Qual o tipo de trombose mais grave?

Perguntado por: Marcos Mota de Azevedo  |  Última atualização: 9. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (10 avaliações)

Tipos de trombose Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Qual é o tipo de trombose mais perigosa?

Uma trombose superficial, uma tromboflebite, tem um risco pequeno de levar a uma embolia pulmonar. Agora, uma trombose venosa profunda, esse risco vai aumentando e quanto mais proximal ao coração essa trombose, maior o risco.

Quando a trombose está grave?

Sensação de peso nas pernas, especialmente no fim do dia, pode não ser apenas uma simples manifestação de cansaço. Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Quais os 5 tipos de trombose?

A trombose pode ser do tipo venosa ou arterial, dependendo de qual região da circulação sanguínea ela atinge.
  • → Trombose arterial.
  • → Trombose venosa.
  • → Causas da trombose arterial.
  • → Causas da trombose venosa.

Quando a trombose pode levar à morte?

A trombose venosa localizada nas pernas não oferece risco de morte. Entretanto, o coágulo pode se desprender, migrar pela corrente sanguínea e se alojar nos vasos sanguíneos do pulmão – conhecido como embolia pulmonar, que apresenta risco de morte.

Trombose Venosa Profunda (TVP) e Embolia Pulmonar (EP).

38 questões relacionadas encontradas

Como saber se a trombose está piorando?

Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com trombose?

Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais. A trombose venosa profunda é a formação aguda (imediata) de coágulos (trombos) na luz das veias profundas (principais), causando obstrução total ou parcial ao fluxo sanguíneo.

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Qual trombose é mais comum?

No entanto, essa não é a forma mais frequente de trombose, embora seja considerada a mais grave. A mais comum é a chamada de trombose venosa, que ocorre quando o coágulo sanguíneo está localizado em uma veia.

O que leva uma pessoa a ter trombose?

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Quanto tempo dura o tratamento de trombose no hospital?

Neste caso, o tratamento normalmente dura cerca de 7 dias e é realizado em internamento no hospital devido ao risco de complicações como hemorragia.

Quais as sequelas de uma trombose na perna?

Durante o processo de dissolução do coágulo, podem ficar sequelas no interior das veias que destroem a estrutura das válvulas venosas (que favorecem o fluxo sanguíneo para cima). Essas alterações prejudicam o retorno do sangue e causam inchaço, varizes, endurecimento da pele, feridas e outras complicações.

O que não pode fazer quando se tem trombose?

✔ Consumir pouca água; ✔ Utilizar roupas apertadas; ✔ E o principal: caso tenha herança familiar relacionada a trombose, não procurar um médico o quanto antes para fazer um acompanhamento. Tem mais dúvidas sobre esse e outros assuntos?

Qual trombose é mais perigosa venosa ou arterial?

Apesar disso, a trombose arterial é mais rara de acontecer, porém, é igualmente perigosa, já que pode resultar na gangrena de algum tecido e, por ser uma doença silenciosa, pode ser diagnosticada quando já tiver afetado profundamente algum órgão.

Quais os primeiros sinais de embolia pulmonar?

Sintomas de embolia pulmonar
  • Falta de ar.
  • Dor torácica.
  • Sensação de desmaio iminente ou desmaio.

Quem tem trombose pode se aposentar por invalidez?

Quem tem trombose pode se aposentar por incapacidade? O que é preciso provar? Sim, pessoas com trombose que apresentam incapacidade permanente para o trabalho podem requerer a aposentadoria por invalidez. É necessário comprovar a existência de sequelas e limitações que impeçam a pessoa de exercer atividades laborais.

Quais os três tipos de trombose?

Tipos de Trombose
  • Trombose Venosa Superficial. Uma veia superficial é uma veia próxima da superfície do corpo. ...
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) ...
  • Trombose Venosa Renal (TVR)

Quem teve trombose a perna volta ao normal?

O tempo de melhora do retorno venoso dependem do nível e extensão da trombose, e também da recanalização deste trombo ou formação de circulação colateral, pois nem sempre há a recanalização do trombo. Esse tempo é variável, normalmente de 1 a 3 meses.

Quem tem trombose fica bom?

De forma geral, a trombose tem cura e basta seguir as recomendações médicas e fazer o uso correto da medicação para obtê-la.

Quanto tempo dura uma trombose na perna?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Qual o exame para saber se tem trombose?

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.

Qual o nome do exame de sangue para detectar trombose?

A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina. Positivo para ocorrência de quadros tromboembólico.

Como é a dor de uma trombose?

Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico. Portanto se a dor é forte e persistente, é prudente realizar uma avalição médica.

Quanto tempo leva para dissolver um coágulo?

O coágulo pode levar alguns meses para desaparecer, o que ocorre geralmente a partir de 3 meses ou em até um ano, dependendo da veia acometida. Em poucos casos de trombose extensa ele pode mesmo não desaparecer e as orientações nesse caso serão feitas pelo angiologista em consulta.

É perigoso trombose venosa?

A trombose venosa profunda é perigosa porque esse trombo pode se deslocar e viajar até outros órgãos, como os pulmões, por exemplo. Quando isso acontece, alguma artéria pode ser obstruída, impedindo a circulação do sangue e podendo levar a complicações. Dependendo do caso, a doença pode ser fatal!

Artigo anterior
Quais são as proteínas de canal?
Artigo seguinte
O que é evento R 2099 Reinf?