Como é o funcionamento de um indutor?

Perguntado por: Fernando Mauro Barbosa de Branco  |  Última atualização: 17. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (48 avaliações)

Indutores são amplamente utilizados para proteção de motores elétricos. Eles diminuem os surtos ou picos de corrente, armazenando temporariamente energia em um campo eletromagnético e, em seguida, liberando-a de volta para o circuito.

Como é o funcionamento do indutor?

Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas frequências.

Qual é o princípio básico de funcionamento de um indutor?

NOÇÕES BÁSICAS DE INDUTÂNCIA

Como resultado do campo magnético associado ao fluxo de corrente, os indutores geram uma tensão oposta proporcional à taxa de variação da corrente em um circuito. A indutância é causada pelo campo magnético gerado por correntes elétricas fluindo dentro de um circuito elétrico.

Como os indutores armazenam energia elétrica?

O indutor armazena energia na forma de campo magnético. eletroímãs, relés, motores, transformadores etc. A Indutância de um indutor é a medida da sua capacidade de auto-induzir, ou seja, de produzir uma tensão entre seus terminais quando a sua corrente varia.

Como o indutor se comporta em corrente contínua?

Já um indutor, que possui resistência interna baixa, ao passar uma corrente contínua, irá se comportar como um curto-circuito, ou seja, praticamente toda corrente será transferida. Porém, em circuitos de corrente alternada o comportamento desses elementos serão diferentes.

INDUTOR - o que é e para que serve? experiência prática!

39 questões relacionadas encontradas

Por que o indutor atrasa a corrente?

No indutor, a reatância XL surge devido à auto-indução, que se opõe às variações da corrente. Como conseqüência, a reatância indutiva atrasa a corrente em relação à tensão. Quanto mais brusca for a variação da corrente, maior é a reatância XL. A tensão se propaga instantaneamente, mas a corrente se atrasa!

Como funciona um indutor em corrente alternada?

O indutor é um dispositivo que armazena energia através de um campo magnético. Ao aplicar uma corrente alternada na bobina do indutor, vai induzir um fluxo magnético variável no núcleo do indutor. A indutância é a anergia armazenada pelo campo magnético do indutor (SADIKU et al., 2014).

Onde são usados os indutores?

Este componente é usado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais, para armazenar energia através de um campo magnético. Indutores são usados para impedir variações de corrente elétrica, para formar um transformador e também em filtros que excluem sinais em alta frequência, os filtros do tipo passa baixa.

Qual a função dos capacitores e indutores?

Enquanto o resistor sempre se opõe à passagem da corrente, o indutor é um dispositivo elétrico que se opõe apenas às variações bruscas de corrente; já o capacitor é um dispositivo que se opõe apenas às variações bruscas de tensão como também serve como elemento de armazenamento de carga.

Porque o indutor e L?

Indutância é a grandeza física associada aos indutores. Simbolizada pela letra L e medida em H (henry), ela representa a tensão induzida pela variação da corrente que a atravessa. Seu símbolo em esquemas e diagramas elétricos é um fio helicoidal.

Como identificar um indutor?

Alguns indutores vêm marcados com 3 ou 4 dígitos para designar seu valor de indutância. Os dois primeiros dígitos representam o número significativo e, o terceiro dígito é o multiplicador, como potência de 10. Em outros indutores há a letra R, que representa o ponto decimal.

Qual é a diferença entre induzido e indutor?

O condutor que está eletrizado é chamado indutor, ou influenciante; o condutor que se eletrizou é chamado induzido ou influenciado.

Quais tipos de indutores?

Tipos de indutores – Núcleo de ferro, laminado, toroidal, ar e de ferrite!

O que o indutor armazena?

É um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. Os indutores também são chamados de bobinas, normalmente são pedaços de fio enrolados na forma de espiral.

Qual o conceito de indutor?

Os indutores ou indutâncias também são conhecidos como bobines de indução. Uma indutância é um dispositivo elétrico que produz um fluxo magnético quando percorrido por uma corrente elétrica.

O que é tensão do indutor?

Qual é a tensão sobre o indutor? Isso nos diz que a tensão sobre o indutor é proporcional à taxa de variação da corrente através do indutor. Uma vez que a fonte de corrente fornece uma corrente constante, a taxa de variação, ou inclinação, da corrente é ‍ .

Qual é a diferença entre um capacitor é um indutor?

A capacitância equivalente de N capacitores ligados em série é o inverso da soma dos inversos de suas capacitâncias individuais. Indutor é um elemento passivo projetado para armazenar energia em seu campo magnético.

Quais são os 3 tipos de capacitores?

Alguns dos tipos de capacitores mais comuns são:
  • Capacitor eletrolítico. Sendo um dos mais utilizados, os capacitores eletrolíticos se tornaram também o tipo mais conhecido pelos profissionais da área. ...
  • Capacitor variável. ...
  • Capacitor de cerâmica. ...
  • Capacitor de tântalo. ...
  • Capacitor de poliéster.

Quanto maior a indutância?

Quanto maior a indutância, maior será a quantidade de fluxo magnético gerada. Isso significa que uma bobina com alta indutância pode armazenar mais energia em seu campo magnético do que uma bobina com baixa indutância.

Para que serve o indutor na fonte chaveada?

Nas três configurações, o indutor atua como elemento de armazenamento temporário da energia vinda da fonte de entrada. A energia armazenada no indutor é posteriormente transferida para a carga de saída.

O que é um indutor ideal?

-Para Indutor ideal a resistência é nula, ou seja, não dissipa energia, só armazena. Circuitos em que há transição entre um estado inicial e um estado final de energia nos elementos passivos, devido a alterações de configuração do circuito.

O que o indutor atrasa?

O indutor atrasa a corrente em relação à tensão, conforme pode ser visto pela ilustração abaixo: Figura 7 – Tensão e corrente em um indutor. Assim como num circuito puramente capacitivo, no indutivo não há dissipação de potência ativa.

Qual é o símbolo do indutor?

O indutor, cujo símbolo é L, é representado de maneira esquemática por: L é o parâmetro e é chamado de indutância.

Como saber se o circuito e indutivo ou capacitivo?

O circuito pode ser considerado indutivo quando a tensão esta atrasada em relação a corrente. Em um circuito RLC isso ocorre quando a reatância indutiva é maior que a reatância capacitiva. Em um circuito não há a ação da reatância capacitiva temos que a tensão está 90° adiantada em relação a corrente.

Quais são as 5 grandezas elétricas?

Conceitos Básicos de Elétrica – as grandezas elétricas básicas
  • Potência Elétrica – Watt/Watts – W.
  • Tensão Elétrica – Volt/Volts – V.
  • Corrente Elétrica – Ampere/Amperes – A.

Artigo anterior
O que quer dizer AM e PM?
Artigo seguinte
Como funciona o armazém da Amazon?