Qual a chances de NIC 1 virar câncer?

Perguntado por: Carlos Alexandre de Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

O NIC 1 é uma lesão de baixo grau no colo uterino provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. A recomendação é a regressão espontânea da lesão em 80 a 90% dos casos. O risco de evolução para câncer é menor que 10%.

Quanto tempo NIC 1 vira câncer?

Entre o aparecimento de uma displasia cervical leve ou NIC 1 e o desenvolvimento de um câncer de colo uterino, o tempo é de mais ou menos 8 a 10 anos. O NIC 1 tem chance de 80 a 90% de regressão espontânea e sem qualquer tratamento.

Quem tem NIC 1 vai ter câncer?

A neoplasia intraepitelial cervical grau1 ou NIC 1 é uma lesão de baixo grau provocada pelo HPV de alto risco. Não é um câncer mas pode ser uma lesão precursora de câncer. Aproximadamente 90% das lesões NIC 1 regridem sozinhas, sem qualquer tratamento.

Quanto tempo demora para evoluir NIC 1?

Na ausência de tratamento, o tempo mediano entre a detecção de uma displasia leve (HPV, NIC I) e o desenvolvimento de carcinoma in situ é de 58 meses, enquanto para as displasias moderadas (NIC II) esse tempo é de 38 meses e, nas displasias graves (NIC III), de 12 meses.

O que é NIC 1 tem cura?

NIC I, é uma neoplasia intra-epitelial de baixo grau e tem cura na maioria dos casos, O diagnóstico deve estar concordante com os 3 métodos (Papanicolau, Colposcopia e biópsia) e se a pessoa não tiver nenhum problema de imunidade muitas vezes não precisa fazer tratamento, apenas acompanhamento.

O QUE É NIC 1? por Natalia Dias

22 questões relacionadas encontradas

Como eliminar NIC 1?

O tratamento da lesão NIC 1 visá diminuir o grau de lesão no colo uterino e não eliminar o vírus HPV. Normalmente o tratamento é feito através de cauterização elétrica, mas também pode ser feita com uso do laser. Há a opção da aplicação de ácido no local.

Como curar o NIC 1?

Tem 90% de regressão espontânea. Por isso, que a conduta com relação ao NIC 1 é repetir o Papanicolaou em 6 meses, sem necessidade de colposcopia ou biópsia. Em caso de NIC 1 persistente por mais de 6 a 12 meses, poderá ser tratado por cauterização por laser ou excisão da zona de transformação.

Quanto tempo leva para NIC 1 virar NIC 2?

A duração média da infecção por HPV ou o intervalo médio entre o seu diagnóstico e o da NIC 1 foi de 4,7 anos, ao passo que para a NIC 2 foi de 4,3 anos.

Quanto tempo NIC 1 vira NIC 3?

A evolução para NIC 3 se dará provavelmente em 1 a 4 anos. Se este for o resultado do Papanicolaou, ele deverá ser confirmado pela biópsia guiada por colposcopia.

Quanto tempo leva para o HPV desenvolver o câncer?

Ainda assim, há uma probabilidade próxima de 100% de tratá-la sem ter de enfrentar nenhuma complicação, bem antes de se transformar em câncer. Em média, o tempo entre a infecção por HPV de alto risco e o desenvolvimento da doença é de 10 anos.

Como é o corrimento do câncer de útero?

A maioria das pacientes que têm câncer de colo de útero são assintomáticas. Os sintomas de corrimento com mau cheiro, corrimento persistente, sangramento entre as menstruações ou sangramento durante as relações, geralmente ocorrem quando o tumor está em um estágio mais avançado.

Quem tem NIC 1 pode ter relação?

Uma vez que você teve uma lesão causada pelo vírus do HPV, é porque você está com esse vírus no corpo. Desta forma, sim, você pode ter transmitido o vírus para o seu parceiro.

O que é HPV de grau 1?

NIC 1 significa neoplasia intraepitelial grau 1. São alterações celulares ainda benignas, induzidas pelo HPV e que desaparecem espontaneamente na maior parte das mulheres.

Quanto maior o NIC mais grave é o câncer?

A NIC de alto grau apresenta uma probabilidade muito maior de progredir a neoplasia invasiva. A lesão precursora que se origina do epitélio colunar é denominada de adenocarcinoma in situ (AIS). O AIS pode estar associado a NIC em um a dois terços dos casos.

Quanto tempo demora para desenvolver câncer no colo do útero?

Na maioria das vezes, o desenvolvimento do câncer do colo do útero demora vários anos. No entanto, em casos raros, ele pode se desenvolver em apenas 1 ano. Essa é a razão pela qual a detecção e o diagnóstico precoce é tão importante.

Pode ter relação com ferida no colo do útero?

Exige cuidado na hora do sexo

Por ser uma área delicada e que protege o útero, certas medidas devem ser tomadas para prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e lesões. Usar preservativos é fundamental, assim como evitar ter relações quando estiver com feridas no colo do útero.

Como é feita a cirurgia para retirar NIC 3?

A conização pode ser feita utilizando um bisturi (instrumento cirúrgico de corte) ou através de uma técnica chamada CAF (Cirurgia de Alta Frequência), na qual uma área doente pode ser retirada com o mínimo de dano ao órgão, utilizando um fio que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência e que permite ...

Quantos dias depois do preventivo pode ter relação?

9. Quantos dias depois do preventivo pode ter relação? Não há restrição de dias após a coleta do exame.

Qual as chances de Nic 3 virar câncer?

- 1/3 das pacientes com Nic 3 irá ter regressão da doença . - aproximadamente 12% das mulheres com NIC 3 irão desenvolver câncer . Assim,mantenha seguimento de perto com seu médico, discuta procedimentos e tire suas dúvidas.

Quem tem NIC 2 tem HPV?

Se você tem um NIC II, essa lesão é provocada pelo HPV e pode ser transmitido através do sexo oral. Esse HPV de alto risco ou oncogênico está associado com câncer de orofaringe (boca, língua, palato, faringe, etc), alem de estar relacionado com o câncer de colo uterino, vulva, vagina, ânus e reto.

Qual a chances de NIC 2 virar câncer?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Olá. O NIC II é uma lesão de alto grau do colo uterino. Não é um câncer mas pode virar um câncer se não cuidada. Se esse for um achado do Papanicolaou, ele precisa ser confirmado através de biópsia guiada por colonoscopia.

O que é NIC 2 no colo do útero?

Se a desordenação avança 2/3 proximais da membrana estamos diante de uma Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau II (NIC II) – Alto Grau. Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal.

Como eliminar o vírus HPV do corpo?

A única forma de se alcançar a cura do HPV é por meio da eliminação natural do vírus do organismo, isso porque os remédios usados no tratamento tem como objetivo tratar as lesões, ou seja, reduzir os sinais e sintomas da infecção, não possuindo ação sobre o vírus, não sendo portanto capaz de promover a eliminação do ...

Como fortalecer o sistema imunológico para eliminar o vírus do HPV?

Um bom remédio caseiro para HPV é consumir diariamente alimentos ricos em vitamina C como o suco de laranja ou o chá de equinácea pois eles fortalecem o sistema imunológico facilitando o combate ao vírus.

Qual o tratamento para lesão intraepitelial escamosa de alto grau?

O tratamento consiste na realização de uma Colposcopia adequada e excisão da lesão. Em casos selecionados pode ser realizada a ablação da lesão. Após isso, a mulher iniciar um seguimento diferenciado com seu ginecologista, com exames seriados para avaliar se houve ou não recidiva.

Artigo anterior
Como tirar restrição de idade?
Artigo seguinte
Quais são as melhores vozes do mundo?