Quais os mecanismos envolvidos na percepção da dor?

Perguntado por: Rodrigo Moreira de Silva  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.

Como ocorre o processo de percepção da dor?

Dor é a percepção da nocicepção e, juntamente com outras percepções, é determinada pela interação entre a atividade neurosenssorial, a variedade comportamental e fatores psicológicos. A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor).

Quais os mecanismos envolvidos no controle endógeno da dor?

A dor tem inicio com a estimulação dos nociceptores que, através das fibras nervosas mielinizadas (tipo Aδ) ou amielinizadas (tipo C), transferem esse estimulo ao sistema nervoso central, onde ocorre à consciência da dor e a reposta do organismo a esse estímulo.

Onde ocorre a percepção da dor?

O tálamo desempenha um papel muito importante na integração do impulso doloroso. A partir dele, neurônios de terceira ordem transmitem impulsos para o córtex cerebral, onde ocorre o processamento que resulta em consciência da dor (Vitor et al, 2008).

Como se classifica a dor por seu mecanismo fisiopatológico?

A dor pode ser classificada segundo a duração temporal e segundo a sua fisiopatologia, assim sendo existe dor aguda ou crónica, dor nociceptiva, neuropática ou psicogénica. Contudo independentemente do tipo de dor vivenciada, esta assume-se como uma experiência subjetiva, complexa, multidimensional e desagradável.

NEUROFISIOLOGIA DA DOR - Vanessa Akamine

39 questões relacionadas encontradas

Como pode ser classificada a dor?

A dor pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a fisiopatologia: nociceptiva, inflamatória, neuropática e funcional. Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral.

Como podemos classificar a dor?

Tipos de Dor
  • Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ...
  • Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ...
  • Dor disruptiva.

Onde ocorre a modulação da dor?

A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.

Qual a parte do cérebro responsável pela dor?

O córtex pré-frontal ventral direito (RVPFC) está implicado na regulação ou inibição da angústia associada à dor e a estados emocionais negativos.

Como o cérebro processa a dor?

O cérebro tem um papel central na sensação de dor – é ele que, tecnicamente, a sente. O mecanismo de produção de dor no corpo funciona através dos nociceptores, terminações nervosas receptoras de dor que ficam na pele, nas articulações e em alguns órgãos internos.

Como ocorre o mecanismo descendente da regulação endógena da dor?

A medula rostroventromedial (RVM) pode facilitar ou inibir as entradas nociceptivas e atua como um relé final no controle da facilitação da dor descendente. Essas estruturas fornecem um mecanismo através do qual os locais corticais e subcorticais podem influenciar a nocicepção.

O que é opióides endógenos?

Os opioides endógenos são péptidos (pequenas proteínas). Os fármacos opioides usados em terapia, apesar de não serem proteínas, têm conformações semelhantes, em solução, às dos opioides endógenos, ativando os receptores em substituição a estes.

O que são as vias descendentes inibitórias da dor?

O sistema inibitório descendente é outro dos mecanismos de modulação da dor. Uma das vias deste sistema tem origem na substância cinzenta periaqueductal no mesencéfalo, com sinapses no núcleo magno da rafe, de onde se projectam fibras para a medula espinal, cujo neurotransmissor é a serotonina [7].

O que é a teoria da comporta da dor?

A teoria das Comportas da dor (TCD) consiste na modulação da dor através das fibras nervosas, podendo ampliar ou reduzir a condução de informações ao sistema Nervoso Central (SNC) e explica, em parte, como as correntes elétricas promovem analgesia.

É possível sentir dor no cérebro?

Todavia, algo que poucas pessoas sabem é que o cérebro humano carece de estruturas nociceptores, isto implica que o cérebro em si não possui receptores para sensações dolorosas, ou seja, não sente dor.

O que é Neurociencia da dor?

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, a dor é definida como uma “experiência sensitiva e emocional desagradável associada (ou semelhante à associada) a lesão real ou potencial dos tecidos”.

O que significa dor no cérebro?

As pontadas na cabeça normalmente acontecem devido a noites mal dormidas, excesso de estresse, cansaço, desidratação ou resfriados, sendo na maioria das vezes indicativa de enxaqueca ou dor de cabeça tensional, por exemplo.

Como é possível modular a dor?

No ser humano, algumas outras causas podem também modular a dor, como motivações, crenças, espiritualidade, afetividade, vínculo, confiança e segurança. Além disso, o sistema modulador tem papel determinante nas condições dolorosas crônicas.

Como ocorre o sistema de modulação da dor através do sistema das comportas?

Segundo a teoria da comporta os estímulos de dor sobem ao tálamo por meio de fibras rápidas (A-delta) e lentas (fibras C). ... As fibras C utilizam substância P que é modulador da dor e são as responsáveis por manterem a “comporta” semiaberta.

Qual a via Aferente da dor?

Alguns Neurônios III da via paleoespinotalâmica (formação reticular), projetam-se também para a amígdala, o que contribui para o componente afetivo da dor. A via paleoespinotalâmica é responsável por um tipo de dor pouco localizada, dor profunda do tipo crônico (dor em queimação).

Quais são os tipos de dor?

Conheça os Diferentes Tipos de Dor
  • Diferentes Tipos de Dor.
  • Dor funcional.
  • Dor inflamatória.
  • Dor Neuropática.
  • Dor nociceptiva.

Como descrever a dor?

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, a dor é “uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada ao dano tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tais danos”.

O que caracteriza a dor?

A definição amplamente aceita da dor foi elaborada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor: "A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tecidular real ou potencial, ou é descrita em tais termos."

Quais são as vias descendentes?

Vias ascendentes

Os componentes dessa via são: fasículo grácil, fascículo cuneiforme, trato espinocerebelar e trato espinotalâmico. Ainda nessas vias estão os fascículos grácil e cuneiforme, sendo eles responsáveis por levar informações sobre sensibilidade tátil (fino e epicrítico), propriocepção e vibração.

O que são vias ascendentes e vias descendentes?

A medula espinal tem numerosos grupos de fibras nervosas que se dirigem ou partem do cérebro. Estes foram coletivamente chamados tratos ascendentes e descendentes da medula espinal, respectivamente. Os setores são responsáveis por transportar estímulos motores e sensoriais de e para a periferia (respectivamente).

Artigo anterior
Como saber se o dente e de leite ou permanente?
Artigo seguinte
Como colocar o bebê no berço dormindo?