É normal o dente doer durante o tratamento de canal?

Perguntado por: Leonardo Filipe de Valente  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

O tratamento de canal é um procedimento delicado e, por isso, é comum que o paciente sinta dores após o procedimento. Claro que isso não acontece em todos os casos, mas, quando há o risco, o dentista prescreve os medicamentos necessários para diminuir o desconforto.

Porque um dente que foi feito canal dói?

Quando o dente com canal tratado tem uma lesão de cárie, a dor pode ocorrer devido a uma nova infecção do interior do canal, o que ocorre quando a situação já está em grau avançado de infecção (diferente dos dentes que não passaram por tratamento de canal, em que a dor ocasionada pela lesão de cárie é ocasionada por ...

Quanto tempo o dente fica dolorido depois do canal?

“Essas dores ocorrem como consequência do próprio procedimento que é delicado e, normalmente, cessam após 2 ou 3 dias”, comenta. A dentista alerta que caso esse sintoma de dor persista, é importante que esse paciente consulte o profissional que realizou o procedimento operatório para avaliar seu quadro.

Como fazer tratamento de canal sem dor?

A técnica intraóssea consiste em realizar uma pequena perfuração - do calibre de uma agulha - no osso adjacente ao dente a ser tratado. Para isso, inicialmente é realizada uma anestesia no local e, na sequência, após realizar a perfuração, injeta-se a solução anestésica próxima às raízes do dente inflamado.

O que pode dar errado no tratamento de canal?

Quando algo dá errado

“O insucesso do tratamento de canal ocorre basicamente por quatro motivos: profissional não capacitado, anatomia complexa, bactérias super resistentes e fratura da raiz”, diz Martinelli.

Dor de dente após o tratamento de canal. Como resolver?

28 questões relacionadas encontradas

Qual os sintomas de um canal mal feito?

8 consequências de um tratamento de canal mal feito
  • Dor/incômodo. ...
  • Uso excessivo e desnecessário de medicamento. ...
  • Desgaste emocional. ...
  • Perda da restauração. ...
  • Custo com retratamento de canal. ...
  • Possível apicectomia (cirurgia) ...
  • Extração de dente. ...
  • Necessidade de fazer um implante.

Como saber se o canal está infeccionado?

Sensibilidade a temperaturas quentes e frias. Dor pulsátil. Sensibilidade ao mastigar. Dor irradiada para outros dentes.

Tem como fazer canal sem dor?

As novas técnicas de aplicação de anestesia garantem um tratamento de canal sem dor. Lembrando que a dor não é causada pelo tratamento de canal em si, mas sim pela inflamação da polpa não tratada. A anestesia local adormece o nervo e facilita o acesso aos canais de forma mais precisa, rápida e segura.

Dá para fazer canal sem anestesia?

Depende. Geralmente voce faz o tratamento justamente porque o dente esta c infeccao ou abcesso e nao so um processo inflamatorio. Nesse caso ele ja esta morto e nao ha necessidade de anestesia. Pode ocorrer de uma das raizes ainda estar com a polpa viva, pricipalmente se é uma infeccao recente.

O que fazer antes do canal no dente?

Antes do preenchimento, o dentista ainda pode solicitar algumas radiografias com o objetivo de averiguar se todo material infectado de fato foi removido.

Quanto tempo leva para curar um canal?

8 – Quanto tempo demora para sarar um canal? É esperado que em poucos dias, normalmente a partir de 3 dias, haja melhora dos sintomas. A duração depende da extensão da lesão no dente. Em alguns casos, a recuperação pode demorar mais ou menos.

Qual remédio tomar depois de fazer canal?

Sim, após as sessões de canal, na maioria das vezes receitamos antinflamatório (no caso o cimelide ou nimesulida) e analgésico. Geralmente eu receito por 3 dias, em caso de dor.

O que é melhor extrair o dente ou fazer canal?

Quando você recebe o diagnóstico de que precisa de um tratamento de canal, pode pensar: “É muito caro. Prefiro extrair o dente e resolver isso logo”. Porém, um tratamento de canal tem um custo mais baixo e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca.

O que dói mais extração ou canal?

A extração só é indicada se o dente não tiver estrutura para ser reabilitado. Nenhum dos procedimentos é doloroso pois ambos são realizados com o uso de anestésicos.

Qual anestesia é usada no tratamento de canal?

O procedimento do “canal” dói? Todo tratamento desde a primeira sessão é feito com anestesia local, ou seja, não se sente dor devido a uma boa analgesia.

Faz medo Fazer canal?

Provavelmente você já sentiu ou conhece alguém que tenha medo de tratar o canal. Essa falsa imagem que o procedimento carrega está presente há muito tempo, por temerem realizar o procedimento e sentir muita dor. Mas a sua função é a de restaurar e preservar seu dente, evitando que se desenvolvam problemas mais graves.

Como perder o medo de fazer canal no dente?

O mais importante é realizar acompanhamento periódico com o seu dentista, escovar bem os dentes, não esquecendo do fio dental e enxaguantes bucais, a fim de prevenir o surgimento de cáries e outros problemas que podem afetar a saúde da nossa boca.

O que acontece se não fazer canal no dente?

As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.

Como saber se o canal do dente está inflamado?

Sintomas a serem observados
  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

Quais os sintomas de bactéria no dente?

Sinais e sintomas
  • Dor latejante no dente, maxilares ou pescoço.
  • Inchaço na bochecha.
  • Sensibilidade ao contato com frio ou calor.
  • Sensibilidade causada por pressão.
  • Febre.
  • Inchaço dos linfonodos no pescoço.

Como é a dor de um canal?

Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.

Pode arrancar o dente ao invés de fazer canal?

Pode sim. O tratamento de canal não é uma contra-indicação para exodontia, porém o tratamento de canal é realizado com o objetivo de evitar a exodontia.

Qual o valor médio de um canal?

Quanto custa um tratamento de canal? Outra preocupação comum entre os pacientes é o custo do tratamento de canal. “Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr. André.

Qual melhor antiinflamatório para canal de dente?

Naproxeno. O naproxeno, assim como o ibuprofeno, é um anti-inflamatório que tem ação analgésica, que age diminuindo a dor de dente.

Precisa tomar antibiótico para tratamento de canal?

Quando um canal está infeccionado, não adianta tomar antibióticos; isso pode até piorar o quadro! Você deve ir ao seu dentista de confiança e permitir que ele execute o tratamento adequado. Às vezes, ocorre uma infecção e morte da polpa sem que haja nenhuma dor.

Artigo anterior
Como fazer um bom arquivo de documentos?
Artigo seguinte
O que acontece se o iPhone parar de atualizar?