Quem deve arcar com as dívidas do falecido?

Perguntado por: Igor Barros de Jesus  |  Última atualização: 30. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

Art. 796. O espólio responde pelas dívidas do falecido, mas, feita a partilha, cada herdeiro responde por elas dentro das forças da herança e na proporção da parte que lhe coube.

Sou obrigado a pagar dívida de falecido?

O resto fica por conta do credor. Em hipótese alguma os herdeiros têm a obrigação de pagar com recursos próprios as dívidas de falecido , independente do que for dito em contrato no qual os herdeiros não façam parte.

Quais dívidas passam para os herdeiros?

Portanto, a legislação brasileira estabelece que a herança é responsável pelo pagamento das dívidas do falecido, mas os herdeiros não são obrigados a assumir as dívidas que ultrapassem o valor do patrimônio deixado. Empréstimos e financiamentos são encerrados com o falecimento do devedor.

O que acontece com a dívida depois que a pessoa morre?

597 do Código de Processo Civil diz: "O espólio responde pelas dívidas do falecido; mas, feita a partilha, cada herdeiro responde por elas na proporção da parte que na herança lhe coube." Isso significa que, em caso de pessoas vivas é o seu patrimônio que responde pelas suas dívidas.

Sou obrigado a pagar as dívidas dos meus pais?

A obrigação com a dívida sempre será ligada à pessoa falecida, e não à seus parentes e/ou herdeiros. E esta obrigação será cumprida através dos bens deixados para a partilha, ou seja, os bens que os herdeiros têm direito, independente se o montante deixado será suficiente ou não para a total quitação.

🤔 Quem paga as dívidas do falecido? Entenda como funciona.

44 questões relacionadas encontradas

O que acontece se não pagar dívida de falecido?

Não existe herança de dívidas. O débito só será quitado definitivamente se houver patrimônio deixado pelo falecido – e o valor correspondente será retirado de lá.

Que tipo de dívida é herdada?

“A dívida é herdada no limite do patrimônio da herança. O herdeiro nunca precisará quitar as contas do falecido com seus bens pessoais. Caso a dívida exceda o valor do patrimônio, a parte restante não será paga e nem poderá ser cobrada do herdeiro”.

Pode cobrar dívida de quem já morreu?

Caso ocorra, é recomendável que o credor, se habilite no inventário para garantir os seus direitos. Neste caso, é fundamental a contratação de um advogado com experiência. Portanto é possível você cobrar uma dívida de quem faleceu. Contudo as vezes o caminho judicial acaba sendo a única via.

Quem comunica o óbito ao banco?

O informe do falecimento à entidade bancária deve partir da família, já que o banco não tem a iniciativa de informar aos herdeiros sobre a existência de uma conta bancária. Por isso, é fundamental saber em quais bancos o titular possuía conta, para evitar a perda dos valores.

Como o banco sabe que a pessoa morreu?

O informe do falecimento à entidade bancária deve partir da família, já que o banco não tem a iniciativa de informar aos herdeiros sobre a existência de uma conta bancária. Por isso, é fundamental saber em quais bancos o titular possuía conta, para evitar a perda dos valores.

Quando o pai morre o filho herda a dívida?

É importante observar que os herdeiros não são obrigados a pagar as dívidas com seus próprios recursos além do valor da herança que receberam. A responsabilidade é limitada ao montante da herança, e eles não são pessoalmente responsáveis por dívidas que excedam esse valor.

Quando o aposentado morre quem paga o empréstimo consignado?

Cônjuge, filhos, pais e irmãos podem receber; benefício pode ter duração de quatro meses à vida toda. A pensão por morte é um benefício pago a dependentes de segurados e aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após a morte do beneficiário.

Quais as dívidas que passam de pai para filho?

No Brasil, os filhos geralmente não são responsáveis pelas dívidas dos pais vivos. A responsabilidade pelas dívidas normalmente recai sobre o devedor, ou seja, a pessoa que contraiu a dívida. De acordo com o Código Civil Brasileiro, cada indivíduo é responsável apenas pelas suas próprias obrigações financeiras.

Quem representa o falecido quando não há inventário?

Não tendo sido aberto o inventário, o espólio é representado pelo administrador provisório ou pelos herdeiros em conjunto, e, já tendo sido iniciado o inventário, o extinto será sucedido pelo espólio, representando pelo seu inventariante.

O que acontece quando não se faz o inventário?

De forma geral, na ausência do inventário, todos os herdeiros não podem vender, doar, alugar, transferir ou formalizar qualquer tipo negócio que envolva os bens da pessoa falecida.

O que é o espólio do falecido?

O espólio é o patrimônio deixado pelo falecido enquanto ele está sendo administrado e dividido entre os herdeiros durante o processo de inventário. Já a herança é o conjunto de bens que cada herdeiro recebe ao final desse processo. Ou seja, ela é composta pelos bens que compunham o espólio após a devida divisão.

O que acontece com a dívida do cartão de crédito quando a pessoa morre?

Para a Justiça, o montante em aberto será descontado do espólio, ou seja, do patrimônio deixado pelo falecido. A depender do valor do débito, os parentes podem não receber a herança ou apenas parte dela. Se não houver nenhum bem, a dívida não pode ser cobrada da família e vira uma responsabilidade do credor.

Quem é o herdeiro principal?

São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge.

O que acontece quando o titular do cartão de crédito morre?

De acordo com o Procon-SP, as dívidas em cartão de crédito após a morte do titular não são uma relação de consumo, portanto, não podem ser analisadas sob o Código de Defesa do Consumidor. Nestas situações, a questão deverá ser levada para a Justiça e tratada sob o Código Civil.

É crime usar cartão de crédito de falecido?

O uso de cartões de crédito de uma pessoa após o seu falecimento é crime de estelionato e eventuais dívidas contraídas serão cobradas pelas administradoras dos cartões. A identificação da data de uso do cartão, comparada ao dia do falecimento, comprova o uso indevido do meio de pagamento e pode levar ao culpado.

Quem tem direito de ficar com os documentos do falecido?

Cônjuge: certidão de casamento, identidade, CPF e carteira de trabalho; Companheiro (a): documentos comprobatórios da união estável e dependência financeira.

Como cancelar a conta de luz de um falecido?

Desse modo, os representantes legais do titular falecido precisam apresentar a certidão de óbito em uma unidade da Receita Federal e solicitar o cancelamento. Caso não haja pendências no CPF em questão, o cancelamento ocorrerá de maneira imediata.

Que tipo de dívida entra no inventário?

O primeiro passo no tratamento das dívidas do falecido é a identificação completa de todas as obrigações financeiras que ele tinha. Isso pode incluir empréstimos, contas médicas, dívidas de cartão de crédito, hipotecas, impostos atrasados e qualquer outra obrigação financeira.

Como saber se pessoas falecidas tem valores a receber?

Por causa do sigilo bancário, sua conta precisa ser de nível prata ou ouro. Com a Conta gov.br, você acessa diversos serviços públicos digitais, usando um único login e senha. Acesse Valores para Pessoas Falecidas dentro do sistema. Digite o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.

Pode protestar CPF de falecido?

Na hipótese de inscrição indevida do nome da pessoa falecida em órgão de proteção ao crédito, o cônjuge ou companheiro sobrevivente possui legitimidade para o ajuizamento da ação declaratória de inexistência de débito e indenizatória.

Artigo anterior
O que que é bom para tirar ferrugem de roupa branca?
Artigo seguinte
Como fritar salgados congelados na AirFryer?