Como transportar material biológico?

Perguntado por: Rodrigo Gil Borges de Henriques  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

Conheça 5 boas práticas para o transporte de material biológico
  1. Considere a variação cronobiológica. Algumas amostras podem se tornar inúteis para a análise laboratorial se não forem analisadas em tempo hábil. ...
  2. Faça a identificação. ...
  3. Realize a acreditação laboratorial. ...
  4. Utilize os materiais adequados. ...
  5. Implemente uma soroteca.

Como é feito o transporte de material biológico?

O transporte de amostras de material biológico faz parte da fase pré-analítica. Ou seja, toda a cadeia produtiva do laboratório que se inicia na coleta – onde deve ser retirada quantidade suficiente para análise, acondicionada no recipiente correto e identificada de forma clara – culmina no transporte.

Como deve ser feito o transporte de amostras biológicas?

Frequentemente as amostras biológicas precisam ser transportadas a partir do momento de sua coleta até a análise final. Este processo pode ocorrer dentro de uma única instituição ou entre diferentes instituições na mesma cidade, podendo também ser direcionado para outros estados e países.

Quem pode transportar material biológico?

XV - Remetente: qualquer pessoa jurídica, de natureza pública ou privada, responsável pela preparação e pelo envio do material biológico humano a um destinatário, por meio de um modo de transporte. Também conhecido como expedidor ou embarcador, o remetente é o responsável pelo acondicionamento das amostras clínicas.

Qual a resolução para o transporte de material biológico?

A Resolução RDC Nº 504, de 27 de maio de 2021 dispõe sobre as Boas Práticas para o transporte de material biológico humano.

Armazenamento e transporte de material biológico - RDC 20

45 questões relacionadas encontradas

O que é transporte biológico?

O transporte de materiais biológicos é parte especial da área Logística e está incluso na fase pré-analítica de materiais biológicos e sensíveis. Ele diz respeito a todo o processo e o percurso realizados para levar um material de uma ponta a outra, a fim de que ele chegue devidamente estável ao seu destinatário.

O que muda na RDC 430?

Qualificação térmica nos medicamentos termolábeis

Com a RDC 430, aumenta a segurança medicamentosa do paciente, exigindo que as transportadoras qualifiquem suas rotas termicamente, controlando e monitorando a temperatura – o que não acontecia antes. Isso inclui as empresas terceirizadas de transporte e distribuição.

Como enviar material biológico pelo correio?

Esse material pode ser transportado pelos correios entretanto é necessário seguir a Instrução de Embalagem 650. Contudo, geralmente, essa condução é realizada por transportadoras especializadas por ser considerado mais seguro.

Como transportar amostras de sangue?

Existem duas formas de acondicionar o sangue coletado: em bolsas plásticas com sistema de fechamento estéril ou em tubos de amostra. No caso do sangue coletado em bolsas, o transporte é realizado até o laboratório onde deve ser feito o processamento de hemocomponentes.

Quais as documentações necessária do veículo e condutor ao transportar amostra biológica?

A ANTT regulamenta (e não a Anvisa) que os veículos (carro ou moto ou qualquer outro autorizado pela Contran) que transportam esse material devem portar as simbologias adequadas (placas UN 2814 ou 2900), além da simbologia 6.2 (três meias-luas inversas com a caveirinha), pois o material de fato e sabidamente é ...

Quais são os meios de transporte utilizados para transportar as amostras clínicas ambientais?

Os meios utilizados para que esse transporte ocorra são diversos, como terrestre, aéreo ou fluvial.

Que cuidados devem ser tomados na orientação e realização da coleta de material biológico em geral?

✓ O uso das luvas não substitui o ato de lavar as mãos, que deve ser feito após cada manipulação com as amostras; ✓ Toda amostra deve ser tratada como potencialmente patogênica; ✓ É proibido comer, beber, fumar e aplicar cosméticos nas áreas de trabalho; ✓ Uso de roupas de proteção no interior do laboratório, não sendo ...

Quais os principais fatores que podem influenciar o transporte de amostras biológicas?

Durante o transporte, diversos fatores podem influenciar a qualidade das amostras que chegam ao laboratório como, por exemplo, tempo, temperatura e choques mecânicos (GABRIEL Jr.et al, 2007).

Como enviar material biológico para o exterior?

De acordo com essa lei - que está entre as normas que regem a transferência de material biológico -, há duas modalidades de transporte internacional de amostra do patrimônio genético brasileiro (PGB): o envio e a remessa.

O que é coleta de material biológico?

A coleta de material microbiológico objetiva a identificação de agentes infecciosos e o perfil de sensibilidade a antimicrobianos. A coleta deve ser realizada em um sítio ou local do corpo representativo do processo infeccioso a ser investigado.

O que é um material biológico?

Exposição a material biológico – sangue, fluidos orgânicos potencial- mente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, lí- quido pleural, peritoneal, pericárdico e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.

Como armazenar amostras de sangue?

A amostra pode ficar em temperatura ambiente por 3 horas no máximo. Após este período o sangue pode hemolisar. Como conservar a amostra antes da separação do soro? Após a retração do coágulo, o material pode permanecer em geladeira, de 4° a 8° C, por 12 horas no máximo, a fim de evitar hemólise.

Quanto tempo o sangue pode ficar fora da geladeira?

- Após a coleta o sangue deverá ser mantido à temperatura ambiente (15 a 25°C) por até 48h; - Não refrigerar as amostras.

Pode congelar amostra de sangue?

“Existem protocolos para congelar e descongelar as amostras sanguíneas bem lentamente, de forma a não danificá-las. Mas, por maior que seja o cuidado, a célula é cheia de água e formam-se cristais de gelo dentro dela.

Como enviar produtos líquidos pelo correio?

Embalar o produto com uma quantidade suficiente de material de amortecimento e capaz de absorver todo o líquido em caso de vazamento, como a vermiculita ou outro material similar, e acomodar o produto de maneira que não se desloque dentro da embalagem; Lacrar os volumes com fita adesiva larga e resistente.

O que não se pode enviar pelo correio?

Substância explosiva, radioativa, deteriorável, fétida, nauseante, corrosiva nociva ou facilmente inflamável, cujo transporte constitua perigo ou possa danificar outro objeto. Substâncias que, ao serem manuseadas ou transportadas, constituam perigo ou possam causar danos.

Como enviar coisas frágeis pelo correio?

Como enviar produtos pelos Correios?
  1. Embale o produto.
  2. Coloque uma etiqueta com os dados do destinatário (quem vai receber, seu cliente) e do remetente (suas informações)
  3. Leve o pacote (ou pacotes, caso tenha feito mais vendas) até a agência dos Correios de sua preferência.

O que diz a RDC 430 2020 sobre o monitoramento e contole de temperatura dos medicamentos na etapas de armazenamento distribuição e transporte?

O transporte de medicamentos termolábeis deve ser feito em meio qualificável do ponto de vista térmico. Art. 84. O monitoramento e o controle da temperatura durante a armazenagem e o transporte devem ser realizados.

O que são medicamentos termolábeis?

São chamados termolábeis os medicamentos particularmente sensíveis à ação da temperatura e que por isso geralmente requerem armazenamento sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC).

O que a RDC 304 2019 orienta sobre o armazenamento de medicamentos termolábeis?

Deve-se minimizar a exposição à temperatura ambiente durante o recebimento e a expedição de medicamentos termolábeis, incluindo, se necessário, a adoção de áreas refrigeradas junto aos espaços de recebimento e expedição.

Artigo anterior
O que precisa pagar para licenciamento anual 2022 RJ?
Artigo seguinte
Qual é o sentido da existência do ser humano?