Qual alternativa correta esteja a vontade ou esteja a vontade?

Perguntado por: Lara Ema de Pinho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (15 avaliações)

À vontade, sem hífen, é a forma correta de escrita da locução. Antes do Novo Acordo Ortográfico, as duas formas existiam - com e sem hífen - e estavam corretas. Após a entrada em vigor do atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009, a palavra à-vontade, com hífen, passou a estar errada.

Qual o correto esteja a vontade ou esteja a vontade?

A expressão à vontade é uma locução adverbial de modo e sempre leva crase. Sem crase não é uma expressão, e sim a união de um artigo "a" mais o substantivo "vontade", como em "essa foi a vontade de Deus". A versão "avontade" com a escrita unida não existe na língua portuguesa e está errada.

Como se escreve a vontade?

À vontade é uma locução adverbial, que tem a mesma função de um advérbio: alterar o sentido de um verbo. É muito utilizada para indicar descontração, relaxamento. “Ficar à vontade” é uma expressão que usamos para deixar alguém confortável.

Como se escreve coma a vontade?

'Coma a vontade' dá a entender que você quer muito comer essa tal vontade (agora um desejo, não mais uma pessoa), e não que você pode comer à vontade ou enquanto o seu estômago suportar. Variações: Fique à vontade. Comida à vontade.

Qual é o certo atoa ou à toa?

À toa: Por ser uma locução feminina, deve haver o uso do acento grave: andar à toa, passar o dia à toa, reclamar à toa. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não existe mais hífen nessa expressão, mesmo sendo uma locução adjetiva: indivíduo à toa, gente à toa, quantia à toa.

Como aumentar consideravelmente sua força de vontade | André Sampaio

16 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer a palavra atoa?

Refere-se a alguma coisa ou a uma pessoa irrefletida, apressada, desprezível, desocupada, inútil. Não gosto nada dele, é mesmo um homem à toa. Sua opinião à toa provocou grandes confusões.

Quando se deve usar a crase?

A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Porque é junto ou separado?

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

O que significa segundo a vontade de Deus?

A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).

O que significa essa é a minha deixa?

Oportunidade, desculpa, chance.

Como ficar mais À-vontade?

Usar as roupas com as quais você fica confortável é uma das formas de ficar mais à vontade durante a sessão. O visual também é sua personalidade, lembre-se disso! Muitas pessoas ficam tensas por não saber o que fazer com as mãos, mas fique tranquila e aja naturalmente.

Como usar a palavra está ou estar?

Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

O que significa em número suficiente?

adjetivo Que basta; que já possui o essencial, o necessário; bastante: já tenho dívidas suficientes, não preciso de mais uma! Cuja qualidade está entre o mínimo e o máximo; razoável. Que tem capacidade para fazer alguma coisa; hábil. Em grande quantidade; numeroso: já tenho roupa suficiente!

Quando quizer?

A forma correta de escrita da palavra é quiser, com s. A palavra quizer, com z, está errada. Quiser é a forma conjugada do verbo querer no futuro do subjuntivo, na 1. ª ou 3.

Porque é por quê ou porquê?

Dicas para o uso dos porquês

Por quê: Escrito separado e com o acento, este “por quê” serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, significando “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Quando o porquê e junto?

Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Quando usar crase em datas?

A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

Quando a crase é opcional?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Como surgiu a palavra atoa?

Significado de Atoa

Atoa vem do verbo atoar. O mesmo que: reboca, puxa.

O que é ser uma pessoa tola?

Tolo é um adjetivo que se refere àquele indivíduo que diz ou faz tolice, ou seja, que pratica asneira, que não tem inteligência ou juízo. O adjetivo “tolo” é usado também para expressar que algo ou alguém não apresenta nexo, que é ridículo, infundado, disparatado, que não tem razão de ser.

Não é atoa que sinônimo?

Não foi à toa que foi a escolhida. Sem um motivo útil: 2 inutilmente, para nada, em vão, desnecessariamente.

Esta Ou está exemplos frases?

ª pessoa do singular do imperativo (está tu). É usado maioritariamente para indicar o presente do indicativo: ele está, ela está, você está.
...
Exemplos com está
  • Você já está pronto?
  • Meu cachorro está com a pata partida.
  • Ligue mais tarde, ela já está no trabalho.

Artigo anterior
Como pintar passo a passo?
Artigo seguinte
Qual é a religião predominante no Oriente Médio?