São os três os tipos de rescisão contratual administrativa previstos na Lei judicial amigável e unilateral?

Perguntado por: Márcio Fonseca Freitas  |  Última atualização: 11. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (51 avaliações)

Rescisão do contrato administrativo: unilateral, amigável, judicial e por arbitragem. É uniforme o entendimento segundo o qual a Lei geral de licitação prevê três tipos de rescisão: unilateral, amigável e judicial. O entendimento que prevalece é o de quem nem mesmo o edital pode ampliar as hipóteses de rescisão.

Quais são as três formas de rescisão dos contratos administrativos?

O art. 79 da Lei nº 8.666/93 estabelece três espécies de rescisão contratual: rescisão administrativa unilateral, rescisão amigável e rescisão judicial.

O que é a rescisão unilateral do contrato administrativo?

A rescisão unilateral tem lugar quando a Administração Pública, invocando motivos de ilegalidade, inadimplemento contratual por parte do contratado ou, razões de interesse público, decide encerrar a relação jurídico-contratual, antes do término do prazo de vigência do contrato.

O que é rescisão de contrato amigável?

A rescisão amigável é a extinção prematura do contrato administrativo por acordo de vontade entre as partes, passível de ser realizada quando houver conveniência para a Administração Pública.

Quais são os três atos jurídicos que podem levar à extinção de um contrato administrativo?

Os atos jurídicos que extinguem os contratos administrativos são a rescisão administrativa, a consensual e a judicial.

Rescisão unilateral do contrato administrativo | DIREITO ADMINISTRATIVO

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de contratos administrativos?

São exemplos de contrato administrativo: concessão de serviço público, parceria público-privada (PPP), contrato de gestão, termo de parceria e contrato de gerenciamento etc.

O que é uma rescisão judicial?

Resilição - Distrato, extinção do contrato por vontade das partes. Rescisão significa anular ou romper. É a extinção do contrato, que pode ocorrer de várias formas. Resolução é o termo utilizado quando o contrato é encerrado pelo descumprimento das obrigações assumidas, também chamado de quebra contratual.

Como encerrar um contrato de forma amigável?

A rescisão de contrato pode acontecer através de acordo entre as partes, no qual serão estabelecidos os seus termos, de forma amigável. Contudo, ela também pode ser solicitada por uma das partes. Neste caso, é preciso que haja uma notificação com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

Quando é possível rescindir um contrato unilateralmente?

RESILIÇÃO UNILATERAL – CONCEITO, DIVERGÊNCIA JURISPRUDENCIAL E NEGOCIAÇÃO. Um contrato firmado poderá ser terminado por vontade de apenas uma das partes, sem que haja necessariamente motivo ou justa causa para tal (há exceções). Esta é a chamada resilição unilateral e está prevista no art. 473 do Código Civil.

É possível a rescisão amigável?

A rescisão contratual poderá ocorrer em uma das três hipóteses: por ato unilateral da Administração (rescisão administrativa), por acordo entre as partes (rescisão amigável), por decisão judicial (rescisão judicial).

O que é rescisão indireta unilateral?

A rescisão indireta é uma das formas de término de contrato de trabalho. Nela, é o colaborador quem dispensa a empresa, como se fosse uma aplicação de justa causa em sentido reverso. Esse tipo de rescisão tem previsão legal e ocorre por motivos bastante específicos.

O que é um distrato unilateral?

O distrato é a rescisão ou anulação de um contrato anteriormente pactuado entre as partes. Ele pode ser consensual (quando as partes contratantes chegam a um consenso sobre a forma da rescisão) ou unilateral (quando apenas uma das partes contratantes o rescinde).

Quando um contrato e unilateral?

· Contrato unilateral: é aquele que cria obrigações para apenas uma das partes contratantes. · Contrato bilateral: apresenta obrigações recíprocas e interdependentes, pois ambas as partes possuem obrigações.

Quais são os principais tipos de rescisão?

26. TIPOS DE RESCISÃO
  • DISPENSA SEM JUSTA CAUSA.
  • DISPENSA POR JUSTA CAUSA CAUSADA PELO EMPREGADO.
  • PEDIDO DE DEMISSÃO.
  • TÉRMINO DO CONTRATO POR ATO CULPOSO DO EMPREGADOR: RESCISÃO INDIRETA.
  • RESCISÃO POR CULPA RECÍPROCA.

Quais os 5 tipos de rescisão contratual?

Veja abaixo os nove principais tipos e entenda quais são as obrigações a serem cumpridas pelo empregador em cada uma delas:
  • Demissão sem justa causa. ...
  • Demissão por justa causa. ...
  • Rescisão indireta. ...
  • Pedido de demissão. ...
  • Rescisão por acordo entre as partes. ...
  • Rescisão por culpa recíproca. ...
  • Rescisão por término de contrato temporário.

Quais são as formas de rescisão?

Quais são os tipos de rescisão de trabalho?
  • demissão sem justa causa;
  • demissão por justa causa;
  • rescisão indireta;
  • pedido de demissão pelo funcionário;
  • demissão por acordo de trabalho;
  • por culpa recíproca;
  • por falecimento do empregador.

Como fazer distrato unilateral?

No caso da resilição unilateral, uma das partes deseja extinguir a relação contratual, mesmo que a outra discorde. Para fazer isso, deve encaminhar uma denúncia à parte contrária, informando que não quer mais continuar com o contrato.

O que significa cancelamento unilateral?

O cancelamento unilateral de um plano de saúde ocorre quando a operadora decide encerrar o contrato, muitas vezes sem aviso prévio, e sem apresentar uma justificativa adequada para essa ação.

O QUE É ruptura unilateral?

A resilição unilateral é a forma de extinção do vínculo contratual pela qual um dos contratantes manifesta o seu desinteresse no prosseguimento da relação contratual. Referido instituto vêm regulado pelo art.

O que é distrato amigável?

O distrato de contrato permite a rescisão amigável de acordos, oferecendo segurança jurídica e prevenindo litígios. Ele reconhece mudanças nas circunstâncias e preserva relacionamentos entre as partes.

Como formalizar o cancelamento de um contrato?

O cancelamento de contrato acontece quando uma ou ambas as partes decidem desfazer o acordo firmado no documento. Ao tomarem essa decisão, para cancelar o contrato, é necessário que as partes concordem com os termos de rescisão. Assim, o vínculo entre os envolvidos é desfeito e não existem mais obrigações.

Quem pode anular contrato administrativo?

Nessa linha, ao tomar conhecimento de um ato ou contrato que apresente vício insanável, isto é, não passível de convalidação, a administração tem o poder e ao mesmo tempo o dever de anular o ato ou contrato ilegal.

Como fazer rescisão judicial?

Para gerar a rescisão por determinação judicial, realize os passos a seguir:
  1. Acesse o módulo Folha de Pagamento, e em eSocial / Processos: ...
  2. Cadastre o processo do funcionário em questão, informe o numero do processo, o Tipo de Processo deve ser Judicial e a Matéria do Processo é 99 - Outros:

Como fazer uma rescisão por acordo judicial?

Como gerar Rescisão Zerada por Acordo Judicial?
  1. 1 - Acesse o menu Processos > Rescisões > Individual;
  2. 2 - Informe o código do Colaborador, data de demissão e Motivo da rescisão;
  3. 3 - No quadro Opções, selecione a opção '[x] Zerar verbas rescisórias devido a reclamatória trabalhista';

É possível entrar na justiça após a rescisão de contrato?

Prazo para reclamações trabalhistas

Um ponto crucial para trabalhadores que consideram entrar na justiça após a rescisão é o conhecimento dos prazos legais para tal ação. A legislação brasileira estabelece um prazo de até 2 anos após o término do contrato para que o trabalhador possa ajuizar uma reclamação trabalhista.

Artigo anterior
Como usar ponto final e aspas?
Artigo seguinte
Como tirar o gosto amargo do suco de laranja?