É obrigatório descer da moto ao abastecer?
Perguntado por: Mélanie Érica Monteiro de Pinho | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)
Isso é uma resolução da Agência Nacional do Petróleo que recomenda que motociclistas desçam das motos antes do início do abastecimento. Tem como objetivo proteger os condutores, evitando que se tornem vítimas em casos de incêndios ou explosões. Por isso, cuide-se e desça da moto para abastecer.
Sou obrigado a descer da moto ao abastecer?
Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo recomenda que os motociclistas desçam das motos antes de abastecer o tanque. A medida serve para evitar que os condutores das motos se tornem vítimas em casos de incêndios ou explosões.
O que acontece se derramar gasolina no tanque da moto?
“Se o combustível ultrapassar o limite indicado no manual, poderá inundar o cânister. Com o cânister inundado, além dessa importante filtragem não acontecer, o combustível pode fazer com que os carvões desse componente se desprendam, danificando outros itens mecânicos”, diz o boletim.
Quando abastecer a moto?
“Em locais em que a temperatura ficar abaixo de 5 °C, recomendamos usar pelo menos 25% de gasolina no tanque para não ter dificuldade ao dar partida”, explica. Já a Yamaha recomenda que os proprietários de suas motos flex usem, pelo menos, 3 litros de gasolina no tanque quando a temperatura ficar abaixo de 20 °C.
O que abastece a moto?
A dúvida sobre usar gasolina comum ou aditivada surge porque alguns fabricantes recomendam o uso e um tipo ou outro de combustível. A Honda recomenda o uso de gasolina comum em todas as suas motocicletas, uma vez que desenvolve os motores e homologa suas motos para rodar com a gasolina comum, sem aditivo.
Por que você dever descer da moto quando for abastecer
Qual o melhor combustível para usar em moto?
Yamaha recomenda a aditivada
O especialista confirma que não há diferença de desempenho e consumo da moto, caso seja abastecida com gasolina comum ou aditivada. "Esses aditivos servem para limpar o motor. Recomendamos o uso de aditivada porque ele evita o acúmulo de resíduos no motor.
Como Encher o tanque da moto?
Encha o tanque, mas não até em cima
Já que a moto está no apoio lateral, a moto está inclinada também. Se você encher muito, a gasolina vai vazar pelo tanque mais baixo.
Pode encher o tanque da moto até a boca?
Quando você enche até a boca, em vez de vapor, passa o líquido. Isso acaba danificando esse filtro e, por consequência, gerando altos custos para a reparação das peças”, comentou Douglas Quirino, proprietário da Injetronic Centro Automotivo, em entrevista ao Canaltech.
Quando o frentista pedir para que desça da moto para abastecer não olhe com cara feia olha oque pode acontecer ??
Se entrar em contato com o vapor de combustível, ela pode dar início a um incêndio. O risco, no entanto, não está restrito somente ao condutor, mas à integridade de todos no estabelecimento.
Quando a moto e flex?
A tecnologia flex, por meio dos vários sensores e de mecanismos específicos no sistema de injeção e ignição, permite que a moto trabalhe bem com a alimentação a álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis.
É normal vazar gasolina quando encher o tanque?
Mas por que isso acontece? Isso acontece porque o dispositivo responsável por armazenar a gasolina tem um espaço, e quando coloca muito combustível a ponto de vazar, ele invade outro compartimento feito para receber substâncias gasosas.
Porque não pode abastecer em cima da moto?
Permanecendo em cima do veículo, o condutor pode, ainda, inalar os gases liberados pelo combustível, que é composto por hidrocarbonetos. Por isso, é importante atender à solicitação dos frentistas e sempre descer da moto, colocando-a no cavalete.
Pode abastecer moto com motor ligado?
Abastecer um veículo com o motor ligado é muito perigoso, sim. Pelo fato de os combustíveis serem altamente inflamáveis, corre-se um grande risco de o veículo, com o motor ligado, ser uma fonte de ignição na área de abastecimento e ocorrer uma explosão no posto, durante o processo de abastecimento.
O que o frentista não pode fazer?
- Completar o óleo. Esse é o mais comum. ...
- Completar a água do radiador. Acredite, isso também pode ser perigoso. ...
- Aditivo no combustível. ...
- Trocar palhetas do limpador do para-brisa. ...
- Olhar o fluido de freio.
O que acontece se abastecer com combustível errado?
O erro afeta o sistema de alimentação: em primeiro lugar o tanque, os filtros e a linha de combustível, depois a bomba pode ficar comprometida e os problemas chegam até os bicos injetores. A insistência em rodar com combustível errado pode inutilizar o propulsor.
Como o frentista deve abastecer?
Assim que o motorista chegar no posto de combustível, o melhor frentista já deve indicar em qual vaga ele deve estacionar e orientá-lo para parar próximo da bomba. Você também deve ser atencioso e escutar o que o motorista irá te dizer, como o valor ou quantidade de litros de abastecimento.
Porque abastecer até o automático?
Os riscos para o seu veículo
O cânister tem a função de captar e reter o vapor do combustível quando o veículo estiver sendo abastecido, reduzindo os gases poluentes que são emitidos pelo automóvel. É por essa razão que é necessário deixar um espaço entre o nível de combustível e o bocal de abastecimento.
É bom andar com o tanque cheio?
Encher o tanque até quase transbordar ou rodar constantemente na reserva são hábitos extremos que não fazem bem à saúde do carro e também contribuem para elevar o consumo. "Essa prática danifica o cânister, que é filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível.
Qual a melhor forma de economizar combustível?
- Respeite a troca de marchas. ...
- Mantenha a manutenção em dia. ...
- Uso do ar-condicionado. ...
- Não acelere com o carro desengatado. ...
- Evite levar muito peso no carro. ...
- Verifique a pressão dos pneus. ...
- Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia. ...
- Não acelere com o carro parado no farol.
Como abastecer a reserva da moto?
Então, já que você está sabendo que a gasolina está acabando, basta virar a torneira para a posição RESERVA e a gasolina começará a ser retirada da parte mais baixa do tanque, da base do canudo, que ainda está submersa com gasolina. Viu como é simples?
É melhor abastecer com gasolina comum ou aditivada?
Gasolina recomendada é a aditivada. Isso porque os aditivos são dispersantes, detergentes e não deixam o motor “sujar”, acumular depósitos carboníferos. Entretanto, algumas fábricas, no manual do proprietário – a Honda inclusive – sugerem o uso da gasolina comum, sem aditivo.
O que acontece se eu apenas abastecer com gasolina aditivada?
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.
Qual é a melhor gasolina comum ou aditivada?
De acordo com a ANP, nos maiores centros, onde há mais trânsito e tráfego lento de veículos, indica-se mais a gasolina com a presença de aditivos. Já no caso de deslocamento em estradas, como em viagens, recomenda-se o abastecimento com gasolina comum, afinal, nas rodovias os veículos andam em uma velocidade maior.
Como é a dor da angina?
Quem inventou a programação linear?