Como cuidar da pericardite?

Perguntado por: Jaime Hélder Carvalho  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

O tratamento para esse tipo de pericardite é feito com:
  1. Remédios anti tuberculose: devem ser iniciados antes da cirurgia e mantidos por 1 ano;
  2. Medicamentos que melhorem a função cardíaca;
  3. Medicamentos diuréticos;
  4. Cirurgia para retirada do pericárdio.

Quanto tempo leva para curar pericardite?

A pericardite aguda deve ser tratada com um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), geralmente com uma redução de 2 a 4 semanas após a resolução dos sintomas. Além disso, recomenda-se um ciclo de três meses de colchicina (com dosagem ajustada ao peso) para reduzir o risco de pericardite recorrente.

Quais os cuidados de enfermagem para pacientes com pericardite?

Tendo como intervenções: promover o alívio da dor, fornecer oxigenoterapia suplementar e verificar sinais vitais a cada hora. Como resultados alcançados: alívio da dor e troca gasosa eficaz, evidenciado pelo relato da paciente e aumento da saturação, tornando eficaz a continuidade da assistência.

Quais as consequências da pericardite?

Ela pode provocar febre e sintomas de insuficiência cardíaca, como fraqueza, fadiga e dificuldade de respirar. Pode ocorrer tamponamento cardíaco. A pericardite aguda resultante de uma infecção viral geralmente é dolorosa, mas é de curta duração e não tem efeitos persistentes.

Qual o melhor antiinflamatório para pericardite?

A pericardite aguda normalmente responde à colchicina ou AINEs (como aspirina e ibuprofeno) tomados por via oral. Após redução da dor e melhora dos sinais de inflamação, os medicamentos são reduzidos gradualmente. A colchicina também diminui a chance de a pericardite retornar depois.

Pericardite : Aprenda a diagnosticar e tratar (Diagnóstico e tratamento)

28 questões relacionadas encontradas

Como tratar inflamação no coração?

O tratamento para miocardite, geralmente, é feito em casa, com repouso para evitar excesso de trabalho do coração. Porém, é necessário também fazer o tratamento adequado da infecção presente na origem da miocardite e, pode ser necessário tomar antibióticos, antifúngicos ou antivirais.

Como tomar colchicina para pericardite?

As doses de colchicina utilizadas foram:
  1. para pacientes com mais de 70 kg, 0,5 mg a cada 12 horas por 3 meses.
  2. para pacientes com 70 kg ou menos, 0,5 mg 1 vez/dia.
  3. Imazio M et al. for the ICAP Investigators. A randomized trial of colchicine for acute pericarditis.

Quem tem pericardite pode pegar peso?

Exercício físico só pode ser retomado após resolução completa dos sintomas e das alterações aos exames laboratoriais, eletrocardiograma e ecocardiograma. Atletas de alta performance devem evitar esporte competitivo por 3 meses, retornando somente após avaliação médica.

O que pode causar pericardite?

Muitas vezes, quando o paciente é diagnosticado com pericardite, é difícil descobrir as causas da condição. No entanto, acredita-se que a pericardite pode surgir como consequência de uma infecção por vírus, bactérias e fungos, de doenças auto-imunes e de tratamentos médicos como a radioterapia, por exemplo.

Quem tem pericardite pode beber?

colchicina como terapeutica de pericardia pode-se beber vinho? Olá. A ingesta de bebida alcoólica associada ao uso de colchicina pode aumentar o risco de toxicidade gastrointestinal. Além disso, a bebida alcoólica pode reduzir o efeito da medicação.

Quais os cuidados de enfermagem para endocardite?

As intervenções foram: monitorizar rigorosamente sinais vitais e controle hídrico rigoroso; proporcionar repouso adequado e avaliar tolerância a atividade; encorajar uma dieta equilibrada.

O que é a tríade de Beck?

A tríade de beck é um conjunto de achados indicativos de tamponamento cardíaco: (1) sons cardíacos distantes ou abafados (o fluido em volta do coração dificulta ouvir os sons das válvulas se fechando);

Qual a diferença entre miocardite e pericardite?

A duração da doença pode variar de horas a meses. Entre as possíveis complicações estão insuficiência cardíaca devido a cardiomiopatia dilatada ou parada cardíaca. Pericardite é a inflamação do pericárdio, o invólucro de tecido fibroso que envolve o coração.

Quais características da dor torácica decorrente da pericardite?

A dor típica da pericardite é em pontada paraesternal e que piora com as ventilações realizadas, simulando uma dor pleurítica, e que pode irradiar para a borda do trapézio. Ela ainda melhora com a posição sentada ou inclinada para frente (posição da prece maometana) e piora com o decúbito horizontal.

Qual exame para detectar pericardite?

Esse problema pode ser investigado através do Raio-X e do Eletrocardiograma. Outro exame comum de ser indicado é o Ecocardiograma, conhecido também como ultrassom do coração. Ele é essencial porque permite detectar se o pericárdio está mais espesso.

Qual a principal complicação da pericardite aguda?

A principal complicação da pericardite aguda é a formação de líquido em grande quantidade no pericárdio, causando o tamponamento cardíaco.

Como é a dor de pericardite?

O principal sintoma da pericardite aguda é uma dor em pontada, repentina e forte, bem no meio do peito, que varia de intensidade com a mudança de posição: aumenta quando a pessoa deita e diminui, quando sentada, inclina o corpo para frente.

Quais medicamentos podem causar pericardite?

Drogas e toxinas – Não é comum, mas eventualmente alguns medicamentos podem causar pericardite, entre eles: hidralazina, isoniazida, procainamida, fenitoína, fenilbutazona, trombolíticos, anticoagulantes e outros.

Quem tem pericardite pode fazer esforço?

Os casos mais leves de pericardite são tratados com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicas, que ajudam a amenizar a dor. Se o paciente não apresentar complicações, ele pode fazer tratamento oral em casa, devendo, contudo, evitar esforços.

O que um cardiopata não pode fazer?

“Neste caso, o ideal é fazer atividades de bem baixa intensidade, como jogar sinuca, boliche, golf, bocha, pesca e tiro ao alvo. A pessoa não pode praticar atividades competitivas, como vôlei, futebol e natação.

Quais os sintomas de água no coração?

Sintomas do derrame pericárdico
  • Dificuldade para respirar;
  • Piora do cansaço, quando em posição deitada;
  • Dor no peito, geralmente atrás do esterno ou no lado esquerdo do peito;
  • Tosse;
  • Febre baixa;
  • Aumento da frequência cardíaca.

Como devo usar colchicina?

Para a prevenção de crises de gota, a dose recomendada é de 1 comprimido de 0,5 mg, uma a três vezes ao dia, por via oral. Os pacientes com gota submetidos à cirurgia, devem tomar 1 comprimido três vezes ao dia, a cada 8 horas, por via oral, 3 dias antes e 3 dias depois da intervenção cirúrgica.

O que é a pericardite crônica?

A pericardite crônica é uma inflamação do pericárdio (a estrutura sacular flexível de camada dupla que envolve o coração) que começa gradualmente, tem longa duração e resulta no acúmulo de líquido no espaço pericárdico ou espessamento do pericárdio.

Qual exame detecta inflamação no coração?

O diagnóstico baseia-se no eletrocardiograma (ECG), em medições de biomarcadores cardíacos, exames de imagem do coração e biópsia do músculo cardíaco. O tratamento depende da causa e inclui medicamentos para tratar insuficiência cardíaca e arritmias e, raramente, cirurgia.

Como saber se o coração está inflamado?

Principais sintomas
  1. Dor no peito;
  2. Batimento cardíaco irregular;
  3. Sensação de falta de ar;
  4. Cansaço excessivo;
  5. Inchaço das pernas e pés;
  6. Tonturas.

Artigo anterior
Qual a periodicidade do balanço patrimonial?
Artigo seguinte
Quantos degraus tem a escada da Igreja da Penha?