Qual médico trata problemas intestinais?

Perguntado por: Miriam Nunes  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (26 avaliações)

Como explicamos, o proctologista estuda as áreas do intestino, reto e ânus.

Qual o nome do médico que cuida do intestino?

Coloproctologia. A Coloproctologia é uma especialidade médica que trata as doenças que atacam o cólon (intestino grosso), intestino delgado, reto e ânus. E o coloproctologista é o médico especialista em tratamentos clínicos e cirúrgicos dessas afecções.

Quais as doenças que o gastroenterologista trata?

Entre as muitas doenças tratadas pelo gastroenterologista, algumas da mais conhecidas pelo grande público incluem:
  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Gastrite;
  • Úlcera gástrica;
  • Pedra na vesícula;
  • Hepatite e cirrose;
  • Pancreatite;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Intolerância à lactose;

Qual a diferença entre proctologista e gastroenterologista?

O proctologista é um cirurgião especialista no intestino. O gastroenterologista é um clínico especializado em todo o trato gastrointestinal. Nos casos de diarreia, na grande maioria da vezes, o tratamento é clínico.

Quais são os exames que um médico gastro solicitar?

Exames mais solicitados pelo Gastroenterologista:
  • Colonoscopia.
  • CPRE (Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica)
  • Ecoendoscopia diagnóstica e terapêutica.
  • Endoscopia digestiva alta.
  • Manometria.
  • PHmetria do esôfago.

Qual a diferença entre gastroenterologista e proctologista? | Dr. Marcelo Werneck

23 questões relacionadas encontradas

Quando devo procurar um médico gastro?

A ida ao gastroenterologista é indicada quando há sintomas que envolvam órgãos relacionados à digestão, como pro exemplo o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. Assim, caso a pessoa sinta enjôo, dor abdominal, diarreia, aumento da barriga ou queimação no estômago, por exemplo, é indicado consultar o gastro.

Como é o exame de gastro?

A endoscopia digestiva alta, esofagogastroduodenoscopia ou popularmente conhecida apenas como endoscopia, é um exame que permite a visualização, através de uma câmera, da parte superior do trato gastrointestinal, composta por esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino delgado).

Quando se deve procurar um proctologista?

Quando procurar um proctologista?
  • constipação intestinal;
  • dificuldade para evacuar;
  • sangramento anal;
  • diarreia persistente por mais de 3 semanas;
  • alterações no funcionamento do intestino;
  • cólicas e dor frequente na região abdominal;
  • histórico de câncer anal ou retal na família.

Qual é a função de um proctologista?

A especialidade Proctologia ou Procto, também conhecida como coloproctologia, cuida de pacientes acometidos por doenças do intestino grosso e delgado, do reto e do ânus, sejam benignas ou malignas.

Qual o tipo de médico que cuida de hemorróidas?

Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.

Qual a diferença entre gastroenterologia e endocrinologia?

Contudo, essas duas áreas se diferenciam porque, enquanto a endocrinologia se encarrega dos hormônios produzidos por esse órgão, a gastroenterologia lida com a porção que produz o suco pancreático, necessário para a digestão.

O que é Hepatologo?

A hepatologia é uma subespecialidade da gastroenterologia que visa estudar o fígado, prevenindo, diagnosticando e tratando de doenças e condições médicas que possam afetar esse, que é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano.

Quais são os sintomas da gastrite nervosa?

Embora as duas doenças não sejam iguais e tenham diferentes causas, os sintomas da gastrite nervosa são semelhantes ao da gastrite clássica, sendo:
  1. azia;
  2. queimação;
  3. sensação de estômago cheio;
  4. dor no estômago;
  5. barriga dolorida ou inchada;
  6. perda de apetite;
  7. náuseas e vômitos;
  8. dor de cabeça;

Quais são os sintomas de câncer no intestino?

Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são:
  • sangue nas fezes;
  • alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
  • dor ou desconforto abdominal;
  • fraqueza e anemia;
  • perda de peso sem causa aparente.
  • alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)

Qual a diferença entre urologia e proctologia?

Urologista é o especialista que trata as doenças do aparelho urinário masculino e feminino, assim como as doenças do aparelho reprodutor masculino. ... Já o proctologista também é cirurgião, mas somente de doenças do aparelho digestivo, cólon, reto e ânus.

Como o proctologista examina?

O principais exames realizados pelos proctologistas são: anuscopia, retossigmoidoscopia, colonoscopia, manometria anorretal, defecografia, anuscopia com magnificação e ultrassonografia endoanal.

Como é feito o exame de proctologista?

Nesse exame é introduzido no ânus um dispositivo médico chamado anuscópio, que é um tubo transparente descartável ou de metal que deve ser devidamente lubrificado para que seja introduzido no ânus.

O que é um caroço perto do anos?

Hemorroida

As hemorroidas são a causa mais comum de caroço no ânus, pois como surgem devido à dilatação de uma veia, é comum o aparecimento de uma pequena "bola" mole na região anal. Nestes casos, podem ainda surgir outros sintomas como coceira, dor ao defecar e presença de sangue nas fezes.

Qual médico trata dor no ânus?

Hemorroidas, fístulas e fissuras perianais são doenças da área da proctologia. Saiba quando procurar um proctologista. A proctologia é a área médica que se dedica às doenças do reto e do ânus. É uma área que é partilhada por duas especialidades médicas, a cirurgia geral e a gastrenterologia.

Quando devo procurar um médico hemorróida?

É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.

Como é feito o exame para detectar hemorróidas?

Existem ao todo três exames que podem ser solicitados no diagnóstico da condição: exame de toque, anuscopia e sigmoidoscopia. O exame proctológico é realizado com o objetivo de identificar qual é o tipo de hemorroida e para descartar qualquer hipótese de neoplasia.

É possível morrer na endoscopia?

A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.

Qual a preparação para fazer endoscopia?

Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha. O estômago deve estar completamente vazio para que seja possível ter visão completa dos órgãos. Deve ser feito um jejum absoluto de oito horas antes da realização do exame.

É perigoso fazer o exame de endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

Artigo anterior
O que se faz na area administrativa?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura uma crise de sinusite?