É isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste título em prejuízo?

Perguntado por: Doriana Patrícia Mendes  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (9 avaliações)

É isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste título, em prejuízo: I – do cônjuge, na constância da sociedade conjugal; II – de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural.

O que é isento de pena?

É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Quais são as escusas Absolutorias?

As escusas absolutórias são causas excludentes da punibilidade previstas no Código Penal brasileiro, é o caso, por exemplo da absolvição de um filho que furta coisa móvel pertencente ao seu pai.

O que significa o artigo 181?

Referências. Prescreve o artigo 181 do Código Penal (clique aqui) que é isento de pena quem comete delitos contra o patrimônio em prejuízo do cônjuge, na constância da sociedade conjugal (inciso I) e de ascendentes ou descendentes, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, civil ou natural (inciso II).

Quais as excludentes das escusas absolutórias dos crimes contra o patrimônio Quais as exceções?

Por fim, o artigo 183 traz exceções aos artigos 181 e 182, sendo que a escusa absolutória e a alteração da ação penal não ocorrerão quando o crime for de roubo, extorsão, ou com emprego de grave ameaça ou violência à pessoa, ao estranho que participa do crime, ou quando praticado contra pessoa com idade igual ou ...

Escusas absolutórias, relativas e inaplicáveis (arts. 181, 182 e 183 do CP)

34 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de crimes contra o patrimônio?

Tipos de crimes contra o patrimônio
  • roubo;
  • furto;
  • furto qualificado;
  • extorsão;
  • extorsão mediante sequestro;
  • dano;
  • dano qualificado;
  • apropriação indébita;

É isento de pena quem comete qualquer crime contra o patrimônio contra ascendente?

É isento de pena o agente que comete quaisquer dos crimes contra o patrimônio de ascendente ou descendente, se legítimo o parentesco. ... Somente se procede mediante representação se o crime contra o patrimônio é cometido contra tio ou sobrinho, se houver relacionamento íntimo entre vítima e agente.

Qual crime e 181?

Delito perpetrado em desfavor de parente colateral de 4º grau.

Qual é o significado do artigo 180?

Art. 180. Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

O que significa o artigo 182?

Ação penal pública condicionada a partir da Lei 13.964/2019 (pacote anticrime) . ... Lei 13.964/2019. Lei 9.099/1995, art.

Qual a natureza jurídica da escusa absolutória prevista no art 181 do Código Penal?

Qual a natureza jurídica da escusa absolutória do Art. 181 do Código Penal? Segundo a Doutrina encontrada seria causa equivalente a extinção de punibilidade, ou mais precisamente, causa de isenção de pena. ... Inexiste interesse de agir não se delineando justa causa para ação penal.

O que é causa de isenção de pena?

O artigo 181 do Código Penal estabelece que é isento de pena quem comete qualquer um dos crimes contra o patrimônio em prejuízo de seu cônjuge, na constância da sociedade conjugal, ou de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural.

É isento de pena o filho que subtraí coisa alheia móvel do pai mediante violência?

Se quem presta auxílio é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, fica isento de pena.” Se a polícia está à procura de um criminoso e eu o escondo em minha residência para que o mesmo não seja encontrado, cometo esse crime.

O que é exclusão do crime?

A excludente de culpabilidade é uma das situações onde o sujeito que cometeu um crime é afastado ou excluído da culpa de tê-lo cometido. Isso quer dizer que houve um ato ilícito e tipificado como tal no Código Penal, mas o agente que o cometeu não é responsável pela culpa de tê-lo cometido.

É isento de pena o agente que em razão da dependência?

É isento de pena o agente que em razão da dependência, ou sob o feito de substância, entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica proveniente de caso fortuíto ou força maior era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o ...

O que é erro de proibição no direito penal?

O erro de proibição é o erro incidente sobre a ilicitude do fato, diz respeito à ausência de potencial consciência da ilicitude, servindo, pois, de excludente da culpabilidade.

Qual a diferença entre receptação culposa e receptação dolosa?

A receptação dolosa se divide em cinco tipos: própria, imprópria, privilegiada, agravada e qualificada; já a receptação culposa é de tipo único, estando prevista no §3° do art. 180 do Código Penal.

Como se livrar do crime de receptação?

Ademais, tratando-se, da receptação culposa, ainda é possível obter o perdão judicial, o qual culminará na extinção da punibilidade, desde que o réu seja primário e as circunstâncias do crime lhe forem favoráveis, é o que determina o § 5ª do artigo 180 do Código Penal.

Como é classificado o crime de receptação?

A receptação, delito dos mais importantes do título dos crimes contra o patrimônio, está descrita no art. 180 do Código Penal e subdivide-se em dolosa e culposa. A receptação dolosa, por sua vez, possui as seguintes figuras: simples, que pode ser própria (caput, 1a parte) ou imprópria (caput, 2a parte)

Quais são os artigos de crime?

São os delitos previstos na parte especial do Código Penal, no Título Dos Crimes Contra a Pessoa, Capítulo I, Dos Crimes contra a Vida, quais sejam: homicídio (artigo 121), induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio (artigo 122), infanticídio (artigo 123) e aborto (artigos 124, 125, 126, 127 e 128).

O que diz o artigo 200?

- Participar de suspensão ou abandono coletivo de trabalho, praticando violência contra pessoa ou contra coisa: Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, e multa, além da pena correspondente à violência.

Qual a diferença entre o artigo 155 e 157?

FURTO E ROUBO: ARTIGOS 155 E 157 DO CÓDIGO PENAL . ... Furto é a subtração pura e simples de coisa móvel alheia, sem violência contra a pessoa, enquanto o roubo pressupõe o emprego de violência ou grave ameaça à pessoa. 2.

É isento de pena quem comete o crime de furto contra ascendente maior de 60 anos?

É isento de pena quem comete crime de furto em prejuízo de ascendente com 60 anos de idade. ... Somente se procede mediante representação, se o agente pratica crime de estelionato em prejuízo de irmão. III. É isento de pena quem comete crime de extorsão contra cônjuge na constância da sociedade conjugal.

É isento de pena quem comete qualquer dos crimes contra o patrimônio em prejuízo a qualquer parente consanguíneo?

[18]Art. 181 - É isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste título, em prejuízo: II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural. [19] NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado.

Quando o filho rouba o pai comete crime?

Um filho que furta o pai, por exemplo, não está sujeito a punição imposta por arbítrio judicial. Contudo, parentes por afinidade — genro, nora, sogro, sogra, entre outros — estão fora de tal benefício da lei, respondendo normalmente por seus crimes.

Artigo anterior
O que arquitetura?
Artigo seguinte
Quem é a maior youtuber feminina do Brasil 2020?