É exemplo de protocooperação?
Perguntado por: Clara Joana de Oliveira | Última atualização: 20. Juni 2025Pontuação: 4.2/5 (4 avaliações)
Um exemplo de protocooperação é a relação entre crustáceos do gênero Pagurus, conhecidos como caranguejos-eremita, e algumas espécies de anêmonas-do-mar. Esses animais não vivem necessariamente juntos, mas é frequente encontrá-los em associação, que é benéfica para os dois.
É um exemplo de protocooperação?
A relação entre búfalos e pássaros é um exemplo de protocooperação, uma vez que esses organismos podem viver separadamente, ao passo que a associação entre eles é benéfica para ambos. Enquanto os búfalos beneficiam-se da retirada de carrapatos pelas aves, as aves beneficiam-se por conseguirem alimento.
O que são animais protocooperação?
A protocooperação ou mutualismo facultativo é uma relação ecológica na qual todos os participantes são beneficiados, mas podem viver de forma independente um do outro.
É exemplo de mutualismo?
Exemplos de mutualismo
Os líquens são associações entre fungos e algas ou fungos e cianobactérias. Líquens: Os líquens são uma associação mutualística estabelecida entre um fungo e um micro-organismo fotossintetizante (alga ou cianobactéria).
O que é inquilinismo e protocooperação?
É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Exemplos: peixe-agulha e pepino-do-mar; árvore e epífitas.
O que é Protocooperação
Qual é o tipo de relação que ocorre entre pássaros e bois?
Um exemplo clássico de protocooperação ocorre entre o boi e o anu, uma espécie de pássaro. O anu come os carrapatos do boi, conseguindo assim alimento. O boi, por sua vez, também é beneficiado, uma vez que se livra do carrapato.
Quais os 4 tipos de relações ecológicas?
As relações ecológicas podem ser classificadas como: harmônica, desarmônica, intraespecíficas e interespecífica.
Como é chamada a relação entre o pássaro e o rinoceronte?
predação, entre o rinoceronte e o pássaro. predação, entre o rinoceronte e os carrapatos. parasitismo, entre os carrapatos e o pássaro.
Qual é a relação entre a ave é o carrapato?
As aves que comem carrapatos em bois e búfalos são um exemplo de mutualismo facultativo, pois esses animais conseguem viver isolados dessas espécies de que podem se beneficiar eventualmente.
O que é uma relação harmônica?
As relações harmônicas são aquelas que, como o nome sugere, não causam prejuízos aos envolvidos, sendo essas relações benéficas para todos ou, ainda, para um dos envolvidos sem haver prejuízo nem benefício para o outro. Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo.
O que é parasitismo de exemplo?
Exemplos de parasitismo
As lombrigas vivem no intestino humano, no qual conseguem alimento e acasalam-se. Lombriga e ser humano: a lombriga (Ascaris lumbricoides) estabelece uma relação de parasitismo com os seres humanos, causando uma doença chamada ascaridíase.
Quais animais fazem mutualismo?
- Líquens, exemplo de mutualismo entre algas e fungos. ...
- Micorrizas e bacteriorrizas. ...
- Os protozoários que vivem em mutualismo com os cupins são do gênero Trichonympha. ...
- O caranguejo paguro tem uma associação mutualística com a anêmona do mar.
Qual animal é inquilinismo?
Nos animais, uma interação bem evidente, é a situação de inquilinismo existente entre o peixe-agulha e os pepinos-do-mar (Equinodermos). Quando em perigo, esses pequenos peixes procuram abrigo no aparelho digestório desses equinodermos.
Qual é o exemplo de inquilinismo?
Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie vive sobre ou no interior de outra espécie, sem prejudicá-la. O principal recurso buscado pelo inquilino é abrigo e moradia. Bromélias, orquídeas e samambaias que vivem em cima de árvores podem ser citadas como exemplo.
Quais animais fazem inquilinismo?
Fierásfer e pepino-do-mar
Nessa associação, o corpo do pepino-do-mar serve de abrigo para o peixe. Outro exemplo de inquilinismo bastante conhecido é a relação entre o peixe, conhecido como fierásfer ou peixe-agulha, e o pepino-do-mar.
Qual é a relação entre líquens e árvores?
Há a ideia de que os líquenes parasitam e causam doenças nas árvores. Isto porque os líquenes passam despercebidos até que, por alguma razão, as árvores começam a adoecer e a morrer. E é nesta fase que os líquenes alcançam o estrelato: tornam-se mais visíveis quando as árvores perdem as folhas.
Qual grupo pertence algas?
Outrora consideradas como seres vivos pertencentes ao Reino Plantae, as algas costumam ser classificadas, na atualidade, como integrantes do Reino Protoctista.
Pode-se afirmar que os líquens são uma associação entre?
Os Liquens podem ser definidos como uma associação simbiótica entre um fungo e uma clorófita ou então entre um fungo e uma cianobactéria. Ouça o texto abaixo! Os liquens são associações simbióticas entre algas verdes e fungos ou entre cianobactérias e fungos.
Quais são as 5 relações harmônicas?
Relações interespecíficas harmônicas. As relações entre diferentes espécies podem ser: Mutualismo, inquilinismo e comensalismo, sendo essas relações harmônicas e amensalismo, predação, parasitismo e competição, relações desarmônicas.
Onde ocorre o mutualismo?
No caso do mutualismo, a interação ocorre entre populações distintas, e como nenhuma população é prejudicada, é chamada de relação harmônica. Peixes-palhaço costumam viver com anêmonas, onde ambas as espécies se beneficiam.
Como ocorre o comensalismo?
O comensalismo é um tipo de relação ecológica interespecífica, pois ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Nesse tipo de relação ecológica não há prejuízo para nenhuma das espécies envolvidas, lembrando que apenas um dos organismos envolvidos se beneficia.
Como identificar aneurisma da aorta?
Qual o valor do exame MMSS?