É mas também ou mais também?
Perguntado por: Carolina Isabela Figueiredo | Última atualização: 19. März 2022Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)
Estas duas palavras - mas e mais - existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Mas é usado, principalmente, com sentido de porém, todavia, contudo. Mais indica, principalmente, o aumento da quantidade, sendo antônima de menos.
É correto dizer Mas também?
mas também» tem um valor apenas de adição, ou se podemos considerar que, embora estabelecendo relação entre dois termos de idêntica função, lhes acrecenta um valor também contrastivo. Obrigada. Não só... mas também, não só...
O que quer dizer mas também?
Indica adição; e até (geralmente antecedido por não só).
O que substitui Mas também?
6 mas, porém, todavia, contudo. Exemplo: Ontem ele não estudou, também hoje passou o dia estudando.
Como usar a expressão e também?
Normalmente, este advérbio é utilizado para expressar a ideia de comparação, equivalência ou similitude. Exemplo: “Tu não foste ao cinema comigo e eu também não irei ao teatro contigo”.
Parangolé | Amor e Ousadia (Clipe Oficial)
Como uso a vírgula com o também?
A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.
Como também entre vírgulas?
Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção. No entanto, se, após a conjunção, tivermos de introduzir uma expressão entre vírgulas, naturalmente que vai aparecer uma. Exemplo: «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, sabes disso, o seu conteúdo.»
O que pode substituir a palavra também?
1 bem como, assim como, tal como, tal qual, que nem.
O que indica a expressão mas?
A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.
Como usar não só mas também?
Vírgula facultativa
A vírgula antes da conjunção mas é facultativa quando esta integra expressões correlativas de adição como: não só… mas também, não apenas… mas também e não somente… mas também.
Qual o correto dizer?
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Qual é a função do MAS?
A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.
Qual é a conjunção de MAS?
Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.
Qual é a conjunção de mais?
Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo. Tem sentido oposto a menos.
Como em outras palavras?
- de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. ...
- da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que. ...
- quê, oi, diz, diga. ...
- dado que, visto que, uma vez que, já que, porque, pois que, porquanto.
Em que pese isso sinônimo?
1 apesar de, ainda que, mesmo que, não obstante, embora, malgrado, nada obstante, independentemente de.
O que é sinônimo exemplo?
Enquanto sinônimos são palavras com o mesmo sentido (ou pelo menos muito parecidos), um antônimo é uma palavra que tem o sentido contrário de uma palavra. Por exemplo: bonito e feio, perto e longe, permitido e proibido, velho e novo, fiel e infiel, paciente e impaciente, etc.
Como também está correto?
A forma correta de escrita da palavra é também, com acento agudo na vogal e. A palavra tambem, sem acentuação gráfica, está errada. Também é, maioritariamente, um advérbio, indicando que alguma coisa é semelhante a outra ou que há adição e inclusão de uma coisa em outra.
Tem vírgula antes de porem?
Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Quais são as 5 conjunções coordenativas?
- aditivas;
- adversativas (oposição);
- alternativas;
- conclusivas;
- explicativas.
Quais são as conjunções de adição?
As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.
O que é conjunção explicativa?
Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.
Onde se usa o MAS?
É usado principalmente como conjunção que introduz uma contrariedade, uma adversidade. Dica: Na dúvida, teste com outras conjunções equivalentes, como porém, contudo, todavia, entretanto. Se o sentido for o mesmo, pode ficar tranquilo e escrever MAS.
Qual a função da conjunção mas no poema?
⇒ Adversativas: conectam dois termos ou duas orações com a mesma função, exprimindo uma relação de contraste, de oposição: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Exemplo: Ela gosta de comer guloseimas, mas precisa emagrecer.
Quantos dias de atestado cancela as férias?
Qual o valor do Cobalt 2018?