E obrigado pagar o ITCMD?

Perguntado por: César Fábio Santos  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

Quem deve pagar o ITCMD? O responsável pelo pagamento do tributo é quem está recebendo o bem ou direito. Logo, no caso de uma herança, é o herdeiro (ou legatário) quem deve fazer o recolhimento do ITCMD. Se houver mais de um herdeiro, cada um pagará o imposto de acordo com o valor do patrimônio recebido.

O que acontece se eu não pagar o ITCMD?

Adiar a sucessão ou inventário pode causar transtornos e problemas para os envolvidos, na medida em que oportunidades de venda de imóveis são perdidas, passa a ser devida a multa e os juros decorrentes do não pagamento do ITCMD no prazo legal, pode haver problema na administração de bens, dentre tantos outros.

Tem como ficar isento do ITCMD?

Nas transmissões em razão de óbito, há isenção do ITCMD nos seguintes casos: 1 – Imóvel de residência, urbano ou rural, cujo valor não ultrapassar 5.000 (cinco mil) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESPs e os familiares beneficiados nele residam e não tenham outro imóvel. Em 2021 o valor da UFESP é R$ 29,09.

Quem é obrigado a declarar ITCMD?

Quando deve ser feita a declaração do ITCMD? Quando ocorrer a transmissão de bens ou direitos por herança ou doação. Por exemplo, se você receber dinheiro, carro, apartamento ou outros bens, você precisa fazer a declaração do ITCMD.

Como se livrar do ITCMD?

Algumas dicas para pagar menos ou evitar o ITCMD:
  1. Fazer doações um pouco abaixo do limite de isenção, parceladamente e em anos distintos;
  2. Se a alíquota de doação no seu estado for menor que a de herança, você pode antecipar a herança em forma de doação;
  3. Integralizar o patrimônio em uma holding familiar.

ITCMD - QUEM DEVE PAGAR E QUEM ESTÁ ISENTO DO PAGAMENTO?

41 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo prescreve o ITCMD?

É nesse momento que o contribuinte passa a ser proprietário do bem e, portanto, deverá declarar ao Fisco e pagar o tributo correspondente. No primeiro dia do ano seguinte, começa a contar o prazo de cinco anos para o Fisco cobrar o imposto, caso o novo proprietário não declare a operação.

O que fazer quando herdeiros não tem dinheiro para pagar ITCMD?

Se os herdeiros não tiverem dinheiro para pagar o tributo, podem usar o dinheiro do próprio falecido, o autor da herança, se ele tiver. Se não houver, podem tentar a venda de algum bem para arcar com as despesas.

Quem paga o ITCMD tem que pagar o ITBI?

2 – Quem paga essas taxas? Geralmente, quem está adquirindo um imóvel (ITBI) e o herdeiro ou pessoa para quem o imóvel foi doado (ITCMD) deve arcar com os custos dos tributos.

O que vem depois do pagamento do ITCMD?

Você deve finalizar a declaração para gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), que pode ser pago nos bancos autorizados ou por PIX. Os bens só poderão ser transferidos aos herdeiros após o pagamento total do imposto.

Quem paga ITCMD paga imposto de renda?

ITCMD no Imposto de Renda

Stuppiello aponta que, a rigor, o pagamento do ITCMD dispensa o pagamento de IR sobre bens recebidos por herança e doação.

Qual o valor da multa do ITCMD?

Cita também a Lei nº 10.705/2000, que prevê que, se o inventário (ou arrolamento) não for requerido dentro do prazo de 60 (sessenta) dias da abertura da sucessão, o ITCMD será calculado com acréscimo de multa equivalente a 10 % do valor do imposto; e se o atraso exceder a 180 dias, a multa será de 20%.

Como fazer o pedido de parcelamento do ITCMD?

​1) Acessar o sistema Conta Fiscal de Parcelamento do ITCMD; ​​O acesso deve ser realizado pelo próprio contribuinte, utilizando a sua senha do programa Nota Fiscal Paulista ou seu certificado digital. 3) Emitir a DARE da primeira parcela e efetuar o pagamento.

Qual o limite de idade para fazer doação de bens?

Doação de Bens

Um mito comum é a crença de que pessoas com mais de 70 anos não podem doar ou vender seus bens sem a aprovação dos herdeiros. Isso não é verdade. A idade, por si só, não é um fator determinante para a validade de uma doação de bens. O que realmente importa é a capacidade mental do doador.

O que acontece se eu não fizer inventário?

De forma geral, na ausência do inventário, todos os herdeiros não podem vender, doar, alugar, transferir ou formalizar qualquer tipo negócio que envolva os bens da pessoa falecida.

Pode parcelar o pagamento do ITCMD?

OBSERVAÇÕES: - O débito fiscal relativo à transmissão “causa mortis” ou doação poderá ser recolhido em até 12 (doze) prestações mensais e consecutivas. - Os valores das parcelas não poderão ser inferiores a 30 (trinta) UFESPs e o acréscimo financeiro será o aplicável ao parcelamento do ICMS.

Pode pagar o ITCMD depois do inventário?

Os herdeiros continuarão obrigados a efetuar o pagamento do ITCMD. A diferença é o momento que esse pagamento deverá ser feito. A partir de agora, o imposto será recolhido após o fim do processo judicial.

Como pedir reembolso do ITCMD?

1 - Acessar o site da SEFAZ, e clicar no arquivo, ITCMD – Modelo de Requerimento de Restituição, ou CLICANDO AQUI. 2 - A documentação deverá ser enviada à Agência da Receita Estadual via e-Docs, conforme procedimentos descritos no endereço https://guiadeservicos.es.gov.br/Servicos/Detalhes/2604 ou CLICANDO AQUI.

É possível parcelar o ITCMD no inventário extrajudicial?

SIM - pode ser possível o parcelamento sim e, por óbvio, devendo ser observadas as regras estaduais aplicáveis ao caso concreto. É bom frisar que o ITD (ou ITCMD, como queira) é imposto de competência Estadual, devido por ocasião da transmissão causa mortis, devendo ser recolhido pelos herdeiros.

Quem tem direito a 50% de desconto no ITBI?

De fato, na aquisição do primeiro imóvel todo comprador tem o direito a desconto correspondente a 50% (cinquenta por cento) das taxas de registro de escritura perante o cartório.

Qual a diferença entre ITCD e ITCMD?

O que é o ITCMD? O ITCMD é um imposto estadual que incide sobre a transmissão não onerosa de bens e direitos a título de herança (causa mortis) ou doações (inter vivos). Em algumas localidades, o imposto apresenta variações no nome, sendo chamado também de ITCD, ICD ou ITD, e também nas alíquotas e regras de isenção.

Como funciona o pagamento do ITCMD?

O ITCMD, sigla para como Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, é um imposto de competência estadual aplicado sobre doações, transmissões de bens e demais tipos de distribuições não onerosas — como ocorre em um processo de herança, por exemplo.

Qual a melhor maneira de deixar herança para pagar menos impostos?

A redução do imposto sobre a herança pode ser obtida por meio da doação das cotas ou ações da holding familiar aos sucessores, aproveitando as isenções e benefícios fiscais previstos na legislação.

Precisa da assinatura de todos os herdeiros?

Sim, todos os herdeiros precisam assinar o inventário. Essa etapa é fundamental para assegurar a legalidade e a transparência na transferência dos bens do falecido.

Quantas vezes pode ser parcelado o ITCMD?

Os débitos podem ser parcelados em até 12 vezes, observando o valor mínimo por parcela de R$ 828,30 (30 UFESPs).

Quando começou a ser cobrado o ITCMD?

O ITCMD-Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos deve ser pago por quem recebe bens ou direitos, por herança ou doação a partir de 01/01/2001.

Artigo anterior
Como se chama boneco de teste?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre conexão e continência?