O que é a educação não diretiva?

Perguntado por: Jéssica Lara Melo  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.

O que é educação diretiva?

A pedagogia diretiva, baseada na epistemologia empirista, admite que o conhecimento possa ser transmitido para o aluno. O conhecimento é algo que vem do meio físico ou social, portanto o objeto é determinante do sujeito.

O que é a pedagogia renovada não diretiva?

A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. ... A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.

O que é uma avaliação diretiva?

De grosso modo, podemos considerar que a pedagogia diretiva é uma abordagem pedagógica em que o professor fala e o aluno reproduz. Isso significa que o estudante deve seguir todas as instruções que lhe são transmitidas. Assim, a relação entre professor e aluno está dentro de uma hierarquia.

Quais são as ideias de conhecimento que embasam as pedagogias diretiva não diretiva e relacional?

No primeiro modelo, Pedagogia Diretiva, Não diretiva e Relacional e seus pressupostos epistemológico temos a imagem do professor monopolizados da aula, “O professor fala e o aluno executa. O professor dita e o aluno copia. O professor decide o que fazer e o aluno executa. O professor ensina e o aluno aprende”.

Tendência Pedagógica Renovada Não diretiva Carl Rogers - Vídeo 4 de 8

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as correntes que embasam os conceitos de aprendizagem?

Inatismo, empirismo e construtivismo: três ideias sobre a aprendizagem.

Quais os tipos de modelos pedagógicos?

5 métodos pedagógicos utilizados no Brasil
  • Escola Construtivista.
  • Escola Freiriana.
  • Escola Montessoriana.
  • Escola Waldorf.
  • Escola Tradicional.

O que é uma avaliação pontual?

É a avaliação aplicada ao final uma aula para avaliar de forma pontual se o aluno compreendeu o conteúdo ensinado naquele dia. É uma forma de comparar o aprendizado que o aluno tinha antes com o que ele adquiriu após a aula.

Como é a pedagogia não diretiva?

Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.

Como é feita a avaliação na Escola Nova?

No ambiente escolar, a avaliação e a prova, muitas vezes, são utilizadas para classificar e rotular os alunos. ... Em entrevista à NOVA ESCOLA, o educador, uma referência no assunto, defende que o ato de examinar é classificatório, seletivo. Já a avaliação, ao contrário, deve ser diagnóstica.

O que é pedagogia renovada Progressivista?

A Tendência Liberal Renovada Progressivista é para as escolas que pretendem dar voz ao aluno, que querem se tornar um verdadeiro laboratório de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. ... O Aluno Progressivista é aquele que se sente livre para falar, agir e transformar.

Qual a melhor tendência pedagógica?

Pedagogia tradicional

É a linha pedagógica presente na maioria das escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Trata-se do modelo difundido a partir do movimento iluminista e da Revolução Francesa, ambos no século 18, cujo objetivo era universalizar o acesso à educação e padronizar os assuntos estudados.

Quais são as principais tendências pedagógicas mais usadas no Brasil?

Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.

Em qual mito que o professor diretivo acredita?

Ele acredita no mito da transmissão do conhecimento - do conhecimento enquanto forma ou estrutura; não só enquanto conteúdo. O professor acredita, Page 2 portanto, numa determinada epistemologia.

O que o construtivismo defende?

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).

O que é terapia não diretiva?

Na terapia não-diretiva o indivíduo não é passivo ao terapeuta e nada dele recebe, muito pelo contrário, é ele, indivíduo, agente no seu processo. Além do mais, esta abordagem não trabalha com doenças a serem curadas, mas com diferentes formas de experienciação da realidade.

O que é a pedagogia liberal tradicional?

Tendência liberal tradicional / A Didática Tradicional[editar] São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. As matérias de estudo visam preparar o aluno para a vida, são determinadas pela sociedade e ordenadas na legislação.

O que é pedagogia crítica Paulo Freire?

No pensamento freiriano, a educação crítica busca a libertação dos indivíduos e os auxilia na luta pelos seus direitos enquanto cidadãos, para que haja uma sociedade mais justa e democrática. Paulo Freire e Henry Giroux são os principais referenciais utilizados para a constituição deste estudo.

Qual a metodologia utilizada na tendência pedagógica tecnicista?

O tecnicismo é uma estrutura pedagógica de visão capitalista dentro das tendências liberais, que despreza as relações afetivas professor-aluno e valoriza a técnica e a reprodução sistematizada atrelada às capacidade e habilidades dos indivíduos.

Quais os tipos 3 de avaliação explique cada um deles?

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

O que é uma avaliação contínua?

A Avaliação Continuada é um modelo avaliativo que valoriza e recompensa todo o esforço do aluno. Foram pensadas vantagens que têm como proposta principal promover hábitos de estudos e manter constantes feedbacks, estimulando o aluno a realizar as atividades e acompanhar o seu progresso.

O que é uma avaliação qualitativa?

A avaliação qualitativa é uma forma de avaliação que busca compreender a subjetividade e leva em consideração aspectos humanos e pessoais de cada indivíduo. Por sua vez, a quantitativa procura basear-se em dados concretos e gerais, o que a torna irrefutável.

Quais são os tipos de métodos de aprendizagem?

Conheça os principais métodos de aprendizagem e seus funcionamentos
  • Metodologia de ensino tradicional. ...
  • Metodologia tradicional de ensino sociointeracionista. ...
  • Metodologia de ensino construtivista. ...
  • Metodologia de ensino Montessori. ...
  • Metodologia de ensino Waldorf.

Quais são as principais correntes pedagógicas?

  • 1.1 Pedagogia Liberal: ...
  • 1.2 Pedagogia Escolanovista: ...
  • 1.3 Pedagogia Progressista: ...
  • 1.1.1 O Pensamento Pedagógico Grego. ...
  • 1.1.2 Pensamento Pedagógico Medieval. ...
  • 1.1.3 Pensamento Pedagógico Renascentista. ...
  • 1.1.4 O Pensamento Pedagógico Moderno. ...
  • 2.1 Qualidade na Educação.

Quais são as principais correntes filosóficas da educação?

As escolas, correntes, círculos, estilos e movimentos de pensamento filosófico são muito importantes no estudo cognitivo do desenvolvimento do pensamento humano ao longo do tempo.
  • ESCOLA JÔNICA. ...
  • ESCOLA ITÁLICA. ...
  • ESCOLA PLURALISTA. ...
  • ESCOLAS SOCRÁTICAS. ...
  • ESCOLA PERIPATÉTICA. ...
  • ESCOLA EPICURISTA. ...
  • ESCOLA ESTOICA. ...
  • ESCOLA CÉTICA.

Artigo anterior
Quais são os maiores desafios dos professores nos processos educacionais da atualidade?
Artigo seguinte
O que é plano fechado?