Qual o valor do exame MMSS?

Perguntado por: Soraia Nascimento Rodrigues  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (2 avaliações)

Eletroneuromiografia de MMSS e MMII - R$649,00 - Labi Saúde.

Que exame e MMSS?

A eletroneuromiografia dos membros superiores (sigla ENMG MMSS) é o exame especializado que avalia os nervos dos ombros, braços, antebraços, mãos e coluna cervical. O exame de eletroneuromiografia de membros superiores é um exame neurofisiológico que estuda o funcionamento de estruturas como: Neurônios motores.

Quais são as doenças que o eletroneuromiografia detecta?

Eletroneuromiografia detecta quais doenças?
  • Doenças do neurônio motor: Esclerose lateral amiotrófica, poliomielite e atrofia muscular espinhal;
  • Doenças das raízes espinhais: Compressões radiculares por hérnia de disco, radiculopatias por diabetes e outras inflamações;

Qual o hospital que faz o exame eletroneuromiografia?

A Eletroneuromiografia é um exame solicitado para avaliação do Sistena Nervoso Periférico (raízes nervosas, nervos periféricos, junção neuromuscular e músculos). Em São Paulo é é possível realizar o procedimento na Clínica Córtex Neurologia Diagnóstica.

Quanto tempo leva para fazer o exame de eletroneuromiografia?

- O procedimento demora cerca de 1 hora e 40 min.

Eletroneuromiografia dos Membros Superiores MMSS | Dr Diego de Castro Neurologista

37 questões relacionadas encontradas

Quando é necessário fazer eletroneuromiografia?

O exame de eletroneuromiografia serve para avaliar o funcionamento dos nervos e músculos, sendo útil para o diagnóstico de doenças que estejam relacionadas com os impulsos nervosos ou com a atividade elétrica muscular.

Para que serve o exame eletroneuromiografia de MMSS?

A eletroneuromiografia dos membros superiores (ENMG MMSS) permite avaliar mãos, braços, ombros e coluna cervical. Ela é importante para diagnosticar, por exemplo, a síndrome do túnel do carpo e problemas de coluna cervical que afetam as raízes motoras cervicais.

Como é feito eletroneuromiografia dói?

A eletroneuromiografia não dói. O exame na verdade é um pouco desconfortável, mas suportável. Como dissemos anteriormente no tópico o que é eletroneuromiografia, o exame de eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico especializado que serve para avaliar nervos e músculos.

Qual exame detecta inflamação nos músculos?

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

É normal sentir dor após exame de eletroneuromiografia?

Olá! Não é normal sentir dor após o exame de eletroneuromiografia.

Como é feito o exame eletroneuromiografia de MMSS e MMII?

Utilizamos pequenos estímulos elétricos (“choques”). Os estímulos elétricos são aplicados sobre o nervo que os conduz. Eletrodos captam o sinal produzido pelo nervo estimulado e transmitem ao aparelho de eletroneuromiografia. Os dados obtidos são interpretados pelo médico neurofisiologista.

Quanto custa eletroneuromiografia MMSS?

Eletroneuromiografia de MMSS e MMII - R$649,00 - Labi Saúde.

Como conseguir eletroneuromiografia pelo SUS?

Onde realizar Eletroneuromiografia gratuita (pelo SUS)

O pedido da ENMG deve ser realizado por qualquer médico da rede pública. Os pacientes do SUS devem procurar ajuda da assistente social do posto de saúde para identificar a unidade de referência de eletroneuromiografia da região.

Qual o melhor exame para detectar síndrome do túnel do carpo?

Com relação aos métodos complementares, a eletroneuromiografia é o mais comumente usado para a confirmação diagnóstica, servindo como padrão ouro, no qual o tempo de latência do nervo mediano demonstra uma acurácia muito boa para detecção da STC.

Qual exame detecta fraqueza muscular?

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Quem tem fibromialgia pode fazer eletroneuromiografia?

No entanto, a eletroneuromiografia na maioria das vezes é normal nos pacientes com fibromialgia. Ela ajuda a demonstrar que não há lesão dos grandes nervos das mãos e dos pés.

Qual o profissional que faz o exame de eletroneuromiografia?

Para realizar e laudar Eletroneuromiografia, o ideal é o médico ter Título em Neurofisiologia Clínica, que é Área de Atuação reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e registrá-lo nos Conselhos Regionais. No laudo, então, pode haver anúncio de Neurofisiologia Clínica.

Quem não pode fazer eletroneuromiografia?

Contudo, sua realização é parcialmente contraindicada para pessoas que usam marca-passo cardíaco e deve ser avaliada com cautela em pacientes que tomam medicamentos anticoagulantes ou apresentam doenças como hemofilia e alterações plaquetárias.

O que pode alterar o exame de eletroneuromiografia?

Quais seriam as alterações? Sim, podem!! Especialmente miorrelaxantes, benzodiazepínicos, drogas para tratamento de distúrbios hidroeletrolíticos graves e anestésicos de um modo geral. Podem haver alterações na resposta neuromotora ao estímulo produzido durante o exame.

Qual exame detecta problemas neurológicos?

Eletroencefalograma, polissonografia, tomografia e ressonância magnética são instrumentos de diagnóstico de condições relacionadas ao sistema nervoso. O que acontece é que, sozinhos, tais exames não oferecem a interpretação tão necessária para a apresentação de uma hipótese diagnóstica.

O que significa a sigla MMSS?

Os Membros Superiores (MMSS)

Os membros são divididos em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés). Assim, eles permitem que o corpo se movimente, ou seja, eles são responsáveis pela mobilidade, sustentação e equilíbrio.

Qual exame detecta fraqueza nas pernas?

A Eletromiografia de MMII é o exame neurofisiológico que avalia os músculos e nervos das pernas e coluna lombar. O termo "MMII" representa a sigla médica para "membros inferiores", o que inclui pés, pernas e coxas. A eletromiografia também é representada pela sigla EMG.

Artigo anterior
É exemplo de protocooperação?
Artigo seguinte
São Silvestre 2022 Resultado?