Quais são gratificações legais?

Perguntado por: Daniela Verónica Soares Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

As gratificações são benefícios, são “agrados” que o empregador fornece ao empregado, podendo ser ajustadas entre as partes ou obrigatórias, previstas em lei. As gratificações que irão englobar o salário são as gratificações legais, como a gratificação natalina, que nada mais é do que o famoso 13º salário.

Quais gratificações não integram o salário?

A 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão proferida no processo TST-RR-20698-18.2019.5.04.0004, definiu que a gratificação de função, mesmo se paga por mais de 10 anos, não incorpora ao salário do empregado.

O que é gratificação legal CLT?

A gratificação salarial é um benefício financeiro extra oferecido pelo empregador, uma recompensa paga além do salário por um cargo de confiança, um trabalho bem desempenhado, por tempo de serviço e também em ocasiões festivas, como o natal.

O que são gratificações pagas aos funcionários?

A gratificação salarial é um benefício extra e não obrigatório pago pela empresa ao colaborador. É um reconhecimento ao desempenho do funcionário, ou seja, uma maneira de agradecer pelo seu tempo de casa, seus resultados e esforços oferecidos ao negócio.

Qual a natureza da gratificação legal?

No âmbito do direito do trabalho, em regra, a gratificação caracteriza-se como uma forma de agradecimento ou reconhecimento pelos serviços prestados pelo empregado (metas) ou como recompensa pelo respectivo tempo de serviço na empresa.

Remuneração e Salário - Parcelas Integrantes do Salário

27 questões relacionadas encontradas

Qual a natureza da Gratificação Natalina?

A Gratificação Natalina possui natureza salarial, integrando, portanto, o Salário-de-Contribuição em Jurisprudência.

Qual é a natureza jurídica da gorjeta?

762) afirma que a natureza jurídica da gorjeta é de gratificação, sendo paga por terceiro ao empregador, em decorrência do serviço prestado pelo trabalhador.

Quando a gratificação incorpora ao salário?

Qual o prazo mínimo para que a incorporação seja garantida? Segundo a Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, o período de uma década recebendo a gratificação é suficiente para garantir a sua incorporação no salário do trabalhador.

Pode retirar gratificação de funcionário?

Irredutibilidade de gratificações

A CLT proíbe a redução do salário e qualquer mudança contratual que prejudique o trabalhador. Gratificações salariais que tem caráter permanente não podem ser retiradas do salário.

O que são as gratificações?

A gratificação/bonificação nada mais é do que um pagamento feito por liberalidade do empregador, como meio de agradecer ou reconhecer os serviços prestados pelo empregado.

O que diz o artigo 457 da CLT?

457 da CLT estabelecia que integravam o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagem e abonos pagos pelo empregador, com exceção da ajuda de custo e das diárias para viagem que não excedessem de 50% do salário percebido pelo empregado ...

Qual a diferença entre bônus e gratificação?

Conforme a CLT, o empregador pode pagar para o empregado um valor como se fosse uma gorjeta de agradecimento ou bônus pelo seu esforço na empresa. No entanto, os termos bonificação e gratificação salarial não têm diferenças na prática, porém a nomenclatura usada depende de cada organização, pois ambas são aceitas.

Quem pode receber gratificação?

É possível a criação de gratificações para compensar servidores efetivos pelo desempenho de atividades em regime de dedicação em tempo integral e pelo exercício de chefia de grupos de trabalho, na forma de percentual sobre os vencimentos do servidor.

O que integra o salário base?

O que compõe o salário base? O salário base é composto por uma verba fixa que normalmente é definida por um piso salarial da categoria. Esse valor que compõe o salário base de cada categoria é advindo de uma lei estadual ou municipal ou por meio de convenções ou acordos coletivos.

O que é gratificações ajustadas?

De acordo com a jurisprudência, o conceito de gratificação ajustada compreende os valores contratualmente acordados e aqueles pagos habitualmente, como, por exemplo, os bônus anuais.

O que integra o salário de contribuição?

PARCELAS QUE INTEGRAM O SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO. Compreendem na remuneração do empregado, o seu salário fixo e também os valores que receber como contraprestação do serviço, tais como gorjeta, gratificações legais e comissões pagas pelo empregador (art. 457 da CLT).

Que é gratificação de função e pode ser retirada?

Gratificação salarial de função de confiança: O que diz a lei e quais as possibilidades? Aquele valor adicional pago ao ocupante de cargo de função é considerado como parcela salarial. Seu pagamento decorre das atividades de maior grau de complexidade realizadas. O pagamento dela segundo a CLT pode ser retirado.

Pode reduzir gratificação?

IMPOSSIBILIDADE. Nos termos da Súmula 372, II, do TST: "Mantido o empregado no exercício da função comissionada, não pode o empregador reduzir o valor da gratificação".

Pode tirar cargo de confiança?

O empregador pode tirar o empregado do cargo de confiança e, consequentemente este passar a ganhar menos? Sim. O fato de o empregador remover o empregado do cargo de confiança não é considerada alteração do contrato de trabalho, pois faz parte dos poderes do empregador escolher os empregados para gerenciar a empresa.

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Quem recebe gratificação de função tem direito a horas extras?

De acordo com o verbete, a gratificação já remunera as duas horas extraordinárias excedentes às seis de trabalho. Contudo, se a gratificação for inferior a 1/3, a sétima e a oitava horas são devidas como extras.

Qual a natureza jurídica da comissão?

Conceito. Entende-se por comissão, a contraprestação paga pelo empregador ao empregado, decorrente de uma atividade executada pelo trabalhador, no âmbito da relação de emprego, cujo resultado proveniente destas atividades, enseja em pagamento proporcional, em favor do obreiro.

Quais são as verbas de natureza salarial?

Exemplos de verbas de natureza salarial
  • Função -Adicional de função – salarial.
  • Insalubridade -Adicional de insalubridade – salarial.
  • Periculosidade -Adicional de periculosidade – salarial.
  • Transferência – Adicional de transferência – salarial.
  • Trabalho noturno – Adicional noturno – salarial.

O que é de natureza salarial?

São parcelas de natureza salarial aquelas pagas em retribuição aos serviços prestados pelo trabalhador, seja pelo empregador, em forma de salário base e seus complementos, seja por terceiros, como gorjetas.

Qual a natureza do 13 salário?

- A GRATIFICAÇÃO NATALINA, TAMBÉM CHAMADA DE DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO, TEM NATUREZA SALARIAL E, COMO TAL, INTEGRA O SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO.

Artigo anterior
Quanto que rende 29 milhões na poupança?
Artigo seguinte
Qual é a câmera do A31?