É permitido a cobrança de tributos em relação a fatos geradores anteriores ao início da vigência da lei?

Perguntado por: Carlos Marco Pinto de Esteves  |  Última atualização: 13. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

É vedado cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado. É vedado instituir ou cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

É vedado aos Estados cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado?

É vedada a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro (ano) e antes de decorridos noventa dias em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. ... É vedada a utilização do tributo com efeito de confisco, impedindo que o Estado, com o pretexto de cobrar tributo, se aposse dos bens do contribuinte.

Quando a lei tributária pode retroagir?

5. O art. 106, II, c, do CTN, estabelece que a lei tributária deve retroagir quando cominar penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prática, razão pela qual há que ser reduzida a sanção, nos termos do superveniente Decreto 27.487/2004.

Quando entra em vigor a lei que cria ou aumenta tributos?

1o Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

É vedado a cobrança no mesmo exercício financeiro e antes de noventa dias da data da publicação da lei que os instituiu ou aumentou aos seguintes tributos?

O princípio da anterioridade tributária disciplina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios estão proibidos de cobrar qualquer tributo no mesmo exercício financeiro[3] ou antes de noventa dias da data de publicação da lei que os institui ou aumenta.

QUAIS SÃO OS FATOS GERADORES QUE INCIDEM A COBRANÇA DO ICMS | DIREITO TRIBUTÁRIO

15 questões relacionadas encontradas

É vedado cobrar tributos antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou?

Segundo o princípio, é vedado a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. O princípio exige que a lei que cria ou aumenta um tributo só venha a incidir sobre fatos ocorridos no exercício subsecutivo ao de sua entrada em vigor.

Pode ser instituído ou aumentado no mesmo exercício financeiro em que foi publicada a lei que o instituiu ou aumentou?

só podem ser aumentados ou instituídos por força do princípio constitucional da anterioridade, no exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei que os aumentou ou instituiu. só podem ser aumentados ou instituídos no prazo de 90 (noventa) dias contados da data da lei que os aumentou ou instituiu.

Quando o Imposto de Renda entra em vigor?

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto de Reforma Tributária do Imposto de Renda (Projeto de Lei 2.337/21) será discutido no Senado, mas com expectativa de definição só em 2022.

Quando se aplica a legislação tributária?

A legislação tributária aplica-se imediatamente aos fatos geradores futuros e aos pendentes, assim entendidos aqueles cuja ocorrência tenha tido início mas não esteja completa nos termos do art. 116". Este artigo determina a quais fatos geradores se aplica a lei em vigência.

Quando os supracitados tributos majorados poderão ser cobrados?

Vigorou a anterioridade ano-calendário (somente poderia ser cobrado o tributo em um exercício social se fosse instituído ou majorado no período entre 1o de janeiro até 3 de dezembro do ano anterior) , com suas exceções, bem como a anterioridade nonagesimal.

Seria possível norma retroativa para reduzir a alíquota de tributo cujo fato gerador já ocorreu?

150 da Constituição Federal, em que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado, ou seja, pode-se dizer que, em regra geral, a lei não deve retroagir.

O que é o princípio da irretroatividade tributária?

Pelo princípio da irretroatividade tributária a lei deve abranger fatos geradores posteriores à sua edição, ou seja, não pode retroceder para abarcar situações pretéritas. Portanto, será aplicada a lei vigente no momento do fato gerador.

Quando extinguir tributo a lei tributária pode ser aplicada a fato anterior à sua vigência?

O emprego da analogia pode resultar na exigência de tributo. ... A lei tributária é aplicada a fato anterior à sua vigência quando extinguir tributo, pois vem em benefício do contribuinte.

Como regra geral podem ser cobrados no mesmo exercício em que tenha sido publicada a lei que os tenham instituídos ou aumentados?

Pelo princípio da anterioridade nenhum tributo poderá ser cobrado no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que instituiu ou aumentou, levando em consideração o princípio constitucional pelo qual “não há crime sem lei anterior que defina, em cena sem prévia cominação penal (CF, Art, 5° ,XXXIX).

O que é o princípio da proibição de tributo com efeito de confisco?

O princípio constitucional da vedação ao confisco preconiza que é vedada a utilização do tributo com efeito de confisco, ou seja, ao Estado é imposto um impedimento, para que diante do argumento de cobrar tributo, não se aposse indevidamente de bens dos contribuintes.

É possível tratar de maneira desigual contribuintes?

é vedado aos entes tributantes instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida”. Portanto a lei tributária deve ser igual para todos e a todos deve ser aplicada com igualdade.

O que é a legislação tributária?

96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

Como deve ser interpretada a legislação tributária?

Apesar de algumas especificidades, o direito tributário deve ser interpretado como qualquer outro ramo do direito, isto é, deve-se aplicar subsidiariamente as normas do direito civil, os princípios gerais do direito e princípios gerais próprios do direito tributário.

Quais as hipóteses em que a lei n 5.172 66 prevê a interpretação literal da legislação tributária?

111 do Código Tributário Nacional (CTN), a saber: “Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre: I - suspensão ou exclusão do crédito tributário; II - outorga de isenção; III - dispensa do cumprimento de obrigações tributárias acessórias.” Afinal, pode-se ainda falar no emprego de um método ...

Quando começa o Imposto de Renda 2021?

O primeiro lote está previsto para 31 de maio. Os demais lotes serão pagos nos dias 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Quando começa a valer a nova tabela do Imposto de Renda?

Se aprovado como está, o PL 2337/21 valerá a partir de 1º de janeiro de 2022 com uma nova tabela de Imposto de Renda da Pessoa Física. O reajuste do valor isento seria de até 31% na primeira faixa de isenção, o maior desde 1995, de acordo com o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto.

Quem precisa declarar Imposto de Renda 2021?

É obrigado a enviar a declaração do IR em 2021 o contribuinte que, em 2020, se encaixar em uma das seguintes situações: Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70. Teve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil, o que inclui FGTS e seguro-desemprego.

São tributos que excepcionam a regra da anterioridade?

Porém, a própria Constituição Federal excepciona os dois princípios da seguinte forma: A anterioridade anual não se aplica ao II, IE, IOF, IPI, Imposto Extraordinário, Empréstimo Compulsório de Guerra, Cide-Combustível, ICMS-Combustível e Contribuições da Seguridade Social.

Qual é o princípio que define que a instituição ou majoração tributária somente terá efeito após 90 noventa dias de publicação em Diário Oficial da respectiva legislação?

O princípio da Anterioridade Nonagesimal determina que o fisco só pode exigir um tributo instituído ou majorado decorridos 90 dias de da data em que foi publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Ele está disposto no item “c”, do inciso III, do art. 150, da CF.

É vedado ao Distrito Federal cobrar IPTU no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o aumentou?

É vedado aos Municípios cobrar IPTU no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o aumentou. Não compete à União, em qualquer hipótese, instituir imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

Artigo anterior
Quantas vezes a Sodimac parcela?
Artigo seguinte
Como faço para selecionar tudo no Word?