Qual a principal função da secretina?

Perguntado por: Viviane Correia de Freitas  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

Secretina: a principal função é estimular a secreção de bicarbonato de sódio no pâncreas. A secretina é um hormônio polipeptídeo com 27 aminoácidos produzida pelas células S do duodeno em resposta a um pH entre 2 e 4,5 (muito ácido).

Qual é a função da secretina?

- A secretina faz com que o pâncreas secrete um suco digestivo rico em bicarbonato. Estimula o estômago a produzir pepsina, uma enzima que digere as proteínas, e o fígado para que produza bile.

Quais são os efeitos da secretina?

Funções. É liberado na corrente sanguínea para estimular a secreção de água e bicarbonato no pâncreas e pelas glândulas de Brünner. O bicarbonato (HCO3-) ajuda a neutralizar o ácido gástrico, processo essencial para a digestão das gorduras. A secretina inibe, também, a secreção de gastrina pelas células G do estômago.

Quais são os papéis da secretina no trato gastrointestinal?

A secretina é liberada pelas células S presentes, principalmente, no duodeno e no jejuno proximal, estimulando a secreção de pepsinogênio pelas células principais e inibindo a de HCl pelas células parietais, além de inibir contrações nas regiões fúndica e pilórica (JOHNSON, 1991).

Onde se localiza a secretina?

Um hormônio liberado pela parede duodenal dentro da corrente sangüínea, que estimula o pâncreas a secretar água e bicarbonato e que inibe a secreção de gastrina.

Função da Secretina e Colicistocinina

39 questões relacionadas encontradas

Onde atua a gastrina e colecistoquinina e secretina e Motilina?

b) A gastrina estimula a secreção de ácido clorídrico do suco gástrico e estimula a motilidade do estômago. É secretada por células da parede estomacal. É também fundamental para o crescimento da mucosa gástrica e intestinal. A colecistoquinina (colecistocinina) é secretada pelas células da parede duodenal.

Quais células secretam secretina?

A secretina é secretada pelas células S duode- nais em resposta à presença de ácido proveni- ente do estômago no duodeno, bem como pela presença de produtos da digestão de pro- teínas e lipídios no lúmen duodenal. As ações desse hormônio são voltadas para a neutralização da secreção ácida estomacal.

Como a secretina é inibida?

A secretina é produzida pela mucosa do duodeno, sendo libertada quando se verifica a presença de ácido no intestino delgado, provocando a inibição da motilidade da maior parte do tubo digestivo, facilitando a absorção.

O que compõem o trato gastrointestinal?

No sistema digestório temos o trato gastrointestinal, que é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso; e as glândulas associadas: glândulas salivares, fígado e pâncreas. Na boca o alimento é rasgado e triturado pelos dentes e, com a ajuda da língua, é misturado com a saliva.

Quais as principais substâncias secretadas no Lumen do estômago?

O suco gástrico é secretado pelas glândulas mucosas gástricas e contém ácido clorídrico, muco e enzimas proteolíticas, pepsina (que decompõe as proteínas) e lipase (que decompõe as gorduras).

Qual o estímulo mais forte para secreção de secretina?

A presença de ácido (pH < 4,5) no lúmen intestinal é um forte estímulo para a secreção de secretina.

Qual o hormônio que estimula a diminuição do suco gástrico?

Gastrina – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual é a função do ácido clorídrico no estômago?

O ácido clorídrico proporciona o ambiente altamente ácido necessário para a pepsina decompor as proteínas. A elevada acidez do estômago serve também como uma barreira contra infecções por matar a maioria das bactérias.

O que é o quimo?

O quimo é uma massa formada no estômago, um órgão alargado que se localiza logo abaixo do esôfago. É no estômago que o alimento – chamado nesse estágio de bolo alimentar – é submetido à ação do suco gástrico, composto por, entre outras substâncias, enzimas, água, sais minerais e ácido clorídrico.

Quem produz a gastrina?

A gastrina é um hormônio secretado pelas células G, presentes principalmente no antro pilórico e duodeno.

Qual a função do peptídeo inibidor gástrico?

Aumenta a produção de insulina pelas células beta pancreáticas em resposta a uma elevada concentração de glicose, aminoácidos e ácidos graxos no trato gastrointestinal. Inibe a absorção de água e eletrólitos no intestino delgado.

Quais os componentes da parede gastrointestinal?

A camada mucosa interna apresenta variações significativas ao longo do tubo digestório e é subdividida em três componentes: (1) uma camada epitelial, (2) uma lâmina própria de tecido conjuntivo, e (3) uma camada muscular da mucosa de músculo liso. A boca é a entrada do tubo digestório.

Quais órgãos compõem o trato gastrointestinal inferior?

O trato gastrointestinal inferior é composto por 4 órgãos:
  • Intestino delgado;
  • Intestino grosso;
  • Reto;
  • Ânus.

O que inibe os processos digestivos?

O sistema nervoso autônomo tem duas divisões: o sistema simpático, que inibe a produção de secreções digestivas, e o sistema parassimpático, que estimula sua produção. O principal ramo visceral do sistema nervoso parassimpático é o nervo vago. As glândulas salivares são reguladas pelo sistema nervoso.

Como é regular da fase gástrica?

Fase gástrica

Será regulada por um reflexo longo antecipatório que promove a liberação de secreções, além de reflexos curtos que possibilitam a distensão da parede estomacal e também produção de substâncias. O enchimento do estômago é permitido por um reflexo vasovagal, em que uma vagotomia bloqueia esse mecanismo.

Como ocorre a liberação de ácido clorídrico no estômago?

Compostos por uma rede de glândulas secretoras chamadas canalículos, células parietais no epitélio ou camada mais interna do revestimento do estômago, liberam íons de cloro e hidrogênio. Esses íons se combinam para formar ácido clorídrico e são unidos por íons potássio e sódio para formar ácido gástrico.

Quem secreta secretina?

A secretina é um hormônio polipeptídeo com 27 aminoácidos produzida pelas células S do duodeno em resposta a um pH entre 2 e 4,5 (muito ácido).

O que as células parietais produzem?

As células parietais secretam ácido, o que causa queda do pH, estimulando células D antrais a liberarem somatostatina, a qual inibe a liberação de gastrina (feedback negativo).

Em qual órgão ocorre a produção de colecistocinina e secretina?

A Colecistocinina é secretada pelas células do intestino delgado superior. Sua secreção é estimulada pela introdução de ácido clorídrico, aminoácidos ou ácidos graxos no estômago ou no duodeno.

Onde atua a gastrina e colecistoquinina?

A gastrina é um hormônio que estimula o estômago a secretar o suco gástrico. O hor- mônio enterogastrona é secretado pelo duodeno e inibe a secreção estomacal do suco gástrico. A colecistocinina é secretada pelo duodeno e estimula a secreção da bile, no intestino, pelas contrações da vesícula biliar.

Artigo anterior
Quais os três fatores principais que influenciam nos tratamentos térmicos?
Artigo seguinte
Quais os sintomas do baço inflamado?