É inválida disposição sem prévia autorização do juiz da sucessão por qualquer herdeiro de bem componente do acervo hereditário pendente a indivisibilidade?

Perguntado por: Sara Carolina Araújo de Vicente  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)

Art. 1.793. O direito à sucessão aberta, bem como o quinhão de que disponha o co-herdeiro, pode ser objeto de cessão por escritura pública. ... § 3o Ineficaz é a disposição, sem prévia autorização do juiz da sucessão, por qualquer herdeiro, de bem componente do acervo hereditário, pendente a indivisibilidade.

O que é um bem considerado singularmente?

- A herança constitui-se como um bem unitário e indivisível até que seja realizada a partilha, conforme dispõe o art. 1.791 , do CC , sendo ineficaz a cessão do direito hereditário ou a disposição de qualquer bem considerado singularmente, nos termos do art.

É nula de pleno direito a cessão pelo co-herdeiro de seu direito hereditário sobre qualquer bem da herança considerado singularmente?

O art. 1.793, § 2º, dispõe que é ineficaz a cessão, pelo co-herdeiro, de seu direito hereditário sobre qualquer bem da herança considerado singularmente. ... A cessão, neste caso, é ineficaz, não produz efeito, é inoponível aos demais herdeiros, dado que a herança é uma universalidade, e até a partilha, indivisível.

Quais são os que estão legitimados a suceder na sucessão legítima?

O artigo 1.798 do Código Civil dispõe que estão legitimados a suceder todas as pessoas “nascidas ou já concebidas no momento da abertura da sucessão”. ... Caducam as cláusulas testamentárias que beneficiam pessoas que já faleceram. A vocação é o que dá a possibilidade para uma pessoa receber a herança.

Quais são os direitos hereditários?

O Que É Cessão de Direitos Hereditários? A cessão de direitos hereditários, prevista no art. 1.793 do Código Civil, consiste na transferência ou alienação de direitos de patrimônio (herança) decorrentes de uma sucessão (falecimento) que cabem a um herdeiro para um outro herdeiro ou até mesmo a um terceiro.

Código Civil Comentado - Cessão no Inventário - Art. 1.793 do CC

38 questões relacionadas encontradas

Quando um dos herdeiros não quer vender?

E o que fazer se um dos herdeiros não quiser vender o imóvel? Neste caso, quando não há acordo, o interessado na venda deve notificar o herdeiro que se recusa a vendê-lo. Assim, o informa sobre a intenção de venda do imóvel. Caso não haja manifestação no prazo concedido, será necessário ingressar com uma ação judicial.

Como funciona a cessão de direitos hereditários?

A cessão de direitos hereditários é negócio jurídico inter vivos oneroso ou gratuito, pelo qual o herdeiro cede sua quota hereditária na universalidade da herança deixada pelo de cujus, de forma total ou parcial, sub-rogando-se o cessionário nos direitos do cedente, substituindo-o na sucessão a que este tinha direito.

Quem pode suceder?

Tanto as pessoas naturais como as jurídicas de direito público ou particular, podem suceder. Portanto somente as pessoas vivas ou já concebidas ao tempo da abertura da sucessão podem ser herdeiras ou legatárias, caso o conteúdo do testamento beneficiar pessoa já falecida caducará o testamento por ter caráter pessoal.

Quem compoe a legítima?

A legítima, também denominada reserva, é a porção dos bens deixados pelo "de cujus" que a lei assegura aos herdeiros necessários, que são os descendentes, ascendentes e o cônjuge/companheiro. A legítima corresponde a 1/4 do patrimônio do casal, ou à metade da meação do testador.

Quem participa da sucessão?

Segundo a norma vigente, primeiro são os descendentes, depois os ascendentes em seguida o cônjuge sobrevivente e por fim os colaterais. Porém há que se esclarecer que somente são herdeiros necessários os descendentes, ascendentes e o cônjuge.

Quando pode ocorrer a cessão de direitos hereditários?

É necessário que a SUCESSÃO ESTEJA ABERTA, já que não se admite a transação sobre herança de pessoa viva. Também é importante observar que só será possível falar em Cessão de Direitos Hereditários até o momento da partilha.

Quem pode fazer cessão de direitos hereditários?

O art. 1.793, do Código Civil (CC), dispõe que: "O direito à sucessão aberta, bem como o quinhão de que disponha o co-herdeiro, pode ser objeto de cessão por escritura pública". O herdeiro, então, pode vender seu direito hereditário sobre uma coisa indivisível.

Como anular cessão de direitos hereditários?

Deve ser formalizada mediante instrumento público, sob pena de nulidade, ou submetido à autorização judicial, como determinam os artigos 166 e 1.793, do Código Civil. A cessão perderá o caráter de cessão, se realizada após a partilha dos bens.

O que é um bem singular?

Bens singulares são aqueles considerados em sua individualidade, representado por uma unidade autônoma. Os bens singulares podem ser divididos em simples e compostos. Os bens coletivos são aqueles que, sendo compostos de vários bens singulares, acabam por formar um todo homogêneo.

É nula a cessão de bem considerado singularmente?

"O art. 1.793, § 2º, dispõe que é INEFICAZ a cessão, pelo co-herdeiro, de seu direito hereditário sobre qualquer bem da herança considerado SINGULARMENTE. ... Note-se: a cessão de um bem individuado, dentre os que compõem o espólio, NÃO É NEGÓCIO JURÍDICO INVÁLIDO. Não é nulo, nem anulável.

O que quer dizer a palavra Coerdeiro?

Herdeiro com outrem ou outros. Grafia no Brasil: coerdeiro. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: coerdeiro.

Quem é a legítima no testamento?

Assim dispõem o art. 1846CC: “Pertence aos herdeiros necessários de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legítima.” O testador apenas disfrutará da plena liberdade de testar caso não possua descendentes, ascendentes ou cônjuge, podendo nesta situação, testar todo o seu patrimônio a quem desejar.

O que é e como se calcula a legítima?

Conforme o artigo 1.847 do Código Civil, a legítima calcula-se sobre o valor dos bens existentes na abertura da sucessão, abatidas as dívidas e as despesas do funeral, adicionando-se, em seguida, o valor dos bens sujeitos à colação. ... Esta tem por fim conferir e igualar a legítima dos herdeiros necessários.

Quem não pode suceder?

I – os filhos, ainda não concebidos, de pessoas indicadas pelo testador, desde que vivas estas ao abrir-se a sucessão; II – as pessoas jurídicas; III – as pessoas jurídicas, cuja organização for determinada pelo testador sob forma de fundação.

Quem são os não legitimados a suceder?

3. Falta de Legitimação para ser Nomeado: Segundo a legislação em apreço, precisamente o artigo 1.801 do Código Civil, não podem ser nomeados herdeiros nem legatários as pessoas que: I - a rogo, escreveram o testamento, nem o cônjuge ou companheiro do mesmo, ou os seus ascendentes e irmãos.

Em que consiste a capacidade de suceder?

Trata-se de uma noção típica do Direito das Sucessões, que podemos definir como a idoneidade para ser destinatário de uma vocação sucessória, ou seja, para que possa ser atribuído o direito de aceitar ou repudiar uma herança ou um legado.

Qual imposto incide sobre cessão de direitos hereditários?

O imposto que incide sobre a cessão de direitos hereditários é o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos – ITCMD. O ITCMD incide sobre a herança, e sobre a cessão de direitos hereditários, seja onerosa ou a título gratuito.

Como fazer inventário com cessão de direitos hereditários?

No que diz respeito ao Inventário Extrajudicial proposto por Cessionário de Direitos Hereditários bastará seu comparecimento em Cartório juntamente com seu Advogado quando a Cessão se der de forma TOTAL. Na hipótese de cessão de PARTE do acervo, por óbvio será necessário o comparecimento também dos herdeiros.

Precisa de Advogado para cessão de direitos hereditários?

Em que pese somente na Escritura de Inventário e partilha ser obrigatória a presença de Advogado é de todo recomendável a orientação de Advogado também na Cessão de Direitos.

O que acontece se um dos herdeiros não quiser assinar?

Se um dos herdeiros não concorda com a descrição ou com a partilha sugerida, o inventário somente se concluirá com uma sentença judicial, acatando um esboço apresentado pelo partidor judicial, o qual, em regra, apenas faz encerrar um inventário e deixa os herdeiros, todos, em condomínio civil, o que não resolve as ...

Artigo anterior
Quantos kWh gera uma placa solar de 590W?
Artigo seguinte
Porque o churrasco é cancerígeno?