Como um rolamento funciona?

Perguntado por: Pedro Amorim de Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)

Os rolamentos reduzem a fricção com bolas de metal ou rolos lisos, e uma superfície metálica interior e exterior lisa, para que as bolas rodem. Essas bolas ou rolos “rolam” a carga, permitindo que o dispositivo gire suavemente.

Como funciona o rolamento do motor?

Os motores costumam ter dois rolamentos. O primeiro fica no interior do cárter. É um rolamento de alta velocidade onde fica a caixa de esfera. O segundo, é menor e fica na saída da cambota, possui uma proteção, podendo ser de metal ou de plástico, protegendo de detritos.

Como entender um rolamento?

O primeiro dígito indica a largura ou altura (dimensões B, T ou H). O segundo dígito identifica o diâmetro (dimensão D). Últimos dois dígitos identificam o código do tamanho do furo do rolamento. Se multiplicado por 5 resulta no diâmetro do furo (d) em mm.

Como cargas são movidas por rolamento?

O rolamento radial, é projetado para suportar cargas que exercem força na direção perpendicular ao eixo (ou, direção de seu raio). Já no rolamento axial, a carga é exercida na mesma direção do eixo. Chamada de carga axial ou carga de impulso.

Como funciona um rolamento de esferas?

Rolamento de Contato Angular

Sua construção é complexa: as esferas são comportadas em um contato angular com os anéis externos. Esse tipo de rolamento suporta tanto cargas radiais como cargas axiais, contudo, sua versão de carreira única tem uma grande capacidade axial quando em movimento unidirecional.

entendendo o rolamento

28 questões relacionadas encontradas

Como funciona o rolamento da roda?

O rolamento é composto por dois anéis, pista, gaiola, retentores e esferas metálicas, blindadas e envoltas em lubrificante. Seu funcionamento ocorre com o atrito dessas esferas com os anéis, onde um anel é fixo e o outro se movimenta.

Onde devo aplicar um rolamento de esferas e rolamentos de cilindros?

Além disso, eles são aplicados em equipamentos e operações onde há a necessidade de altas cargas radiais e alta velocidade de rotação. Portanto, é muito comum aplicar esse tipo de rolamento em motores elétricos e cilindros de laminadores, entre outras máquinas e equipamentos.

Como pode ser às cargas forças que atuam sobre os rolamentos?

Para calcular as cargas dos rolamentos, deve-se determinar as forças que atuam sobre o eixo que é suportado pelos rolamentos. Estas forças incluem o peso morto inerente ao corpo giratório, a carga produzida quando a máquina realiza um trabalho e a carga produzida por ação da força dinâmica de transmissão.

Quais os tipos de esforços que atuam em um rolamento?

Em geral, os rolamentos lidam com dois tipos de esforços: o radial e o axial. No caso do esforço radial, por exemplo, a força que atua sobre o rolamento se estende ou se move de um ponto central para fora. Já o esforço axial é aquele se que estende ou se dissipa por meio de um eixo central.

O que significa os números do rolamento?

O primeiro número, 6, diz respeito ao tipo de rolamento. No exemplo, é um rolamento fixo de uma carreira de esferas. O segundo número, 3, é a série do diâmetro do rolamento. O terceiro e quarto número são referentes ao diâmetro interno do rolamento.

Como são classificados os rolamentos?

Os rolamentos são classificados em dois principais grupos: Rolamentos de esferas e rolamentos de rolos. Os rolamentos de esferas são classificados de acordo com a configuração dos seus anéis: Rígidos de esferas, de contato angular e axiais.

Como saber se o rolamento e de primeira linha?

A seguir, listamos alguns passos simples que podem ajudar você a identificar se um rolamento é original ou falso: * Pesquise sobre o local onde você fará a compra do rolamento. Veja se o estabelecimento é um revendedor autorizado por alguma marca reconhecida. * Não aceite peças recondicionadas ou remanufaturadas.

Como prender um rolamento?

O método de fixação comum para eixos escalonados é usar um assento do rolamento cilíndrico e um ajuste de interferência entre o assento do eixo e o anel interno do rolamento, e uma porca de fixação para prender o rolamento axialmente.

Quais os tipos de rolamentos e quais os cuidados?

Os mais comuns são:
  1. Rolamentos Radiais. Esse modelo caracteriza rolamentos que suportam cargas geralmente perpendiculares em relação ao eixo, podendo ser estas: radiais e axiais (a última em apenas uma direção).
  2. Rolamentos Axiais. ...
  3. Rolamento de Esfera. ...
  4. Rolamento de Rolo.

O que é força radial e axial?

Radial e axial são palavras usadas no contexto da Física. Uma força axial se estende segundo o eixo longitudinal de uma barra, enquanto que a força radial se verifica de um ponto central para fora.

Quais são os principais defeitos em rolamentos e quais os cuidados?

Quais são as principais falhas em rolamentos industriais?
  • Erros na hora da montagem. A montagem dos rolamentos é um trabalho que precisa de dedicação e muita atenção, pois qualquer erro pode afetar no trabalho das peças. ...
  • Lubrificação inadequada. ...
  • Desalinhamentos dos rolamentos. ...
  • Falhas por contaminação das peças.

Quais rolamentos suportam carga Radial?

Rolamentos de agulha combinados
  • A combinação do rolamento de agulha com o de esferas de contato angular suporta altas cargas radiais. ...
  • Rolamento de agulha combinado com axial de esferas é apropriado em aplicações cuja carga radial é moderada e a carga axial é leve e em apenas um sentido.

Qual rolamento suporta mais carga Radial?

Se precisar de um rolamento capaz de suportar uma elevada carga radial, recomendamos-lhe um rolamento de rolos cilíndricos. No entanto, se o rolamento não tiver que suportar cargas muito grandes, poderá ser suficiente um rolamento de esferas, que geralmente não é tão caro.

Onde é usado rolamento axial?

APLICAÇÃO DO ROLAMENTO AXIAL DE ROLOS CILÍNDRICOS. Dentre as principais aplicações do rolamento axial de rolos cilíndricos estão motores de grande e médio porte, geradores, motores de combustão interna, fusos de máquinas operatrizes, motores de tração, ferramentas para transporte de cargas e redutores de velocidade.

Qual é a principal vantagem de um rolamento autocompensador de esferas?

Os rolamentos autocompensadores de esferas geram menos atrito que qualquer outro tipo de rolamento, o que permite que eles trabalhem com uma temperatura mais baixa, mesmo em altas velocidades.

Qual é a função da gaiola ou separador nos rolamentos de rolos e esferas?

5.6 Separadores ou Gaiolas: A função da gaiola no rolamento é manter os corpos rolantes espaçados corretamente e, no caso dos rolos, também guiá-los. As gaiolas são feitas de chapa de latão ou aço e prensadas (Figura 132), ou maciças e usinadas.

Artigo anterior
Quando o Tj-rj entra em recesso?
Artigo seguinte
Como tirar gosto de queimado do Vaper?