Qual o tipo de responsabilidade dos sócios de uma sociedade limitada e de uma sociedade anônima de capital aberto?

Perguntado por: Leandro Barros de Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)

Nas sociedades anônimas, que é regida pela Lei n. 6.404/1976 o mesmo acontece, a teor do que dispõe o artigo 1º: “a companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas”.

Qual é a responsabilidade dos sócios em uma sociedade anônima?

Nas sociedades anônimas, a responsabilidade dos acionistas é limitada à sua participação no capital social. ... Portanto, em regra, o acionista não responde pelas dívidas sociais, mas tão somente pela integralização do valor das ações subscritas.

Qual o tipo de responsabilidade dos sócios de uma sociedade limitada?

Como regra geral, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social nos termos do art. 1.052 do Código Civil Brasileiro.

Qual a diferença de responsabilidade dos sócios nas sociedades limitada e anônima?

As limitadas são maioria, pois, além de limitar a responsabilidade pessoal dos sócios pela atividade da empresa, tem normas menos complexas e, consequentemente, menos custosas. Já as sociedades anônimas por ser baseada no capital e não na figura dos sócios, tem mais facilidade para a captação de investidores.

Qual a responsabilidade dos sócios cotistas da sociedade limitada?

De acordo com o artigo 1.052 do Código Civil2, a responsabilidade de cada sócio, na sociedade limitada, é restrita ao valor de suas cotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

Sociedade Anônima: características e diferenças capital aberto e capital fechado.

30 questões relacionadas encontradas

O que é a responsabilidade dos sócios?

Responsabilidade dos Sócios na Sociedade Limitada

A obrigação fundamental e indispensável de cada sócio é a integralização da sua quota de capital. Quando os sócios assinam o contrato social para constituição da sociedade, naquele ato, subscrevem as quotas de capital com as quais passará a participar do negócio.

Quais os direitos e deveres dos sócios na sociedade limitada?

São direitos inerentes à condição de sócio: participar do resultado social, fiscalizar a gestão da empresa, contribuir para as deliberações sociais, e retirar-se da sociedade.

Qual a diferença de sociedade anônima e limitada?

Isso porque a sociedade anônima tem a divisão de lucros prevista em lei. Obrigatoriamente, ela acontece em função de uma parcela estabelecida em estatutos. Já as empresas da sociedade limitada decidem pelos votos da maioria, e geralmente os lucros são usados para investimentos ou então distribuídos entre os sócios.

Qual a diferença entre sócios e acionistas?

Ou seja, o termo acionista deve ser usado para as sociedades anônimas, enquanto o termo sócio para as sociedades limitadas. Isso quer dizer que um sócio, então, pode ser definido como uma das partes de um contrato de sociedade, por meio do qual cada um se dedica a aplicar um capital a um empreendimento.

Quais são as principais características de uma sociedade anônima?

Sociedade Anônima, ou S.A, SA, S/A, é uma natureza jurídica que tem como principal característica a divisão por ações. Isso quer dizer que a participação e a responsabilidade de cada sócio, chamados de acionistas, está totalmente vinculada e limitada ao preço de emissão das ações que adquirir.

O que é responsabilidade limitada?

A responsabilidade limitada é o um conceito aplicado a um tipo de configuração societária, onde os sócios de uma empresa são responsabilizados até o valor de sua participação no capital social e, portanto, possuem seu patrimônio particular separado do patrimônio da companhia de forma legal.

Quais as exceções a responsabilidade dos sócios na sociedade limitada detalhe?

Exceções à responsabilidade limitada dos sócios: a desconsideração da personalidade jurídica –art. 50, CC. 2.1 Dissolução irregular; 2.2 Outras situações contempladas no Código Civil. 2.3 Dívidas fiscais e previdenciárias. Conclusão.

Quem é responsável pela administração de uma empresa LTDA?

O Código Civil estabelece que a sociedade limitada seja administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. A Doutrina assevera que a administração da sociedade limitada compete aos sócios que forem designados como gerentes pelo contrato social.

Quem responde pela sociedade anônima?

Segundo este artigo, “o administrador não é pessoalmente responsável pelas obrigações que contrair em nome da sociedade e em virtude de ato regular de gestão; responde, porém, civilmente, pelos prejuízos que causar”. A administração de uma sociedade anônima ocorre através do conselho de administração e da diretoria.

Qual a responsabilidade dos sócios em uma sociedade em nome coletivo?

Sócios participantes

Somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais, podendo a dívida da sociedade atingir os bens de todos os sócios (artigo 1039, do CC.).

Como se determina a responsabilidade dos sócios ou acionistas em face da companhia ou sociedade anônima?

Características. A Sociedade Anônima ou Companhia tem seu capital fracionado em ações, que correspondem a uma parcela do capital da companhia. A responsabilidade dos sócios ou acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas (Art. 1, Lei 6.404/76).

Quais os tipos de sócios ou acionistas?

Existem alguns diferentes tipos de acionista, sendo que as diferenças estão diretamente ligadas à quantidade de ações de uma companhia que o investidor possui, além de sua influência na mesma.
...
Existem, portanto, os seguintes tipos de acionistas:
  • minoritário;
  • majoritário;
  • controlador.

O que são os acionistas?

Acionista é a pessoa, física ou jurídica, que possui uma ou mais ações em uma empresa de Sociedade Anônima (S.A). Sociedades Anônimas são um tipo de sociedade empresarial que se divide por ações, e cada investidor que compra uma dessas ações se torna um acionista.

Qual a diferença entre investidores e acionistas?

O acionista é também um investidor, dado que emprega uma determinada quantidade de capital com vista a obter um dividendo. O investimento pode ser de renda variável, quando não existe um contrato que especifique que o acionista deve receber quotas fixas proporcionais ao seu investimento.

O que seria uma sociedade anônima?

A Sociedade Anônima, também conhecida como SA é um tipo de natureza jurídica, sem fins lucrativos e que tem como principal característica a divisão por ações. Neste caso, os sócios são chamados de acionistas e devem ser sempre dois ou mais.

O que define um empresa com sociedade limitada?

LTDA significa Limitada ou Sociedade Limitada. A principal característica desse modelo de empresa é que a responsabilidade dos sócios se limita ao valor da cota integralizada no capital social. Neste tipo de negócio, acontece a união de pessoas, dos sócios, que levam suas qualidades pessoais para o empreendimento.

Quais são as obrigações do sócio?

A principal obrigação que o sócio contrai ao assinar o contrato social é a de investir, na sociedade, determinados recursos que podem ser dinheiro ou bens, visando à organização conjunta de uma empresa.

O que o sócio tem direito?

O sócio tem direito a se retirar de uma sociedade comercial e, por consequência, a receber desta o pagamento do valor correspondente a sua participação no capital social.

São direitos dos sócios na sociedade limitada participar da administração e ou do Conselho Fiscal?

Ao lado dos direitos de caráter patrimonial, os sócios têm também direito de participar diretamente da administração, bem como de fiscalizar os administradores, participação na administração, ou pelo menos na escolha dos administradores.

Qual a responsabilidade dos sócios perante terceiros?

Perante terceiros, todos os sócios respondem solidariamente pela integralização de todo o capital.” Caso algum sócio não venha a integralizar a sua cota, todos ficarão responsáveis pela sua integralização, de forma solidária.

Artigo anterior
Qual a importância da epidemiologia da Vigilância Epidemiológica e dos estudos epidemiológicos para a compreensão do diagnóstico e tratamento da Covid 19?
Artigo seguinte
O que é dispneia e como proceder?