O que é amplitude e frequência de uma onda?

Perguntado por: Vítor Duarte Araújo Miranda Amorim  |  Última atualização: 29. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

Amplitudes: são as posições de oscilação máxima (crista) e mínima (vale). Período (T): é o tempo (t) necessário para a formação de um comprimento de onda, medido em segundos. Frequência (f): é o número de vezes que esse comprimento de onda se repete no intervalo de um segundo.

O que é amplitude e frequência de onda?

As ondas periódicas, como qualquer onda, possuem: amplitude (A), comprimento de onda (λ), frequência (f), período (T) e velocidade de propagação (v). Amplitude (A): é a distância entre o eixo central e o ponto mais alto (crista) ou mais baixo da onda (vale). Sua unidade de medida no Sistema Internacional é o metro (m).

O que é a frequência de uma onda?

A frequência da onda é dada pelo número de oscilações que ela realiza a cada segundo. No Sistema Internacional, essa grandeza é medida em s-1 (inverso de segundo), que é equivalente a hertz (Hz). Por exemplo: uma onda de 20 Hz realiza vinte oscilações completas a cada segundo.

Qual é a relação entre a frequência e amplitude a de uma onda?

A relação entre eles é que quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda e quando a frequência é menor, maior o comprimento de onda.

Como calcular frequência e amplitude?

As características da onda são: amplitude (A), frequência (f), comprimento de onda (λ) e velocidade (v). Para calcular a velocidade da onda, basta utilizar a equação: v = λ. f. Para calcular a frequência da onda, basta utilizar a equação: f=1/T.

Ondas eletromagnéticas - rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raio x e gama

36 questões relacionadas encontradas

Como medir a frequência de uma onda?

Divida a velocidade da onda, V, pelo comprimento de onda convertido em metros, λ, para encontrar a frequência, f.

Qual é a fórmula da frequência?

Conhecemos como frequência absoluta a quantidade de vezes que um mesmo dado apareceu no conjunto. De forma bem simples, para encontrar a frequência absoluta de um determinado resultado, basta contar quantas vezes ele se repetiu.

Qual é a fórmula para calcular a amplitude da onda?

Para calcular a amplitude de uma onda devemos medir a distância que vai do seu eixo central até o seu ponto mais elevado (crista da onda).

Quanto maior a frequência maior a amplitude?

Quanto maior a amplitude de uma onda, maior o seu comprimento de onda e menor sua frequência.

Quais as fórmulas de ondas?

Fórmulas da ondulatória
  • T=∆tn.
  • v=λT.
  • v=√Fm.

Qual é a onda com mais frequência?

Raios gama: são as ondas eletromagnéticas de maior frequência em todo o espectro eletromagnético, podem ser obtidas em reações nucleares e durante a aniquilação de pares (quando há contato entre matéria e antimatéria).

Quais são os 4 tipos de ondas?

Onda: é qualquer sinal que se transmite de um ponto para outro de um meio com velocidade definida (sem que haja transporte direto de matéria entre esses dois pontos). Tipos de ondas: ondas mecânicas (leis de Newton), ondas eletromagnéticas (equações de Maxwell), ondas de matéria (equação de Schrödinger).

O que é a amplitude de uma onda?

A amplitude de oscilação de uma onda é a distância máxima entre o ponto de vibração da onda e o seu eixo de equilíbrio.

Como se faz a amplitude?

Em outras palavras, para encontrar a amplitude de uma lista de números, basta subtrair o menor elemento do maior. No exemplo dado acima, existem duas amplitudes a serem avaliadas: a do primeiro e a do segundo aluno. O primeiro aluno tem 8 como maior nota e 6 como menor. A amplitude de suas notas foi: 8 – 6 = 2.

O que é amplitude em física?

Em física, no fenómeno da oscilação, a amplitude consiste no deslocamento máximo de um sistema oscilante, como por exemplo no caso de pêndulo. A amplitude é uma das principais características de uma onda e é a diferença máxima da grandeza que sofre a vibração desde o seu valor médio.

O que significa maior frequência?

Quanto mais ciclos ocorrerem por segundo, maior a frequência. Exemplo: quando se diz que uma corrente alternada tem uma frequência de 5 Hz (ver diagrama abaixo), isso indica que a sua forma de onda se repete 5 vezes em 1 segundo.

O que significa frequência física?

Em física, a frequência consiste no número de ocorrências por unidade de tempo. Refere-se normalmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica ou a posição de um corpo suspenso através de uma mola elástica. A unidade SI de frequência é o hertz (Hz), que equivale a um ciclo por segundo.

O que é a frequência Hz?

O termo “Hertz” (Hz) é uma unidade de medida usada para descrever a frequência de um fenômeno periódico. A frequência é uma medida da quantidade de vezes que um evento se repete em um determinado período de tempo.

Como calcular o período é a frequência de uma onda?

Como o período pode ser obtido pela divisão do tempo decorrido pelo número de ciclos completados nesse tempo, e a frequência pode ser obtida pela divisão do número de ciclos completados pelo tempo necessário para completar esses ciclos, então, o período nada mais é que o inverso da frequência, e vice-versa.

Qual é a relação entre frequência e período de uma onda?

A freqüência de uma onda é a freqüência de vibração da fonte que a produziu. período (T): tempo necessário para completar uma vibração, ou seja, para obter-se uma oscilação completa. O período é o inverso da freqüência e vice-versa. Na figura ao lado podemos verificar ondas com diferentes comprimentos de onda.

Qual é o período de uma onda que tem frequência de 10?

f = 1/(0.1) = 10 Hz, ou seja, ela vai completar 10 oscilações em um segundo (10 Hz) Se uma fonte oscila a cada 5 segundos, seu período é 5 segundos, e portanto sua frequência é: f = 1/5 = 0.2 Hz.

O que significa a frequência acumulada?

Podemos definir frequência acumulada como sendo a frequência total de todos os valores inferiores ao limite superior de um dado intervalo de categoria. Por exemplo: com base na tabela apresentada acima, temos que a frequência acumulada até a categoria 40 é: 1+5+8=14.

Qual a diferença entre frequência e comprimento de onda?

Frequência (f): é o número de vezes que esse comprimento de onda se repete no intervalo de um segundo. Comprimento de onda: é a distância entre o início e o fim de dois vales ou cristas consecutivas.

O que são ondas Cite exemplos?

Ondas são perturbações em um meio que, ao atingirem um obstáculo ou serem atingidas por determinada frequência, apresentam diferentes fenômenos ondulatórios. As ondas do mar são exemplos de ondas mecânicas, uma das classificações das ondas.

Artigo anterior
É possível a supressão do pagamento do adicional de insalubridade sem ofender o direito adquirido?
Artigo seguinte
Faz mal tomar muito limão?