Qual é o destino do lactato na recuperação?

Perguntado por: Miriam Sá Vaz  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

Maughan (2000) afirma que o lactato tem dois destinos principais, primeiro a oxidação para CO2 e H2O no músculo esquelético inativo e no miocárdio; e, segundo, gliconeogênese hepática.

Qual a função do lactato?

O lactato é uma substância importante, pois é considerado sinalizador para o Sistema Nervoso Central, biomarcador de alterações nervosas e de hipoperfusão tecidual, em que há pouca quantidade de oxigênio chegando aos tecidos, e de intensidade da atividade física e fadiga muscular, já que quanto mais intensa a atividade ...

Como ocorre a remoção de lactato?

Eis agora quais são.
  1. Formas de reduzir o ácido lático acumulado nos músculos.
  2. 1) Hidrate-se.
  3. 2) Mantenha o nível de atividade física.
  4. 3) Aqueça antes dos treinos.
  5. 4) Reduza a intensidade do exercício.
  6. 5) Controle a respiração.
  7. 6) Alongue.
  8. 7) Faça treinos de resistência e de velocidade.

Qual o papel do lactato para o processo de contração muscular?

O lactato produzido nas fibras musculares de contração rápida pode circular para outras fibras de contração rápida ou de contração lenta para ser transformado em piruvato. Por sua vez, o piruvato é transformado em acetil-CoA para penetrar no ciclo do ácido cítrico para o metabolismo energético aeróbico.

Qual o destino do lactato?

No metabolismo anaeróbico láctico, o lactato é o produto final da degradação da molécula de glicose (açúcar) utilizada para a produção de energia (ATP). ... O lactato produzido no músculo vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é removido do sangue e metabolizado.

Remoção do lactato após o exercício

15 questões relacionadas encontradas

Quais as funções do lactato durante o exercício físico?

No entanto, evidências revelam que ele pode exercer um papel benéfico durante o exercício, servindo tanto como substrato para o fígado sintetizar glicose, quanto como fonte direta de substrato para os músculos esqueléticos e para o coração.

Qual a via metabólica será responsável pelo declínio do lactato no corpo dos nadadores?

Segundo Maglischo (1983), quando o lactato produzido no exercício se acumula em excesso no sangue alcançando um nível determinado, ocorre à acidose, diminuindo o aproveitamento da glicólise anaeróbica deixando os movimentos mais lentos, menos potentes e mais dolorosos.

Como se dá o processo de contração muscular?

Como ocorre a contração muscular? ... A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação. Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular.

Como funciona o mecanismo de contração muscular?

Durante a contração muscular, ocorre o deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. O sinal para contração do músculo esquelético inicia-se a partir de um impulso elétrico, a partir de um nervo, e é seguido por uma mudança química na célula muscular e pela contração, um processe mecânico.

E o lactato um dos principais culpados da fadiga?

Até hoje, muitos profissionais acreditam que o lactato é o grande responsável pela fadiga periférica, principalmente pelos seus níveis extremamente alto em exercício de alta intensidade onde, coincidentemente, ocorre o fenômeno da acidez, a famosa “queimação” muscular.

Como eliminar o ácido láctico?

O melhor remédio para combater o excesso de ácido lático que provoca dores musculares é mais exercício, só que em doses menores, segundo o médico especialista em esportes Luiz Eduardo Martins Castro, da Escola Paulista de Medicina.

Como eliminar o ácido lático?

Formas de reduzir o ácido lático acumulado nos músculos
  1. 1) Hidrate-se. ...
  2. 2) Mantenha o nível de atividade física. ...
  3. 3) Se aqueça antes dos treinos. ...
  4. 4) Reduza a intensidade do exercício. ...
  5. 5) Controle a respiração. ...
  6. 6) Alongue-se. ...
  7. 7) Faça treinos de resistência e de velocidade. ...
  8. 8) Cuidado ao levantar pesos.

Como baixar o lactato?

O que fazer então? O tratamento é o suporte hemodinâmico. A correção da acidose com bicarbonato ou diálise é tema controverso e não há suporte robusto na literatura. Muitos autores recomendam repor bicarbonato se pH < 7,15-7,20.

O que aumenta lactato?

No dia a dia do plantão, a causa mais comum de aumento do lactato é a má perfusão sistêmica: a redução na oferta e/ou captação de oxigênio nos tecidos favorece o metabolismo celular anaeróbio, com maior produção do ácido lático.

Quem produz mais lactato durante o exercício físico?

A principal fonte de produção do lactato é o glicogênio. Através da cascata bioquímica o glicogênio se quebra em piruvato ocorrendo à produção de energia anaeróbia, já quando o piruvato se quebra ainda mais com o auxílio do oxigênio e se produz ainda mais energia denomina-se energia aeróbia.

Qual a importância do lactato na gasometria?

A mensuração do lactato tem se mostrado uma ferramenta importante no diagnóstico, monitoramento e prognóstico de diversas síndromes clínicas, como nos casos de pacientes portadores de choque cardiogênico, Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SRIS), pacientes oncológicos ou os que sofreram ressuscitação ...

Quais são os 3 tipos de contração muscular?

Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).

Quais são os dois tipos de contração muscular e como acontece?

contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força; contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo.

Quais os 4 tipos de contração muscular?

Em vez disso, diversos músculos, em uma refinada combinação de forças, contribuem para produzir a força desejada e o resultante movimento ou composição dos segmentos.
  • Contração Isométrica. ...
  • Contração Concêntrica. ...
  • Contração Excêntrica. ...
  • A relação entre força e resistência nas contrações.

Qual a importância da contração muscular?

O mecanismo de contração muscular faz com que as fibras consigam encurtar o seu tamanho. Essa ação é possível graças a estímulos nervosos e às proteínas actina e miosina, que deslizam uma sobre a outra.

Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos?

Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; as proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.

Como ocorre a contração muscular no tecido liso?

O mecanismo de contração da fibra muscular lisa se dá através de deslizamentos dos miofilamentos. Sem túbulos T e com o retículo sarcoplasmático (RS) extremamente reduzido, essas fibras têm as numerosas vesículas de pinocitose desempenhando um papel importante na entrada e saída do íon cálcio.

O que causa o declínio na concentração de lactato após a corrida?

Uma das causas da diminuição da concentração de lactato sanguíneo após o treinamento aeróbio é a redução na produção, consequente à maior oxidação de ácidos graxos e redução da glicólise anaeróbia(21).

Qual o destino metabólico do lactato formado na fermentação láctica?

Isso ocorre à medida com que o excesso de ácido lático se difunde para o fígado, onde é convertido em ácido pirúvico e posteriormente em glicose armazenada na forma de glicogênio, sendo a conversão denominada de gliconeogênese.

Qual a via metabólica que não utiliza oxigênio e não produz lactato?

Glicólise anaeróbica é uma forma de glicólise onde duas moléculas de ATP são geradas para cada molécula de glicose convertida em lactato, e caracteriza-se pela ausência (ou limitação) de Oxigênio.

Artigo anterior
O que é pH no nosso corpo?
Artigo seguinte
O que o aluno pode fazer na escola?