É isento de pena o filho que pratica crime de furto contra o pai ainda que tenha mais de sessenta anos de idade?

Perguntado por: André Nuno Sá Macedo  |  Última atualização: 13. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

O filho que pratica furto contra o seu pai maior de sessenta anos fica isento de pena. Somente se procede mediante representação o crime de extorsão praticado pela esposa contra o seu marido, na constância da sociedade conjugal.

Quando o furto isenta de pena?

Conforme o dispositivo legal, é isento de pena o autor do crime que o comete em prejuízo do cônjuge, na constância da sociedade conjugal, ou de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, civil ou natural.

Quando o filho rouba o pai comete crime?

Portanto, nota-se que, a pessoa que furta o pai: Em regra: não responde por crime algum, pois trata-se de escusa absolutória.

É isento de pena quem comete crime de furto em prejuízo de ascendente com 60 anos de idade?

É isento de pena quem comete crime de furto em prejuízo de ascendente com 60 anos de idade. II. Somente se procede mediante representação, se o agente pratica crime de estelionato em prejuízo de irmão. III.

Quem é isento de pena?

É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

FURTAR O PAI É CRIME? Vai te surpreender

38 questões relacionadas encontradas

Quando o condenado for maior de 70 anos?

Segundo o Art. 65 do Código Penal, possuir mais de 70 anos na data de sentença é motivo de diminuição de pena, mas essa redução não é muito significativa a ponto de alterar a sanção penal do condenado.

Quais são as causas de isenção de pena?

Conceito. Conforme previsão do art. 181 do Código Penal: “É isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste título, em prejuízo: I - do cônjuge, na constância da sociedade conjugal; II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural".

É crime furtar do pai?

Art. 181 – É isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste título, em prejuízo: I – do cônjuge, na constância da sociedade conjugal; II – de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural, ex: pais, mães, avós, filhos, netos, bisnetos.

O que acontece quando um idoso comete um crime?

A pena prevista é de 6 meses a 1 ano de reclusão e multa. Se a pessoa que cometer o crime for responsável pela vítima, a pena será aumentada em até 1/3. A norma prevê, ainda, que também responde pelo crime pessoa que, por qualquer motivo, humilhe, menospreze alguém por causa de sua idade.

É isento de pena o filho que subtraí coisa alheia móvel do pai mediante violência?

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Quem rouba a seu pai?

Quem rouba o seu pai ou a sua mãe e diz: “Não é pecado”, esse é companheiro do destruidor. O cobiçoso provoca discórdias, mas o que confia no SENHOR prosperará. Quem confia no seu próprio coração é tolo, mas o que anda em sabedoria será salvo.

O que fazer quando um filho te rouba?

Se ele roubou dinheiro ou algum bem seu, alguns pais recomendam ligar para a polícia e combinar uma prisão simulada. O policial pode algemar seu filho e colocá-lo na parte de trás do carro da polícia para que ele possa explicar o que é uma acusação de crime e como ela pode afetar o futuro de uma pessoa.

O que fazer com um filho que rouba?

Atitude a ter

Se os pais descobrirem que a criança roubou alguma coisa, é recomendável que lhe expliquem muito concreta e explicitamente que roubar é errado, fazendo-a devolver o objeto do roubo mas ajudando-a no processo de devolução.

Qual a prescrição do crime de furto?

Nos termos do art. 109 , IV , do CP , é de oito anos o prazo prescricional para o crime de furto simples, pois a pena máxima que lhe é cominada, não excede a quatro anos.

Quais são as excludentes de ilicitude?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

Quais são as qualificadoras do crime de furto?

Furto qualificado

I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa; II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Qual a idade máxima para prender uma pessoa?

GO: Preso por morte em motel é estuprador em série procurado pela Interpol. Não há uma idade máxima para que qualquer pessoa seja presa no Brasil, seja em flagrante, de forma preventiva ou após condenação.

O que diz o artigo 99 do Estatuto do Idoso?

Art. 99. Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado: Pena – detenção de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa.

Qual é a lei do etarismo?

(Do Sr.

Art. 1º Fica instituído o Programa Nacional de Prevenção ao Etarismo nas Unidades Básicas de Saúde da rede pública. Art. 2º Para fins desta Lei considera-se etarismo o preconceito, a intolerância ou a discriminação contra pessoas ou grupos em razão da idade.

Quando cabe escusa absolutória?

“Ao tratar dos crimes contra o patrimônio, o Código Penal inclui as escusas absolutórias, que podem ser aplicadas em relação a crimes praticados em face de pessoas com alto grau de vulnerabilidade, tais como as pessoas com deficiência mental, visual ou auditiva, bem como a mulher grávida ou quando o crime é praticado ...

Quando é extinta a punibilidade do agente?

A extinção da punibilidade é o fim do direito do Estado de punir um indivíduo por um crime. Acontece quando certas condições ou eventos jurídicos específicos se materializam, como a prescrição do crime ou o cumprimento da pena.

O que diz o artigo 182 do Código Penal?

- Somente se procede mediante representação, se o crime previsto neste título é cometido em prejuízo: I - do cônjuge desquitado ou judicialmente separado; II - de irmão, legítimo ou ilegítimo; III - de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita.

Quem são penalmente inimputáveis?

“ São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.” Do mesmo Jaez o artigo 27 do Código Penal: “ Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.”

O que exclui o crime?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito".

Qual é a excludente de culpabilidade?

Em contrapartida, a excludente de culpabilidade corresponde à ausência de cada um desses elementos – ou seja, inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa. Isso ocorre quando o sujeito: apresenta doença, desenvolvimento incompleto ou retardo mental (art.

Artigo anterior
O que não é permitido na China?
Artigo seguinte
O que eu devo fazer para ter uma autorização do Ibama?