É inescusável o desconhecimento da lei?

Perguntado por: Matias Ferreira Pires  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

É o que está no artigo 21 de nosso Código Penal, que diz que "o desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de um sexto a um terço".

Pode alegar desconhecimento da lei?

Sobre esse princípio é destacar que no Brasil, ninguém pode, com relação à lei, alegar desconhecimento. De acordo com o art. 3º, da Introdução ao Código Civil: “Ninguém se escusa de cumprir a Lei alegando que não há conhece”.

O que é erro escusável e inescusável?

O erro de tipo essencial escusável exclui o dolo e a culpa do agente. Já o erro de tipo essencial inescusável exclui apenas o dolo, respondendo o agente por crime culposo, se previsto em lei.” (ANDREUCCI, Ricardo Antônio.

O que diz o artigo 21?

Art. 21 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Parágrafo único - O agente que excede culposamente os limites da legítima defesa, responde pelo fato, se este é punível como crime culposo.]

O que é erro de proibição inescusável?

4- Erro de proibição inescusável

O erro de proibição inescusável, diferentemente do erro de proibição escusável, parte da hipótese de que o agente não conhece a ilicitude do fato, todavia, teria plenas condições de conhecer a ilicitude do ato.

Como distinguir o Erro de Tipo do Erro de Proibição

36 questões relacionadas encontradas

O que é erro de proibição indireto?

(B) Erro de proibição indireto

No erro de proibição indireto (descriminante putativa por erro de proibição) o agente sabe que a sua conduta é típica, mas supõe presente uma causa permissiva, ora supondo existir uma causa excludente da ilicitude, ora supondo estar agindo nos limites da descriminante.

Quais os tipos de erro de proibição?

O erro de proibição pode se dividir em direto ou indireto (de permissão), sendo que na primeira o agente atua com desconhecimento da situação proibitiva.

O que diz o artigo 21 da LDB?

21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior.

Qual o artigo de matador?

Matar alguem: Pena - reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

O que diz o artigo 18 do Código Penal?

18 - Se o crime é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.]

O que é erro escusável direito Civil?

O Erro escusável ou perdoável é aquele que dentro do que se espera do homem médio que atue com grau normal de diligência. Não se admite, outrossim, a legação de erro por parte daquele que atuou com acentuado grau de displicência, pois o direito não deve amparar o negligente.

O que significa Escusável no direito?

Significado de Escusável

adjetivo Que se consegue escusar, desculpar; desculpável, justificável, perdoável, prescindível. Que foi dispensado; desnecessário, dispensável. Etimologia (origem da palavra escusável). Do latim excusabilis.

O que significa a palavra inescusável na Bíblia?

Significado de Inescusável

adjetivo Que não se consegue escusar (desculpar); imperdoável. Que não pode receber dispensa de; que não se consegue dispensar; indispensável. Etimologia (origem da palavra inescusável). Do latim inexcusabilis.

É ilegítima a alegação de desconhecimento de lei para não cumprir essa lei?

Conforme disposto no art. 3º, da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, a alegação de desconhecimento da lei não exime do seu cumprimento. 2. A fuga do réu justifica a decretação da prisão preventiva a bem da instrução e aplicação da lei penal.

O que é desconhecimento da lei?

O desconhecimento da lei (que não se confunde com o erro de proibição – CP, art. 21). Há erro de proibição quando o agente ignora a proibição (a norma proibitiva ou mandamental).

Quando a pessoa não sabe que é crime?

Não são raras as vezes que as pessoas cometem algum ilícito por simplesmente não saber que determinada conduta se caracteriza como crime, é comum acontecer principalmente com estrangeiros, comunidades indígenas e quilombolas, mas corriqueiramente acontece com os demais membros da nossa sociedade.

O que quer dizer o artigo 121?

121. Matar alguém: Pena - reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

O que diz o artigo 33?

Art. 33 - O sentenciado a que sobrevem doença mental deve ser recolhido a manicômio judiciário ou, à falta, a outro estabelecimento adequado, onde lhe seja assegurada a custódia. Tempo de prisão preventiva ou provisória ou de internação em hospital.]

Qual é o significado do artigo 33?

33 - A pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A de detenção, em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferência a regime fechado.

Qual Lei que proíbe professor segurar aluno depois do sinal?

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

Qual a divisão da educação escolar Segundo a LDB 9394 96 Artigo 21 qual a S finalidade S da educação básica e superior?

Inicialmente, a educação escolar é dividida em dois níveis, segundo a LDB, em seu artigo 21: Educação Básica e Educação Superior. ... A Educação Infantil compreende a creche e a pré-escola, já o Ensino Fundamental, os anos iniciais e os anos finais.

Qual é a LDB mais atualizada?

LDB atualizada 2021 – Lei 9.394/96.

Quando ocorre o erro de proibição?

O erro de proibição ocorre quando o agente não compreende um fato como ilícito ou o enxerga como permitido.

Quando ocorre o erro de tipo?

O erro de tipo está no art. 20, “caput”, do Código Penal. Ocorre, no caso concreto, quando o indivíduo não tem plena consciência do que está fazendo; imagina estar praticando uma conduta lícita, quando na verdade, está a praticar uma conduta ilícita, mas que por erro, acredite ser inteiramente lícita.

O que caracteriza erro de tipo?

O erro de tipo está vinculado à falsa percepção da realidade do agente ao praticar determinado fato considerado típico, ou seja, o autor desconhece ou se engana a respeito da descrição legal do crime. Por não haver o elemento dolo ao praticar o crime, a finalidade típica desaparece, o que o torna culposo.

Artigo anterior
O que é CHAN DE FORA?
Artigo seguinte
Quais as funções da calculadora hp12c?