Como usar o advérbio bastante?
Perguntado por: Nelson Mauro Mota Pinho Correia | Última atualização: 20. Januar 2022Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)
- Está aí uma palavra-encrenca. ...
- O uso mais comum é usar “bastante” como advérbio, no sentido de “muito”. ...
- Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha.
Quando usar bastantes no plural?
O especialista deixa uma dica: “Se eu posso trocar 'bastantes' por 'muitos', 'muitas', 'suficientes', eu acertei, é 'bastantes' mesmo. Se eu vou trocar por 'muito', e se só cabe 'muito', então eu vou usar 'bastante'”.
Quando o bastante varia?
Já como advérbio, ou seja, quando modifica adjetivo, verbo ou outro advérbio, “bastante” não varia e é indicativo de intensidade: Eles estão muito/bastante felizes, Ela fala bastante/muito, Eles gostaram muito/bastante deles, etc.
Qual palavra você usa bastante?
Bastante é utilizado no singular e no plural quando estabelece concordância nominal em número com um substantivo. Isso acontece quando bastante é um pronome indefinido ou um adjetivo. O pronome indefinido bastante indica uma quantidade indeterminada e imprecisa. É sinônima de muito, numeroso, abundante e copioso.
Qual é a classe gramatical da palavra bastante?
adjetivo Suficiente; capaz de satisfazer; que contém o necessário e essencial: há bastante feijão; esse dinheiro não é bastante. Abundante; em grande ou excessiva quantidade: a escola tem bastante gente. pronome Muito; num valor ou quantidade não determinada: há bastantes livros na sua biblioteca.
BASTANTE OU BASTANTES? Como falar e escrever do jeito correto?
Qual a origem da palavra bastante?
Bastante vem do Latim BASTARE, “ser suficiente, levar, suportar”, do Grego BASTAZO, “levantar e carregar um peso”.
Qual a morfologia da palavra bastante?
Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”. Quando atuar como um advérbio, a palavra “bastante” não sofrerá variação, isto é, não será flexionada no plural e virá ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo.
Como eu uso a palavra bastante?
- Está aí uma palavra-encrenca. ...
- O uso mais comum é usar “bastante” como advérbio, no sentido de “muito”. ...
- Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha.
O que se refere a palavra muito?
Significado de Muito
substantivo masculino Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. advérbio Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito. De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato!
O que é um advérbio de intensidade?
Advérbios tradicionalmente integrados nesta classe: assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco.
Quando muito flexiona?
Muito + advérbio – invariável (não se flexiona). Eu cheguei muito cedo. Ele anda muito devagar. Muito + substantivo – variável (flexiona-se).
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
O que é concordância nominal e exemplos?
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... "Estas" e não "estes" obras, pronome que está no plural, já que a oração refere que são três e não apenas uma obra maravilhosa.
Como seus bastantes procuradores?
1) O adjetivo bastante significa suficiente ou aquele que basta. A expressão bastante procurador, assim, tem a acepção de procurador suficiente, ou procurador apto, ou procurador com os poderes necessários. ... Por isso, o plural de seu bastante procurador é exatamente seus bastantes procuradores.
Teve bastantes dificuldades?
Tenho bastante problemas ou Tenho bastantes problemas? Bastante, como muito, pode funcionar seja como advérbio, sendo então invariável, seja comoadjetivo, devendo então concordar com o substantivo a que se refere. Quando houver dúvida em relação a bastante antes de palavra no plural, pode-se colocar muito no lugar.
Qual advérbio da palavra muito?
Conclui-se, então, que 'muito é advérbio de intensidade'.
Qual é o adjetivo de muito?
A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).
O que pode substituir a palavra muito?
- Bastante: 1 bastante, diverso, vário, tanto, numeroso, abundante, copioso, inúmero, diferente, variado, profuso, farto, múltiplo. ...
- Excessivo: ...
- Grande: ...
- De forma excessiva: ...
- De forma imensa: ...
- De forma repetida: ...
- Em grande quantidade: ...
- Nenhum:
O que é mais muito ou bastante?
Na minha percepção, Márcia investigou mais que Anselmo; em outras palavras, muito é mais do que bastante. ... A rigor, esse uso, além de enfadonho e do prejuízo que causa ao vigor do significado, é indevido se examinarmos o sentido original da palavra.
O que é uma concordância nominal?
A regra geral de concordância nominal estabelece que os determinantes (adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral) concordam em número e gênero com o determinado (substantivo ou pronome) a que se referem.
Como saber se a frase tem concordância nominal?
- O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. ...
- Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar. ...
- Expressões formadas pelo verbo SER + adjetivo: ...
- O adjetivo concorda em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.
Como explicar concordância nominal?
Concordância nominal é a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo. Concordância em gênero indica a flexão em masculino e feminino. Concordância em número indica a flexão em singular e plural.
Por que você não tirou os pães do forno logo?
Porque é sonhador o jovem cultiva ideias. A criança adoeceu porque brincou na água quente. Porque você não tirou os pães do forno logo? O pedreiro não terminou de colocar a cerâmica da casa, por que?
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
O que é pressuposto processual de validade?
Como saber as contas vinculadas ao meu CPF?