 30 (trinta) dias corridos a contar da data do cancelamento, podendo ocorrer antes.

Como cancelar passagem no guichê virtual?

Para isso, basta entrar em contato com nosso time de atendimento, pelo menos, 3 horas antes do horário de embarque. Já a remarcação da passagem é um procedimento feito diretamente com a empresa de ônibus, no balcão de atendimento da rodoviária.

Como cancelar passagem Roderotas?

O cliente que desejar cancelar sua viagem e ser ressarcido deverá procurar um dos guichês da empresa com pelo menos 3 (três) horas de antecedência da viagem; após esse período, não será mais possível realizar o reembolso.

Como pedir reembolso da Forma Turismo?

Para isso basta entrar em contato através do e-mail sac@formaturismo.com.br.

Quem é o dono da Forma Turismo?

Hoje, porém, depois de embarcar mais de 600 mil passageiros em cerca de mil voos fretados, inaugurar 16 lojas e contratar mais de 120 representantes, a empresa fundada por Renato Costa e Mauricio Calasans, em 1997, que completa seu vigésimo aniversário nesta sexta-feira (25), é referência quando o assunto são as ...

Quando o cliente tem direito a estorno?

Legislação do consumidor

Prevê que o comprador tem até 7 dias, a contar do ato de compra ou do recebimento do produto, para desistir da transação. Caso o comprador deseje desistir de uma compra no prazo de sete dias, o estabelecimento deve conceder a devolução do dinheiro ou do valor pago pelo cartão via estorno.

Qual o artigo que fala sobre devolução de dinheiro?

No artigo 49 do CDC, a devolução indica uma situação especial. Chamada de direito de arrependimento, a exceção é válida para os casos de compras online, conforme já destacamos. Além das aquisições feitas pela internet, essa regra vale para qualquer outra compra realizada fora do estabelecimento comercial.

Quando a empresa não devolve o dinheiro?

Por isso, quando a empresa se recusa a restituir valores, há uma violação dos Direitos do Consumidor. Assim sendo, se não for possível resolver o problema diretamente com o fornecedor do produto ou serviço adquirido, o consumidor pode recorrer à Justiça para solicitar a reparação.

Pode cancelar passagem aérea Latam?

Você pode solicitar o reembolso de sua passagem através da nossa Central de Vendas e Serviços, em nosso site ou nas lojas LATAM do aeroporto. ... Se você comprou sua passagem com a LATAM Travel, você deve solicitar o reembolso diretamente com a Central de Ajuda LATAM Travel.

É possível cancelar voo Latam?

A companhia aérea Latam permite o cancelamento, alteração ou até mesmo o antecipação de um voo, dando mais flexibilidade ao passageiro. Conheça abaixo como fazer e as alternativas que a mesma oferece ao comprar uma passagem aérea Latam.

Quanto tempo posso cancelar uma viagem?

São 7 dias, contados do pedido do passageiro. Mas atenção, essa regra somente é aplicável para compras realizadas com antecedência mínima de 7 dias, contados da data de embarque. Além disso, o passageiro precisa desistir da passagem aérea em até 24 horas, contadas a partir do recebimento do seu comprovante de compra.

Como processar uma empresa de viagem?

Aquele que se sentir prejudicado e não conseguir acordo através dos canais de comunicação das empresas - seja agência ou companhia aérea - pode registrar sua reclamação por meio do site www.consumidor.gov.br.

Artigo anterior
Como é que beija bem?
Artigo seguinte
Quantos litros de água tem uma piscina 5x3?