Que palavra substitui para?

Perguntado por: Raquel Benedita Cruz Ramos  |  Última atualização: 20. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)

Preposição que indica proximidade: 2 prestes a, quase a, na iminência de, próximo de, a ponto de.

Como substituir a preposição para?

Em português a palavra para normalmente é pronunciada como pra. Esta é uma contração dessa preposição, mas temos outras que vamos te explicar já já. Vamos começar com pra. Nós podemos substituir para a por pra antes de palavras femininas ou neutras.

Qual a preposição da palavra para?

A preposição “para” é a forma padrão, mas outra forma é utilizada na linguagem coloquial: “pra”. Além disso, há a locução prepositiva “para com”, usada em certos contextos.

Como usar a palavra para?

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal. Pode ser utilizada com vários significados indicando, entre outros, direção, oposição, finalidade, propriedade, utilidade, etc.

Quando usar a ou para?

“Ir para algum lugar” dá ideia de permanência longa ou definitiva; “Ir a algum lugar” dá ideia de permanência curta. Por isso é que, quando alguém morre, não se diz que a pessoa ”foi ao céu”, porque de lá ninguém volta (nem do inferno). É melhor “ir ao hospital” do que “ir para o hospital”.

Substituição de palavras ou de trechos de texto

27 questões relacionadas encontradas

O que combina com a palavra para?

Palavras que rimam com O para:
  • Equipara.
  • Multípara.
  • Nulípara.
  • Ovovivípara.
  • Desampara.
  • Apara.
  • Piapara.
  • Juruapara.

Qual é a conjunção de para?

De acordo com as propostas da gramática tradicional, a palavra para é uma preposição, quando introduz um grupo preposicional (conjunto de palavras sem um verbo nuclear), ou uma conjunção subordinativa final, quando introduz uma oração subordinada final, ou uma conjunção subordinativa completiva, quando introduz uma ...

O que significa o prefixo para?

prefixo. Entra na composição de um grande número de palavras com várias significações: ao lado, além, acima de, a par de, à volta de, para, contra, quase (ex.: paranormal; paraolímpico; paratexto). Origem etimológica:latim paro, -are, preparar, esforçar-se para obter ou conseguir.

É correto dizer para comigo?

Essa frase (que tem o sentido de consideração) aceita a regência das preposições com, para e, até, para com: Não mereço as atenções que tens comigo/para mim/para comigo.

Pode começar a frase com para?

Uma perguntinha para você: É correto iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono? A resposta é simples: não, pelo menos não nos textos escritos que pretendem adequar-se à norma culta da língua. Na oralidade e nos gêneros literários, o pronome oblíquo átono no início da oração está liberado.

É correto falar pra?

No cotidiano, usar "pros" e "pras" em vez de "para os" e "para as" é perfeitamente possível. Os termos estão, inclusive, no dicionário. Em textos técnicos, eles devem ser evitados.

Como escrever de para?

DE------PARA.

Que ou que exemplos?

Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?

Quais são as palavras invariáveis?

Já invariáveis são os advérbios, as conjunções, as interjeições e as preposições.

Quais são os tipos de substantivo?

Substantivos são termos responsáveis por nomear seres, objetos, ações, lugares, etc. Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.

Pode escrever pra?

"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".

É correto dizer para mim ou para me?

Quando devemos usar 'MIM' ou 'ME'

É o seguinte: o “MIM” sempre virá depois de uma preposição, como “para”, “a” ou “de”. Exemplo: “Ela mãe gosta muito de mim”. Já “ME” sempre estará junto a um verbo e não terá preposição antes. Exemplo: “Minha mãe me ama muito”.

Quais são os sufixos?

Devemos saber que existem quatro tipos de sufixos: adjetivos, verbais, substantivos e adverbiais, e cada um deles dão um sentido específico aos novos vocábulos. E, dessa forma, eles podem ser classificados em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Artigo anterior
Quanto vai ser o salário do professor?
Artigo seguinte
O que significa um terço da pena?