Como vender um bem de herança?

Perguntado por: Cristiana Mónica Paiva  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

Para isso é preciso:
  1. Notificar a intenção de venda oficialmente ao herdeiro que não quer vender sua parte no imóvel de herança.
  2. Dar-lhe um prazo para se manifestar.
  3. Entrar com ação judicial pedindo a venda do imóvel de acordo com os que está na lei.

Como vender um imóvel com vários herdeiros?

Quando há discordância quanto a venda do imóvel, caso um ou mais herdeiros se recusem a vendê-lo, a lei estabelece que os interessados na venda poderão fazê-lo por meio de decisão judicial. Neste caso, o (s) interessado (s) na venda devem notificar o herdeiro que se recusa a vendê-lo sobre a intenção de venda.

É possível vender um bem sem inventário?

A venda do bem imóvel transferido por herança sem o inventário é possível com o alvará judicial ou a escritura pública. A transferência de bens por herança é feita a partir do inventário de partilha.

Como vender um bem em inventário?

Como vender o imóvel em inventário

Para realizar a venda, porém, é preciso solicitar ao juiz uma autorização, especificando o motivo da negociação. O magistrado emitirá um alvará autorizando o negócio, documento que servirá de garantia legal para que o comprador possa efetuar a transferência de propriedade.

Como vender bens de pessoa falecida?

O bem deixado de herança, seja móvel (carros, motos, ações) ou imóvel, somente poderá ser vendido após início do inventário, com uma autorização judicial chamada de ALVARÁ JUDICIAL.

Como vender um imóvel de Herança? Posso? Devo? Como?

44 questões relacionadas encontradas

Como transferir um imóvel de uma pessoa que faleceu?

Portanto, se você comprou um imóvel de alguém e ele faleceu antes de dar a Escritura Pública para registro no cartório de registro de imóveis, é possível entrar com uma Ação de Adjudicação Compulsória ou solicitar no Inventário a expedição de um Alvará Judicial para a entrega da Escritura Pública.

O que é alvará judicial para venda de imóvel?

A obtenção de um alvará judicial é uma das formas de vender um imóvel arrolado em espólio. Nesse procedimento, o inventariante solicita uma autorização ao juiz para comercializar o imóvel, enquanto ainda estiver pendente a partilha, tendo que justificar o motivo da antecipação da venda.

É possível vender um imóvel durante o inventário?

Já para desmitificar a questão: SIM, É POSSÍVEL VENDER UM IMÓVEL OBEJTO DE HERANÇA MESMO QUE O PROCESSO DE INVENTÁRIO AINDA ESTEJA PENDENTE! ... O inventário pode ser judicial ou extrajudicial. O primeiro acontece necessariamente quando há testamento, herdeiros incapazes ou menores.

Pode vender os bens da herança antes de fazer inventário?

Sim, é permitido que os herdeiros vendam os bens, mesmo sem ter formalizado o inventário.

Como vender um imóvel depois do inventário?

Vender após o inventário e sem ter sido partilhado

Quando isso ocorre, é necessário realizar uma sobrepartilha, que nada mais é que levar ao cartório ou ao juiz essa informação, para complementar a partilha já realizada.

O que acontece quando não se faz o inventário?

Multa de 10% sobre o valor do imposto quando o inventário judicial for aberto após o prazo. Nos inventários extrajudiciais, a multa é de 10% do valor do imposto, sendo acrescida de 10% a cada ano em que o inventário não for aberto, até o limite de 40%;

O que pode substituir o inventário?

A ação de Usucapião pode substituir o Inventário quando o objeto a ser partilhado tratar-se apenas de um ou mais imóveis sem regularização (imóveis sem escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis) e que corresponderem às exigências da Usucapião requisitada.

Quando não é necessário fazer inventário?

É correto afirmar que o inventário não é necessário caso a pessoa falecida não tenha deixado nenhum patrimônio. No entanto, ainda que o falecido não tenha deixado qualquer bem, poderá ser necessário realizar o procedimento de inventário, visando afastar a responsabilização dos herdeiros.

O que acontece com um imóvel quando um herdeiro quer vender e o outro não?

E o que fazer se um dos herdeiros não quiser vender o imóvel? Neste caso, quando não há acordo, o interessado na venda deve notificar o herdeiro que se recusa a vendê-lo. Assim, o informa sobre a intenção de venda do imóvel. Caso não haja manifestação no prazo concedido, será necessário ingressar com uma ação judicial.

O que acontece se um dos herdeiros não quiser assinar?

Se um dos herdeiros não concorda com a descrição ou com a partilha sugerida, o inventário somente se concluirá com uma sentença judicial, acatando um esboço apresentado pelo partidor judicial, o qual, em regra, apenas faz encerrar um inventário e deixa os herdeiros, todos, em condomínio civil, o que não resolve as ...

Como fazer um contrato de compra e venda com herdeiros?

O contrato de cessão de direitos deve ser feito em tabelião de notas, com a assinatura de todos os herdeiros. Caso opte por comprar um imóvel de herança dessa forma, procure assistência jurídica.

Como vender imóvel antes do inventário?

A venda do imóvel antes do inventário é possível através de uma cessão onerosa de direitos hereditários, em que o herdeiro renuncia a cessão de bens, escolhendo assim o beneficiário do seu quinhão hereditário, ou seja, o herdeiro transfere o direito de posse para outra pessoa.

Sou herdeiro e quero vender minha herança?

Para transferir a parte da herança, também chamada de quinhão hereditário, é preciso confeccionar um instrumento denominado cessão de direitos hereditários. A cessão de direitos hereditários só pode ser feita por escritura pública[3]. Assim, não é válido[4] o negócio se feito por contrato particular.

Qual o risco de comprar um imóvel em inventário?

Quando há mais de um imóvel no inventário também é preciso cautela, já que a situação dos outros pode interferir naquele que está sendo negociado. “Outro fator que pode complicar a compra é o número de herdeiros. Quanto mais pessoas envolvidas, mais complicado é o processo, em especial quando estes possuem dívidas.

Quanto tempo demora alvará de venda?

A legislação processual determina que o prazo para cumprimento dos atos processuais são de até 5 dias úteis da tomada de ciência pelo servidor. Desse modo, uma vez determinado pelo juiz a expedição do alvará, o cartório deverá proceder com a confecção do alvará no prazo determinado em lei.

Quanto tempo demora um alvará de venda?

A validade do alvará é de até 60 dias. Dentro desse prazo, deve-se cumprir algumas etapas burocráticas, por isso a liberação não ocorre imediatamente. Funciona assim: primeiro o juiz emite a ordem para expedição do alvará de levantamento de valores.

Para que serve pedido de alvará judicial?

O alvará judicial consiste em uma ordem, judicial ou administrativa, concedendo o pedido formulado por quem o requer, para que levante certa quantia ou possa praticar determinado ato, quando provar ser merecedor do direito ali previsto.

Qual o procedimento exigido para transferir o bem aos herdeiros do falecido?

Para transferência dos bens para o nome dos herdeiros é necessário apresentar a escritura de inventário para registro no Cartório de Registro de Imóveis (bens imóveis), no Detran (veículos), no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial (sociedades), nos bancos (contas bancárias) etc.

Quando a pessoa morre a casa fica pra quem?

Assim, pais, avós, filhos e cônjuges são os mais comuns em uma partilha de bens. Em geral, a herança ficará com os parentes mais próximos, do ponto de vista legal. Se o falecido não tiver filhos, os pais e o cônjuge herdarão partes iguais.

O que acontece quando o dono do imóvel morre?

A lei do inquilinato prevê em seu artigo 10 que se o locador morrer o contrato de locação é transmitido para os herdeiros, ou seja, os herdeiros passam a ser os locadores do imóvel. Os herdeiros devem observar os deveres do contrato, por exemplo, o prazo que foi estipulado.

Artigo anterior
Qual o prazo para renovar a CNH vencida em dezembro de 2021?
Artigo seguinte
Quem ganhou o Mestre do Sabor 2021 Final?