Como usar vírgula em tanto quanto?
Perguntado por: Iara Matilde de Alves | Última atualização: 29. Oktober 2024Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)
Afinal, “tanto quanto” tem vírgula? A resposta é um retumbante NÃO! Não devemos usar vírgula entre os sintagmas da conjunção!
Tem vírgula em tanto quanto?
Logo, não se deve utilizar a vírgula. Outra forma de escrever a estrutura seria na introdução de uma informação adicional à oração principal. Exemplo: "A comarca de Abelardo Luz, tanto quanto a comarca de Mafra, manifestou-se favoravelmente ao pedido."
Como usar o tanto quanto?
As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas e exprimem comparação. Observe os exemplos: - Ela é esperta tanto quanto ele. - Tanto o aluno como o professor ficaram surpresos com o calendário escolar.
Como usar a vírgula de forma correta?
A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.
Como não errar na hora de colocar a vírgula?
- 1 – Nada de pausa para respirar:
- 2 - Sujeito e predicado nunca se separam.
- Ex.: O presidente da França (sujeito) visitou o Brasil (predicado)
- 3 – Casos de vírgula obrigatória.
- – Deslocamento sintático.
- Ex.: À noite , vou ver meu irmão.
- – Orações independentes.
Uso vírgula na expressão "tanto um quanto o outro"?
Em que momento colocar a vírgula?
A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período.
Quanto Ou o quanto?
Quero me mudar para meu novo apartamento o quanto antes. Embora popularizada, essa expressão deve ser evitada, dando-se preferência à forma sem o artigo O, isto é, somente QUANTO ANTES.
O que significa tanto quanto?
como» e «tão.. quanto» são sinónimas e usadas na formação do grau comparativo de igualdade (Cunha, Celso e Cintra, Lindley, Nova Gramática do Português Contemporâneo.
Qual palavra posso substituir tanto?
Tal quantidade: 6 tal quantidade, tal número, tal porção.
É correto dizer fico no aguardo?
Portanto, a frase isolada está incorreta. Porém, se for acompanhada de um complemento para “aguardo” não está errada, embora seu uso não seja aconselhado, especialmente em uma comunicação formal. Forma incorreta: Fico no aguardo.
Qual é o advérbio de quanto?
Em termos semânticos, «(o) quanto» é classificado como um advérbio de intensidade¹, fazendo parte da classe sintática dos advérbios de quantidade/grau.
Que vem antes da vírgula?
1. Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação.
Tem vírgula depois de portanto?
4. Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula. Exemplos de conjunções coordenativas: mas; porém; contudo; todavia; entretanto; não obstante; no entanto; portanto; assim; logo; portanto; por isso; por conseguinte; de modo que, de maneira que; porque; pois; senão, etc.
Tem vírgula depois do logo?
Tem vírgula depois do logo? As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.
Quando a vírgula está errada?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma.
Tem vírgula depois da palavra hoje?
Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.
Tem vírgula depois de amanhã?
Tem vírgula depois de amanhã? Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”
O que é necessário para pedir auxílio doença?
Quais são os solventes halogenados?