Como usar ponto final e aspas?
Perguntado por: António Valente Melo | Última atualização: 11. Mai 2024Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".
Quando usar aspas e ponto final?
Também podem ser usadas para destacar uma ironia e outras expressões. Títulos de filmes e de livros podem ser escritos entre aspas ou em itálico. Utilizamos aspas antes do ponto-final para encerrar um período iniciado sem aspas. Utilizamos aspas depois do ponto-final para encerrar um período iniciado com aspas.
Como e quando usar aspas?
As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada.
Como usar dois pontos e aspas?
Citação usando dois-pontos
Ao se reproduzir uma citação, é comum que os dois-pontos apareçam após o verbo que indica a ação declarativa. A citação aparece na mesma linha, entre aspas, ou na linha seguinte, após um travessão. Veja os exemplos: Ela pediu: “Quero o relatório na minha mesa até amanhã.”
Quando usar aspas e quando usar apóstrofo?
Aspas expandem variáveis e entendem caracteres de escape. Apóstrofo interpreta tudo como string.
Pontuação - Aspas, travessão e parênteses [Prof Noslen]
O que vem primeiro ponto final ou aspas?
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".
Qual é a função do apóstrofo?
Já o apóstrofo é um sinal gráfico (') usado para suprimir algumas letras e palavras. Exemplos: copo-d'água, pau-d'óleo, estrela d'alva, caixa d'água... Apóstrofe e o apóstrofo são exemplos de palavras parônimas. As palavras parônimas podem ter a mesma grafia ou a mesma pronúncia, contudo apresentam sentido diferente.
Quando se usa os três pontos?
Elas indicam a interrupção de um pensamento ou de uma fala. Também são usadas para sugerir o prolongamento de uma ideia. Em frases, indicam uma entonação descendente. Podem aparecer no fim de frases exclamativas ou interrogativas.
O que indica o ponto final?
O ponto-final é um sinal de pontuação que indica uma pausa longa e encerra um período. É utilizado em frases declarativas e imperativas, afirmativas ou negativas. O ponto-final serve para encerrar períodos. O ponto-final é um sinal de pontuação que marca uma pausa longa.
Pode começar um texto com aspas?
Ao se incluir no texto uma citação de uma frase célebre, de amplo conhecimento e sem a atribuição de autoria no início do parágrafo, é obrigatório que o trecho citado seja marcado por aspas no início e no fim.
Qual a diferença entre uma aspa e duas aspas?
As aspas simples são usadas quando as aspas duplas já foram empregadas na frase. “Giovanni estava muito tenso no seminário, ele abordou a 'Nova Tese' sobre a redução da maioridade penal.” O uso das aspas duplas é feito nos discursos diretos para destacar algo do texto ou citar o nome de alguma obra.
Qual é a finalidade das aspas simples no texto?
As aspas simples são sinais utilizados para indicar trechos do texto que já está entre aspas.
Quando se usa dois-pontos em uma frase?
- Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ...
- Começar uma enumeração.
- Antes de uma citação ou fala de alguém.
- Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.
- Nos discursos diretos.
- Anteceder um exemplo, observação ou nota.
- Antes de orações apositivas.
- Depois de vocativos.
O que quer dizer amigo entre aspas?
Quando utilizamos a palavra "amigo" entre aspas, estamos indicando que o termo está sendo usado de forma não literal. Nesse contexto, as aspas funcionam como um recurso de destaque, enfatizando que o significado atribuído à palavra não é o usual ou convencional.
O que significa 3 pontos em uma frase?
As reticências são, na escrita, uma sequência de três pontos ( … ) no início, meio, ou fim de uma frase. A utilização deste gênero de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não é.
Quando não usar o ponto final?
Quanto não usar o ponto final? Como o ponto final indica necessariamente uma pausa e um encerramento na ideia do enunciado, não se deve usar esse sinal de pontuação em contextos diferentes, que podem indicar uma entonação específica (exclamativa ou interrogativa) ou que não indicam pausa e encerramento de uma ideia.
Quando se deve usar ponto e vírgula?
O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.
Qual o nome da vírgula que fica em cima?
O apóstrofo ( ' ) é um sinal de pontuação que tem como função indicar a supressão de letras numa palavra, como cobra-d'água (para cobra de água), pingo d'água (para pingo de água), pasta d'água, moto d'água, Vozes d'África ou Santa Bárbara d'Oeste. A esta supressão dá-se o nome de elisão.
Qual o nome da vírgula em cima?
O Apóstrofo é um sinal de pontuação que tem o objetivo de diminuir o tamanho de certas palavras. Aliás, é muito utilizado em frases impessoais.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.
O que significa uma palavra entre parênteses?
Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo.