Como usar corretamente os pronomes Obliquos?

Perguntado por: William Dinis Branco Esteves Soares  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

Pronomes oblíquos átonos
  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Como usar os pronomes oblíquos?

Gramática. Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).

Em que posição estão os pronomes oblíquos?

Os pronomes pessoais oblíquos átonos podem ser posicionados antes, depois e no meio do verbo. O pronome pessoal é do caso reto quando tem função de sujeito na frase.

Como usar o pronome oblíquo lo?

1) -lo, -la, -los, -las

Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los. O dever de casa, Carlos fê-lo com atenção. Buscamo-la logo após à nossa chegada.

Como decorar os pronomes oblíquos?

Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes.
...
Para memorizar os requisitos e elementos constitutivos do Atos Administrativos, basta lembrar da frase COMO FIOFO:
  1. CO – Competência.
  2. MO – Motivo.
  3. FI – Finalidade.
  4. O – Objetivo.
  5. FO – Forma.

Pronomes oblíquos. Aprender português

23 questões relacionadas encontradas

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

O que é um pronome oblíquo?

Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso quando exercem função de complemento da oração, assumindo comumente função de: → objeto direto, Não pare agora...

Quando usar o La lo?

Como você deve imaginar, quando falamos uma sentença em espanhol e o nosso objeto direto é masculino, devemos colocar o“lo” antes do próprio objeto. Já quando se refere a um objeto feminino, o correto é usar o“la”.

Qual é o objetivo do uso do pronome oblíquo lo?

O pronome oblíquo, na frase, exerce a função de complemento verbal. Por isso ele se comporta como um objeto direto ou um objeto indireto do verbo. Eles também têm função de agente da passiva e de adjunto adverbial.

Quais são os pronomes oblíquos exemplos?

* Os pronomes oblíquos “o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas” funcionam somente como objeto direto. Exemplos: Convidei a garota para passear. Convidei-a para passear.

Qual a posição do pronome?

Na colocação pronominal os pronomes oblíquos átonos podem ocupar três posições: antes do verbo, no meio do verbo e depois do verbo. Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo.

O que é posição do pronome átono?

A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo. A colocação pronominal faz referência à posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, se, o(s), a(s), lhe(s), nos, vos.

Em que aparece um pronome oblíquo em posição de ênclise?

Ênclise é quando o Pronome Oblíquo Átono é posicionado depois do Verbo. O uso de Ênclise é recomendado quando o Verbo: 1.

Como utilizar os pronomes?

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:
  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?

a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido.

Como usar os pronomes relativos?

Emprego dos pronomes relativos
  1. Os pronomes relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar. ...
  2. O pronome relativo quem se refere a uma pessoa ou a uma coisa personificada. ...
  3. Quando o relativo quem aparecer sem antecedente claro é classificado como pronome relativo indefinido.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual a função do pronome lá?

Os pronomes oblíquos átonos podem exercer várias funções sintáticas. Objeto direto, objeto indireto e adjunto adnominal são algumas delas. Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração.

Quais os pronomes retos?

Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e ...

Quais são os pronomes oblíquos em inglês?

Pronomes Pessoais Oblíquos (Object Pronouns) – usados como objetos do verbo ou da preposição, são traduzidos da seguinte forma:
  • me = me, mim.
  • you = lhe, o, a, te, ti, a você
  • him = lhe, o, (a) ele.
  • her = lhe, a, (a) ela.
  • it = lhe, o, a.
  • us = nos.
  • you = lhes, (a) vocês.
  • them = lhes, os, as.

O que são pronomes retos e oblíquos?

Os pronomes pessoais podem ser do caso reto (quando funcionam como sujeito do enunciado) ou do caso oblíquo (quando funcionam como complemento do enunciado). Neste último caso, podem ser átonos (não precisando de preposição que os acompanhe) ou tônicos (precisando de preposição que os acompanhe).

O que é um pronome reflexo?

São pronomes pessoais oblíquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da oração. Indicam que o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo.

Em que no qual na qual?

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

O que significa na qual?

Na qual. 1. É um pronome relativo. Parte de um discurso, ou de um poema épico, na qual se apresenta o tema a ser desenvolvido...

Artigo anterior
Como Fazer um adubo natural?
Artigo seguinte
O que é PAC alterado?