É certo se usar crase quando se escreve de janeiro a dezembro?

Perguntado por: Violeta Margarida Garcia de Neves  |  Última atualização: 29. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

Nunca se deve usar a crase entre datas.

Tem crase de janeiro a dezembro?

Normalmente, quando se inicia o intervalo com a preposição DE, não haverá crase com o elemento limite do intervalo. Observe: A alta temporada nos hotéis vai de dezembro a março.

Deve-se usar crase entre datas?

É importante assinalar, ainda, que o emprego da crase é dispensado quando a expressão composta pelo numeral for indicativa de datas.

Tem crase entre períodos?

Eu almoço das 13 às 14 horas. Já nesse outro caso, a indicação de um intervalo de tempo obedece a uma regra de uso de preposições: “de” um período “a” outro período. Como o artigo “as” se junta a essas preposições em cada caso, a crase só aparece na segunda ocorrência, para indicar a preposição: das 13 às 14 horas.

É correto usar crase entre números?

Caso não haja o artigo a(s) anteriormente ao primeiro numeral, não ocorrerá o acento indicativo de crase entre os numerais. Veja alguns exemplos: Esperaremos o professor das 8h às 10h. Há a crase entre 8h e 10h, por ter o artigo as contraído com a preposição de (das) antes de 8h.

VÍRGULA: 5 Dicas SIMPLES Sobre Como Usar a Vírgula (CONCURSOS E VESTIBULARES)

32 questões relacionadas encontradas

Quando usar crase antes de números?

- Nos casos em que o numeral indicar horas, configurar-se-á como uma locução adverbial feminina, ocorrendo, portanto, a crase.

Quais são as cinco principais regras de uso da crase?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

Como escreve de uma data a outra?

Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.

Quando se usa a crase exemplos?

Quando usar a crase?
  • Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
  • Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
  • Portanto:
  • Atenção! ...
  • Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
  • Resolução.

Por que a prazo não tem crase?

Como a crase é a contração da preposição a com o artigo feminino a, não se usa crase diante de palavras masculinas: a prazo, a pé, a cavalo, a lápis. Nessas expressões, o a é simplesmente preposição.

Tem crase entre meses do ano?

Nunca se deve usar a crase entre datas.

É correto usar crase antes de horas?

Quando informamos hora quebrada, utilizando a sequência hora + minutos, devemos usar a aglutinação de “a + as”, resultando na crase “às”, como exemplificado abaixo: O jogo vai começar às nove e quinze. O voo partirá às três e cinco. Ele me ligou às dez e quarenta, vinte minutos antes de iniciarmos a reunião.

Vai a uma festa tem crase?

É usada a crase antes de palavras femininas; em expressões que indicam horas; antes de cidades, estados ou países: Vou à festa. A festa começa às 18h.

Como aprender a usar a crase?

Ocorre crase nos pronomes demonstrativos “aquilo”, “aquela” e “aquele”, sempre que o termo anterior exigir preposição. Exemplo: O que tenho a dizer refere-se àquilo que aconteceu na reunião. Ocorre crase nos pronomes relativos “a qual” e “as quais”, sempre que o termo anterior exigir a preposição “a”.

Faz bem a saúde tem crase?

Há contração entre preposição exigida por regência verbal e artigo definido feminino. É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

Foi às compras tem crase?

Primeira - Substitua a palavra antes da qual aparece o a ou as por um termo masculino. Se o a ou as se transformar em ao ou aos, existe crase; do contrário, não.

Tem crase entre os dias da semana?

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.

Tem crase de segunda a sábado?

4) No caso da consulta: a) - o nome feminino é sexta-feira; b) - um correspondente masculino é sábado; c) - substituindo-se o feminino por um correspondente masculino, tem-se a seguinte expressão: "De segunda a sábado" (e não ao sábado); d) - se não aparece ao no masculino, então não há crase no feminino.

Será às 15h tem crase?

Deve-se empregar a crase antes de locuções que indiquem hora. Por exemplo: “Tenho uma reunião às 15h”; “Minha aula começa às 8h”; “Estarei aí, às 21h”. Contudo, é preciso estar atento: nas situações em que as horas aparecem antecedidas das preposições “para”, “desde” e “até”.

Onde não se usa crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Foi a escola tem crase?

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição 'a' com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).

Foi a feira tem crase?

Fiquemos com a essência: a crase resulta da junção da preposição a – exigida pelo termo que a antecede – com o artigo definido a, que acompanha o nome feminino que vem após. Daí: Fui à feira.

Como identificar a crase?

Exemplos: Vou à (a preposição + a artigo) academia. Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo.

Artigo anterior
Quando a pessoa não sente nada?
Artigo seguinte
Como fazer a webcam funcionar no PC?