É correto usar crase entre anos?

Perguntado por: Isabela Daniela Leal Brito Morais  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Tem crase entre os anos?

Crase antes de datas

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Pode usar crase em datas?

A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

Como escrever período de datas?

Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.

Como usar oa em datas?

Em relação às datas, usa-se "a" ou "em". Exemplos: "Chico Buarque nasceu em (ou a) 1944." "Eu nasci em (ou a) 1982."

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

37 questões relacionadas encontradas

Pode usar crase antes de pronome indefinido?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Quanto à data ou quanto à data?

A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].

Quanto à participação tem crase?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.

Quanto ao significado?

Na opinião de (ex.: quanto a mim, Lisboa é uma das cidades mais bonitas).

Quanto ao quanto o?

Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o a será craseado – lembrando que crase é a junção da preposição a com o artigo definido a(s). Exemplos: Quanto à proposta de trabalho, terei de recusá-la.

Quais pronomes indefinidos aceitam crase?

Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

É correto usar crase antes de pronome possessivo?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Quando não cabe crase?

1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Quando a crase é opcional?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Quando usar a crase no a?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Pode usar crase antes de pronome demonstrativo?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Quanto ao pedido ou quanto o pedido?

A locução à pedido, com acento indicador de crase, está errada. A expressão a pedido indica que alguma coisa foi ou será realizada porque uma determinada pessoa pediu que assim fosse.

E quanto ou quantos?

Significado de Quantas

Etimologia (origem da palavra quantas). Feminino de quantos e plural do adj. quanto.

Quão ou o quanto?

Em relação à utilização de "quão" e "quanto", a palavra quão é usada antes de um adjetivo ou advérbio, e "quanto" antes de um substantivo (a não ser que seja um advérbio modificador do verbo).

Quão ou quanto exemplos?

O mesmo que o quanto, a que ponto, em que grau. Exemplo de uso da palavra Quão: Eu não consigo nem imaginar o quão alegre ela ficou com a notícia.

O que é quantos?

Significado de Quanto

Cuja quantidade não é determinada; tudo que. Que grau ou proporção de: quanta saudade havia em suas palavras. Cada pessoa que; o indivíduo que: contratou somente dois de quantos precisávamos. Em quantidade igual; geralmente acompanhado por "tanto".

Quanto e quando diferença?

Quando não pode ser nunca pronome relativo, mas pode, sim, ser advérbio relativo e interrogativo. Quanto é que, além de também ser adv. rel. e int.

Artigo anterior
O que significa contingência na administração?
Artigo seguinte
Como autorizar permissões de administrador?