É possível a supressão do pagamento do adicional de insalubridade sem ofender o direito adquirido?

Perguntado por: Lourenço Pires de Macedo  |  Última atualização: 29. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)

A Corte a quo pontuou ainda que "o adicional de insalubridade não pode ser incorporado à remuneração do empregado, não sendo possível falar em direito adquirido ou em redutibilidade salarial quando de sua supressão.

Quando pode parar de pagar o adicional de insalubridade?

Quando o empregador deixa de pagar o adicional de insalubridade? Assim que o funcionário deixa de ter contato com agentes que representam riscos à sua saúde, ele perde o direito de receber o adicional de insalubridade.

Pode retirar insalubridade do funcionário?

Contudo, caso a exposição ao agente insalubre cesse ou seja neutralizada, o empregador poderá retirar este adicional mediante comprovação técnica e documental. Caso este adicional deixe de ser pago, desrespeitando os critérios legais, o empregado deverá requerer por escrito as informações detalhadas sobre a suspensão.

Quando a empresa pode cortar a insalubridade?

A eliminação ou neutralização da insalubridade ocorrerá: I – com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância: II – com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

Em quais condições determinará a cessação do pagamento do adicional de insalubridade?

A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional, podendo a eliminação ou neutralizador ocorrer: a) com a adoção de medidas de ordem geral, que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; b) com a utilização de equipamento de proteção individual.

Consequencias pelo não pagamento adicional de insalubridade

28 questões relacionadas encontradas

O que a NR-15 fala sobre insalubridade?

O que são as atividades e operações insalubres na NR 15? As atividades e operações insalubres são aquelas que expõem os trabalhadores a agentes que causam riscos para sua saúde ou segurança acima do permitido legalmente. A tolerância desses agentes é determinada pelo Ministério do Trabalho.

O que diz a CLT sobre o adicional de insalubridade?

Diante do disposto no artigo 192 da CLT, o trabalho exercido em condições insalubres garante ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário-base do empregado, conforme inteligência da súmula 228 do Tribunal Superior do Trabalho.

Quais são as situações em que o adicional de insalubridade pode ser suspenso ou eliminado?

Segundo o artigo 191 da CLT, o pagamento do adicional insalubridade é suspenso quando: São adotadas medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; São utilizados equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

O que fazer se a empresa não paga insalubridade?

O Web Denúncia é um serviço via internet à disposição da população de todo o Estado de São Paulo, em complementação ao Disque Denúncia 181. Não é necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo das informações será preservado.

O que descaracteriza a insalubridade?

Considera-se eliminada a condição insalubre quando forem adotadas medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância ou mesmo a utilização de equipamentos de proteção individual do empregado que minimize a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

Quando o funcionário está de atestado recebe insalubridade?

É ilegal o desconto dos adicionais de insalubridade e de periculosidade nos períodos de férias, afastamentos e licenças. O Juiz a quo entendeu que nos períodos de afastamento o servidor não está em contato com agentes insalubres e perigosos e, por isso, não tem direito ao recebimento do adicional.

Quem tem direito a receber 40% de insalubridade?

Os profissionais que recebem 40% de auxílio insalubridade são aqueles que no dia a dia de trabalho têm contato com alguns tipos de agentes biológicos. Tem direito a 20% de insalubridade quem atua em ambientes com ruído. Os 10% de adicional são pagos a pessoas colaboradoras que atuam com certos agentes químicos.

O que diz o artigo 194 da CLT?

Art . 194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

O que é supressão de insalubridade?

SUPRESSÃO. DIREITO ADQUIRIDO. IRREDUTIBILIDADE SALARIAL. Esta Corte tem jurisprudência firmada quanto ao tema, no sentido de que a descaracterização da insalubridade reflete-se no adicional, sem que se considere ofensa ao direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial.

É obrigatório o pagamento de insalubridade?

Todo colaborador que está trabalhando em ambientes com condições insalubres tem o direito de receber o adicional referente à existência dessa condição. Esse benefício está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é frequentemente considerado nas negociações e acordos coletivos de cada categoria.

Quem trabalha com limpeza de banheiro tem direito a insalubridade?

A limpeza de banheiros públicos ou coletivos de grande circulação pode passar a fazer parte da lista de atividades consideradas insalubres.

Tem como receber insalubridade retroativa?

A insalubridade é aquilatada mediante exame pericial e por isso o adicional respectivo não pode ser pago retroativamente, consoante se extrai da inteligência do artigo 3º do Decreto Distrital 32.547/2010.”

Quanto vale 5 anos de insalubridade?

É comum ver as pessoas contando a cada 5 anos um acréscimo de 1 ano para mulher e 2 anos para homens, contudo, o correto é um fator de conversão de 1,2 para mulher e 1,4 para homem (embora o resultado seja o mesmo). Isso porque, a insalubridade acrescenta o tempo de trabalho em 40% para homens e 20% para mulheres.

Como reivindicar insalubridade?

Para comprovar a condição insalubre da atividade, o trabalhador deve apresentar o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT). Esse documento é elaborado pelo empregador e identifica os agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho.

Quem deve provar o adicional de insalubridade?

Pleiteado o pagamento de adicional de insalubridade, o ônus da prova quanto ao fato constitutivo do seu direito cabe à parte reclamante, nos termos dos arts. 818 da CLT e 373 , I , do CPC .

Quais as profissões que têm direito ao adicional de insalubridade?

Profissões que dão direito ao adicional de insalubridade:
  • soldador;
  • metalúrgico;
  • minerador;
  • químico;
  • técnico em radiologia;
  • enfermeiro;
  • frentista.

O que diz a Súmula 139 TST?

SÚMULA Nº 139 - ADICIONAL DE INSALUBRIDADE

Enquanto percebido, o adicional de insalubridade integra a remuneração para todos os efeitos legais.

O que diz a Súmula 364 do TST?

Notícias do TST

A nova redação da Súmula 364 do Tribunal Superior do Trabalho não mais permite a fixação do adicional de periculosidade inferior ao determinado por lei e proporcional à exposição ao risco, ainda que a redução seja pactuada em acordos ou convenções coletivos.

Como ficou a insalubridade com a reforma trabalhista?

Mudanças com a Reforma Trabalhista

Vale ressaltar que a aposentadoria por insalubridade deixa de ser integral. Ou seja, a aposentadoria especial, que dá direito a quem exerce atividade exposto a agente nocivo à saúde de se aposentar mais cedo, não terá mais integralidade no benefício.

O que mudou no Anexo 3 da nr15?

O novo Anexo 3 da NR-15, determina o uso do Procedimento Técnico da Norma de Higiene Ocupacional ou Fundacentro (NHO 06 da FUNDACENTRO) e estabelece novos parâmetros para enquadramento. O Quadro I do Anexo 3 foi excluído e, agora, existe somente um quadro com os limites de exposição ao calor.

Artigo anterior
Quantos bairros tem a Zona Sul de São Paulo?
Artigo seguinte
O que é amplitude e frequência de uma onda?